sábado, 29 de setembro de 2012

CUME

Os discípulos de um Mestre espiritual assemelham-se muitas vezes àquelas pessoas que andam a passear e, quando se encontram no sopé de uma montanha, abstêm-se de a subir. A montanha está ali, elas sentem-se muito contentes, admiram-na, mas a montanha é o que é e elas continuam a ser o que são, permanecem em baixo. De vez em quando, lançam um olhar para o cume desejando que ele se baixe um pouco até elas, mas o cume continua a lançar-se para o céu. Nesta imagem do cume, podemos ver não só um Mestre espiritual, mas também todos os seres que, no seu domínio, alcançaram uma visão superior das coisas. Eles nunca devem descer das alturas que alcançaram, mas sim procurar atrair os humanos até eles. E se estes não quiserem subir, tanto pior, há que deixá-los! Vós direis que é cruel. Não, pois, mesmo sem descerem, esses grandes seres continuam a projetar para os seus irmãos humanos algo do seu pensamento, do seu amor.




Omraam Mikhaël Aïvanhov




Fonte: www.prosveta.com
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

SEM APEGO


Realize o compartilhar que fará com que as outras pessoas se sintam bem, sem se apegar aos resultados. Isso significa não ter absolutamente nenhuma expectativa. 


Você não fará isso para comprovar a validade de sua ação ou porque precisa ter uma boa imagem. 



Você não vai mudar a vida de ninguém com esse tipo de ação. Esqueça-se de tudo isso. É o ego.



Faça-o porque precisa sair de si mesmo e abrir espaço para que a Luz entre.





Rav Yehuda Berg





Fonte: Centro de Cabala
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

EU SOU A CARIDADE EM TI

EU SOU O QUE O CRIADOR É. LOGO: EU SOU A CARIDADE EM TI.



A caridade e o amor estão no coração. Quando o estudante se esquece de si mesmo, obterá uma abundância permanente de benefícios para o progresso do mundo e de seu mundo. Todo esforço em nome do — EU SOU — levará sempre adiante até que se chegue à realização do domínio completo.


Dr. Jorge Adoum .'.
Fraternitas Rosicruciana Antiqua





Fonte: http://br.groups.yahoo.com/group/magojefa
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

CRIE UM MUNDO SÓ PARA VOCÊ


Esse método tem três etapas e deve ser repetido a cada noite.



Durante os primeiros sete dias, cumpra a primeira etapa: deite ou sente na cama, apague a luz e fique no escuro. Recorde-se de um momento bonito. Pode ser algo simples, já que muitas vezes as coisas comuns são também as mais extraordinárias.




Você está sentado no campo, ouvindo a chuva cair sobre o telhado. Há o cheiro da terra molhada, o som... você está imerso nisso tudo quando, de repente, se vê em um momento sagrado. Ou então está andando em uma rua quando a luz do sol o envolve e — clique! — alguma coisa se abre e, por um instante, você é transportado para um outro mundo.




Mantenha a recordação escolhida durante sete dias. Feche os olhos e reviva os detalhes em profundidade. A chuva caindo no telhado, o som.., o cheiro de mato.., um pássaro que canta, um cachorro ao longe.., algo que caiu na cozinha, vale tudo. Observe a cena de todos os ângulos e dimensões, usando todos os sentidos.




A cada noite você se lembrará de detalhes cada vez mais profundos, coisas que talvez nem tenha percebido no momento em que aconteceram, mas que sua mente registrou de alguma forma. Sua mente sempre registra tudo. É um dispositivo muito confiável, tremendamente capaz.




Em torno do sétimo dia você verá as coisas de forma clara. A sensação é de que você nunca viu nenhum outro momento com tamanha clareza.




A segunda etapa prevê repetir a rotina do exercício por mais sete dias, mas acrescentando urna coisa: a criação de uma aura de cerca de um metro ao seu redor. Sinta o espaço em torno de você e como o clima o envolve por todos os lados. Sinta a aura cercando você.




