quinta-feira, 8 de novembro de 2012

OS DOZE PONTOS ORIGINAIS DA MAÇONARIA (as 12 Tribos de Israel)



Existem na Franco-maçonaria doze pontos originais, os quais formam a base do sistema, e que fazem parte do ritual de iniciação. Sem a existência desses pontos, nenhum homem poderia ter sido legalmente aceito na Ordem. Toda pessoa que se tornou um maçom deve estudar estas doze formas da cerimônia, não somente no primeiro grau, mas em cada um dos posteriores.
 
Portanto, podemos observar que nossos antigos Irmãos os consideravam de suma importância nas cerimônias de iniciação e, consequentemente, deve lhes ter dado muito trabalho conseguir uma explicação simbólica para eles. Embora eles não façam mais parte dos Sermões da Grande Loja Unida da Inglaterra, é de valor dar uma pequena explicação do que eles representam.

A cerimônia de Iniciação, já que esses pontos constituíam parte importante do ritual, foi dividida em doze partes, em alusão às 12 tribos de Israel, e cada uma das quais se referia a um ponto, da seguinte forma:

1ª parte: A abertura da Loja, era simbolizada pela tribo de Rubem, o primogênito de Jacob, que o chamava "o princípio de sua energia." Por conseguinte, era devidamente apropriada e adaptada como emblema dessa cerimônia, que é essencialmente o começo de toda iniciação.

2ª parte: A preparação do candidato era simbolizada pela tribo de Simeão, porque ele preparou os instrumentos de guerra para a luta contra os Shequemitas; essa parte da cerimônia em que se descreve essas armas ofensivas, era praticada como sinal de repulsa pela crueldade implacável que resultou desse incidente.

3ª parte: A informação dada pelo C. I. refere-se à tribo de Levi, porque na guerra contra os Shequemitas, supõe-se que foi ele que deu o sinal de aviso a Simeão seu irmão, com quem havia combinado a lutar contra esse povo.

4ª parte: A entrada do candidato na Loja simbolizava a tribo de Judah, porque foi a primeira a cruzar o rio Jordão e penetrar na terra prometida, eles que vinham de um lugar de servidão e ignorância, assim como da solidão do deserto por onde passaram, agora para eles Canaan lhes significava a terra da luz e da liberdade.

5ª parte: A invocação era simbolizada pela tribo de Zebulão, porque a oração e bênção que Jacob proporcionou a ele, e não a seu irmão Issachar.

6ª parte: As viagens referem-se à tribo de Issachar, que considerada como indolente e inútil, necessitava como diretor supremo um guia que a elevasse à mesma altura das outras tribos.

7ª parte: O avanço até o altar era simbolizado pela tribo de Daniel, para nos demonstrar, por oposição, que devemos avançar até a verdade e santidade tão rapidamente, e não fazer como essa tribo que se lançou à idolatria, e cujo objeto de veneração era a serpente de cobre.

8ª parte: A obrigação se refere a tribo de Gad, e se refere ao juramento solene feito por Jephtah, Juiz de Israel, que pertencia a essa tribo.

9ª parte: A confidência feita ao candidato, dos mistérios, era simbolizada pela tribo de Asher, porque era então que ele recebia os ricos frutos do conhecimento maçônico, assim como Asher se dizia ser o herdeiro da fartura e dos esplendores reais.

10ª parte: A investidura com a pele de cordeiro, o avental, pelo qual se declarava o candidato livre, se refere à tribo de Neftali, a qual foi investida por Moisés com uma liberdade singular quando disse: "Oh! Neftali, recebei os benefícios, pois o Senhor os tem coberto com seus favores, e possuis portanto o Ocidente e o Sul."

11ª parte: A cerimônia do ângulo Nordeste da Loja se refere à tribo de José, porque esta cerimônia nos recorda a parte mais rudimentar da Maçonaria pelo motivo de que as duas metades das tribos de Efraim e de Manasseh, das quais foi formada a tribo de José, eram consideradas mais rudimentares que as demais, por descender dos netos de Jacob.

12ª parte: O encerramento da Loja era simbolizado pela tribo de Benjamim, que foi o filho caçula de Jacob, e com ele termina a energia transmitida por ele.

Estes eram os doze pontos importantes da Franco-maçonaria, que constavam dos sermões e leituras antigas. Embora atualmente não sejam conhecidos, não se pode negar que eles contribuíram em algo ao simbolismo e a informação religiosa da Franco-maçonaria.

De qualquer maneira, são ensinamentos da antiguidade Maçônica, e como tais merecem nossa atenção.

. . .

Em outra versão:

Os Doze Pontos da Maçonaria (por Anibal Santos .'.)

Os doze pontos originais foram baseados nos 12 filhos de Jacob, e simbolizam o caminho do candidato através de seu primeiro grau. São eles:

1. Abertura da loja: Refere-se à tribo de Rubens, o primeiro nascido de Jacob – o início de sua força. Sem a abertura não poderia haver loja.

2. Preparação do Candidato: Simboliza a tribo de Simeão, porque Simeão preparou os instrumentos para a matança do Semitas. Em parte, isto simboliza a repugnância maçônica à crueldade, manifestada neste evento. (ser destituído de todos os objetos metálicos).

3. As Informações do 2° Diác.: Refere-se à tribo de Levi. A lenda diz que Levi preveniu seu irmão Simeon da execução da matança do semitas. A Franco-maçonaria denuncia a crueldade com pessoas desamparados.

4. Entrada do Candidato na Loja: Simboliza a tribo de Judá; eles foram os primeiros a cruzarem o Rio Jordão, e alude ao transcurso do candidato do deserto da escuridão para a terra da luz e liberdade.

5. A Prece: Simboliza a tribo de Zebulão, porque as orações e bênçãos que Jacob recebia eram em deferência à seu irmão Issachar.

6. A Perambulação: Se refere à tribo de Issachar. Sendo pouco desajeitada em caráter, esta tribo precisou de um líder especial para que avançasse a um grau evolutivo igual às outras tribos.

7. Avançando para o Altar da Franco-maçonaria: Simboliza a tribo de Dan. Mostra-nos que deveríamos avançar em direção à verdade e santidade com velocidade, contrastando com o rápido declínio de Dan na idolatria.

8. O Juramento: Refere-se à tribo de Gad, e alude para o voto solene feito por Jefté, juiz de Israel, e membro desta tribo.

9. Confiando os Mistérios da Ordem: Foi simbolizado pela tribo de Asher. Esta tribo foi presenteada com os frutos repletos de conhecimentos maçônicos.

10. A Investidura do Avental: Refere-se à tribo de Naphtali. Esta tribo foi investida com uma liberdade peculiar por Moisés na profecia, “oh Naphtali, satisfeito com o favor e cheio com as bênçãos do Senhor, possua tu o oeste e sul.”

11. Cerimônia no Canto Nordeste: Refere-se à tribo de José, e seus dois filhos Ephraim e Manasseh, cabeças de duas meias-tribos.

12. Fechamento da Loja: Refere-se à tribo de Benjamim, o filho mais jovem de Jacob, deste modo concluindo sua força.



(Autor e fonte desconhecidos)



Postado por Diego Acioly .'.

Fonte: http://lojaganganellidorio.com.br/blog/?p=179
Fonte da Gravura: voxcalantisindeserto.blogspot.it

Nenhum comentário:

Postar um comentário