segunda-feira, 12 de novembro de 2012

DEUS GEOMETRIZA

Em culturas antigas, a ciência da geometria era considerada tão importante dentro da filosofia espiritual que foi considerada a mais próxima da Mente Divina. Portanto, não é em vão que na parte superior do pórtico da Academia de Platão, em Atenas, havia uma inscrição que dizia: “Não é permitido que entre alguém que não seja um Geômetra”. Estas convicções foram ensinadas a partir da crença que Deus criou o universo de acordo com um plano geométrico; que seu estudo e entendimento levaria a uma consciência mais profunda do Divino; e, que as representações terrenas de medidas e proporções em arquitetura eram consideradas estar em sintonia com a harmonia dos céus. O aforismo Hermético “como é em cima é em baixo” é fundamental para o entendimento e apreciação da geometria sagrada. O conceito de geometria sagrada está entrelaçada em muitas das tradições espirituais do mundo. A fusão das culturas hebraica e grega durante o início do cristianismo levou à filosofia do Platonismo Cristão. Quatro temas, relacionados aos números, formaram uma parte significativa desta nova ala de pensamento: aritmética como número puro, música, ou harmonia, como número no tempo; geometria como número no espaço; e astronomia-astrologia como número no espaço-tempo. No Islam, e em particular durante o período dourado da vida islâmica na Espanha Moura, a ciência da geometria sagrada e, de passagem, as ciências da filosofia, arquitetura, astronomia e astrologia foram estudadas diligentemente.

Não obstante, o conceito de Deus como Geômetra precede às culturas gregas, judaico-cristã e islâmicas, e nos leva a um período distante da história humana que não está documentada, exceto, única e possivelmente, pelo ensinamento da Sabedoria Eterna. Nas tradições Maçônicas, por exemplo, Deus como uma Trindade é conhecida como o “Superior”, o “Grande Geômetra” e o “Grande Arquiteto do Universo”. A maçonaria sugere ainda que o “Templo nos Céus”, feito sob a Majestade de Deus Trino, proporciona o arquetípico desenho para aquele que eventualmente existirá na Terra.

Ainda que não nos demos conta, a sagrada geometria está intrinsecamente relacionada com “Triângulos”. Através do “Trabalho de Triângulos” (*) está sendo modificado o desenho geométrico do veículo etérico planetário de “quadrados” para “triângulos”. Os quadrados representam o quaternário, o ser inferior ou personalidade. Muitos milênios se passaram onde o desenho do planeta etérico quadrado atraiu, absorveu e distribuiu energias específicas que ajudaram a dar forma à personalidade humana e a desenvolver a mente inferior. Agora estamos nos movendo rumo a uma era onde a cultura da alma deve ser nutrida na vida da humanidade e, consequentemente, o desenho etérico está mudando lentamente para o desenho de triângulos inter conectados. O símbolo do triângulo é usado há tempo para representar a natureza da Divindade. Chegar a ser o centro da Consciência Divina sobre o planeta é o destino nobre e profundo da humanidade.


(*) "Trabalho de Triângulos" é uma atividade de serviço mundial onde as pessoas se unem, mediante o pensamento, em grupos de três pessoas, para criar uma rede planetária de triângulos de luz e boa vontade.


Fonte do texto e da gravura: Boletim Triângulos, nº 181, setembro de 2012
Escola Arcana, Boa Vontade Mundial e Triângulos
http://www.lucistrust.org/es

Nenhum comentário:

Postar um comentário