No décimo quarto dia você se sentirá em um mundo totalmente diferente, embora consciente de que, além da aura, estão presentes um tempo e uma dimensão totalmente diferentes.




Para a terceira etapa, algo mais deve ser acrescentado. Crie um antiespaço imaginário e sinta-se cercado por ele. Imagine que você está cercado por um metro de bondade, de divindade.




Agora pense na seguinte situação: alguém o insulta, mas o insulto esbarra nessa cerca que existe a seu redor e não pode atingi-lo. Se tudo tiver corrido bem nas primeiras duas semanas, na terceira você verá que tudo chega até o limite de um metro e não passa daí.




Completadas as três etapas, continue a manter a aura em sua mente. Na rua, no trabalho, no mercado ou conversando com as pessoas, mantenha sua aura protetora em atividade. Você se sentirá entusiasmado e andará pelo mundo dentro de seu próprio mundo.




É a única forma de viver o presente, porque de fato você é bombardeado continuamente por milhares de coisas. Sem a aura protetora ao seu redor, você fica vulnerável. Basta um cão latir e sua mente é puxada naquela direção. Surgem muitos outros cães em sua memória, vindos de histórias passadas. Corno seu amigo tinha um cão, você passa à lembrança de seu amigo, depois à irmã desse amigo, por quem você tinha se apaixonado, e aí começa uma cadeia de absurdos.




O mero latido de um cão o conduz a algum lugar no passado, ou para o futuro, não há como saber. Uma coisa leva a outra, por isso é preciso instalar essa cerca, essa aura protetora. O cão continuará latindo, mas você permanecerá dentro de si mesmo, calmo, silencioso e centrado. 




Carregue essa aura com você durante dias ou meses. Quando perceber que ela já não é mais necessária, abandone-a. A partir do momento em que você sabe como estar no aqui e agora, e que tenha apreciado a beleza e a alegria disso, pode deixar de lado sua aura de proteção. Você não precisa mais dela. 




Osho, em "Uma Farmácia Para a Alma"





Fonte: www.palavrasdeosho.com
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

FÉ INOPERANTE


"Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma." (Tiago,2:17)


A fé inoperante é problema credor da melhor atenção, em todos os tempos, a fim de que os discípulos do Evangelho compreendam, com clareza, que o ideal mais nobre, sem trabalho que o materialize, a benefício de todos, será sempre uma soberba paisagem improdutiva.

Que diremos de um motor precioso do qual ninguém se utiliza? De uma fonte que não se movimente para fertilizar o campo? De uma luz que não se irradie?

Confiaremos com segurança em determinada semente, todavia, se não a plantamos, em que redundará nossa expectativa, senão em simples inutilidade? Sustentaremos absoluta esperança nas obras que a tora de madeira nos fornecerá, mas se não nos dispomos a usar o serrote e a plaina, certo a matéria-prima repousará, indefinidamente, a caminho da desintegração.

A crença religiosa é o meio.

O apostolado é o fim.

A celeste confiança ilumina a inteligência para que a ação benéfica se estenda, improvisando, por toda parte, bênçãos de paz e alegria, engrandecimento e sublimação.

Quem puder receber uma gota de revelação espiritual, no imo do ser, demonstrando o amadurecimento preciso para a vida superior, procure, de imediato, o posto de serviço que lhe compete, em favor do progresso comum.

A fé, na essência, é aquele embrião de mostarda do ensinamento de Jesus que, em pleno crescimento, através da elevação pelo trabalho incessante, se converte no Reino Divino, onde a alma do crente passa a viver.

Guardar, pois, o êxtase religioso no coração! Sem qualquer atividade nas obras de desenvolvimento da sabedoria e do amor, consubstanciados no serviço da caridade e da educação, será conservar na terra viva do sentimento um ídolo morto, sepultado entre as flores inúteis das promessas brilhantes.





Francisco Cândido Xavier / Emmanuel




Fonte: do livro "Fonte Viva", Cap. 39, FEB
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal