domingo, 30 de setembro de 2012

MUDAR A PERSPECTIVA

O paraíso é aqui; você somente tem que saber como vivê-lo.


E o inferno também é aqui e você sabe perfeitamente bem como vivê-lo.

É apenas uma questão de mudar sua perspectiva, sua abordagem da vida.





Osho, em "The Book of Wisdom"





Fonte: www.palavrasdeosho.com
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

ADVERSIDADE


Indagar quanto ao porquê das dificuldades que a vida oferece ao homem será o mesmo que perguntar relativamente aos motivos pelos quais o homem corta a pedra para que a pedra venha a servir.
 


Abandone-se a enxada ao repouso permanente e, a breve espaço, se fará imprestável.
 

Negue-se a fonte a transitar sobre os percalços do solo e, a tempo curto, se transformará em tristeza do charco.


A rigor, a adversidade não existiria no mundo se considerássemos as tarefas da existência física por lições.



Fizéssemos isso e todas as provas assumiriam as dimensões que lhes são características, passando à função de testes indispensáveis ao exame dos valores que adquirimos.


Antes de nossa própria reencarnação, muito frequentemente, sabemos que se tornará novo berço para a recapitulação de experiências em que não fomos felizes, seja para ressarcir débitos que largamos à retaguarda, com o objetivo de extinguir enganos perpetrados por nós mesmos, a fim de nos entregarmos à execução de compromissos alusivos ao burilamento íntimo ou no sentido de reencontrar antigos desafetos para transfigurá-los em laços de amor.


Reestruturadas, porém, as possibilidades de ação e renovação a nosso benefício, habitualmente, vestimos em pessimismo as melhores oportunidades de melhoria e de progresso, sem extrair delas o proveito preciso.



Reflitamos em semelhante realidade para facearmos as lutas do caminho sem ilusões.



Aceitemos construtivamente os desafios e problemas que a vida nos proponha, empenhando-nos a solucioná-los com segurança, sem a volúpia de retê-los indefinidamente no coração.



Certifiquemo-nos, sobretudo, de que ninguém evolui sem mudanças e de que não existem mudanças sem atritos ou deslocamentos, conflitos ou desajuste.



À vista disto, reconheçamos que as crises da vida aparecem na estrada de todos em auxílio de todos. E de toda grande dificuldade, cada criatura, conforme as reações que demonstre, se retirará maior para receber encargos sempre maiores ou novamente ajustada às dimensões de espírito em que ainda se encontra, a fim de entrar outra vez, em ocasião oportuna, no clima da adversidade educativa, para realizar renovados tentames de elevação própria, em cujo trabalho se obriga a revisar-se e recomeçar.




Francisco Cândido Xavier / Emmanuel







Fonte: do Livro "Abençoa Sempre"
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal