quinta-feira, 18 de outubro de 2012

DELTA LUMINOSO – O OLHO QUE TUDO VÊ!

(...) O Delta Luminoso é a imagem de Deus. O Delta Luminoso, Olho que tudo vê, é o olho Luminoso, é o Olho da Consciência é o símbolo do sol. É o Olho da Divindade, à qual nada permanece oculto. É o Olho Onividente. Figura também o princípio Divino, o Poder do Criador. Onipotente, animador de todas as coisas.

Sendo o sol, fonte inesgotável de luz e energia, e que o olho humano vê o sol que ilumina todo o céu, eles são, por analogia, idênticos, onde o sol ilumina e o olho reflete os raios que recebe, nesta simbiose metafórica de o olho tornar-se, também, um sol.

Na ordem milenar da maçonaria, representa o sol como o olho direito que tudo vê. No culto de Mitra, o olho direito era o símbolo do sol.

Quando na iniciação o neófito chega ao fim das provas para ingresso na ordem, dá-se a luz! Neste momento, ele está frente a frente com Deus, GADU, e assim pode identificar-se com Ele.

Nas antigas iniciações, sendo o sol comparado ao olho, o próprio Rei também o era. 

Do ponto de vista iniciático, o Sol é o símbolo do intelecto que concede o pensamento. E de fato, é pelo pensamento que se chega à luz do conhecimento. 

O Delta Luminoso, também chamado de Triângulo Fulgurante, representa a presença de Deus, demonstrando a sua onisciência, suprema realidade em seus três lados. Constitui-se como um triângulo com a representação de um olho (direito) ao centro. Localiza-se no Oriente, em cima do trono do Ven. Mestre. É o símbolo do Poder Supremo. 

Segundo José Castellani, “o delta luminoso é um triângulo isósceles - ângulo de 108º no vértice e dois de 36º na base - tendo, em seu centro, o Olho Divino (o Sol, distribuidor da Luz e da Vida, o Logos, o Principio Criador), ou o tetragrama sagrado hebraico (iud, he, vav, he), nome inefável de Deus, só pronunciado pelo Sumo Sacerdote (Cohen Gadol), uma vez por ano, no Iom Kipur (Dia do Perdão). Seus três lados se traduzem pela fórmula pensar bem, dizer bem, fazer bem, ou Liberdade, Igualdade, Fraternidade. As três pontas significam passado, presente, futuro; e o triângulo inteiro significa eternidade. Os três ângulos, sabedoria, força, beleza, são atributos divinos e representantes dos três reinos da natureza, ou das três fases da vida humana: nascimento, vida e morte.” (...)



(desconheço o autor)


Sugestão bibliográfica para aprofundamento:
- "O Delta Luminoso", de Rizzardo Da Camino



Fonte: Loja Thomas Kemphis, Nº 2193
Boletim 121 - Ano X - Setembro-2003

Fonte das Gravuras: 
http://i.olhares.com/data/big/213/2138141.jpg
http://2.bp.blogspot.com/-i3kA_WDjVMQ/US1Z-ku313I/AAAAAAAABV4/DOVKeH6cReA/s1600/12altarec.jpg
https://www.google.com.br/search?q=delta+luminoso

2 comentários: