sexta-feira, 5 de outubro de 2012

O INDIVÍDUO E A LEI DE CONSEQUÊNCIA


Durante a vida terrestre o ser humano estabelece relações com numerosas pessoas - relações essas, que podem ser harmoniosas ou desarmoniosas. Como a morte não liquida os erros, do mesmo modo que um homem individado não se liberta de suas dívidas pelo fato de mudar-se para outra cidade, a Harmonia Universal exige um ajuste de contas. No caso de dois inimigos, renascerão juntos, talvez na mesma família, como pai, filho ou irmão, para, na convivência e nos laços de sangue chegarem a converter o antigo ódio em amor, conforme o propósito de Deus.

O destino gerado pela Lei de Consequência é complexo, porque o destino de uma pessoa se associa ao de outras pessoas que muitas vezes não podem renascer na mesma época ou o fazem em lugares distantes, tornando impossível o cumprimento do ajuste numa só vida. Doutro lado, pode suceder que seja tanto o destino gerado, que não tenhamos forças para remi-lo numa só vida. Em tal caso, dando Deus o fardo conforme as forças, temos de resgatar as dívidas, por assim dizer, "a prestação". 


Como é óbvio, o bem se inclui também na Lei de Consequência. 

Assim, nossa vida atual é, em parte, resultado das anteriores, ficando uma margem variável, ao livre arbítrio. Quanto mais comprometidos estamos com o passado, tanto menos livre arbítrio, e vice-versa. Nossa vida é como um quadro de luz e sombras, uma mescla de tristezas e alegrias, uma sinfonia ainda cheia de dissonâncias. Se queremos alcançar a felicidade futura, é importante não assumirmos novos e pesados encargos e ao mesmo tempo nos aplicarmos diligentemente a um bem orientado esforço da regeneração. 

Este último ponto é particularmente endereçado às enfermidades de todo gênero. Os Rosacruzes consideram a saúde sob um ângulo muito vasto, mental, emocional e fisicamente, posto que o homem é um ser complexo e deve ser encarado nos diversos aspectos. Há uma mútua influência de um corpo sobre o outro. Deste modo, pela reforma global e harmoniosa dos hábitos, exposta na Filosofia Rosacruz, o indivíduo se torna um auto curador e se habilita a orientar os demais na eliminação das causas de seus sofrimentos.

Todos sabemos disto: os que não estão internamente preparados para enfrentar a vida moderna abreviam suas existências e sofrem os efeitos de seu nervosismo, angústias, preocupações e insatisfações, com as úlceras gástricas, diabete, esclerose, enfartes e outros males comuns de nossos dias.



Fonte: Revista "Rosacruz", Fraternidade Rosacruz de Portugal
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

O ENSINAMENTO INICIÁTICO DA MAÇONARIA (simbologia esotérica)

Como sociedade iniciática, a Maçonaria adota, para o ensino de suas doutrinas, um método diferente daquele geralmente usado pelos demais agrupamentos espiritualistas, assim como pela ciência clássica. Este método consiste na interpretação intuitiva dos símbolos oferecidos ao estudo de seus adeptos. É o denominado método iniciático, sistema tradicional, que se tornou o sistema maçônico, que dispensa magistérios, sendo eminentemente autodidático.

Corneloup, ao tratar dos símbolos e de sua interpretação escreveu que “o propósito de um símbolo é o de poder ser entendido de maneiras diferentes, de modo que um símbolo que só admitisse uma única interpretação não seria um verdadeiro símbolo”.

Tal é a opinião geral dos simbolistas. Além da interpretação pessoal que podemos dar a cada símbolo, este pode ter outras interpretações; sendo chamadas chaves, variam de acordo com as organizações que as utilizam.

Mas na verdade tudo é símbolo.

Descobri-los é tornar-se livre, e no entender de Nicola Aslan, é este o Segredo do Maçom, o Segredo Inefável.

Fundado no simbolismo, o ensino maçônico só pode ser autodidático e pessoal para cada Maçom. Será exclusivamente o fruto dos seus estudos e de suas próprias interpretações. As instruções e os conhecimentos adquiridos pela leitura hão de facilitar apenas as interpretações, enriquecendo a mente do estudante e aprimorando o seu intelecto e a sua personalidade.

Desta forma a instrução de um Maçom só pode depender dos elementos que busca e retira de toda a parte, podendo, por isso, ser considerado um eclético por excelência.

Com semelhante sistema de instrução, o Maçom distingue-se dos demais. Pesquisador solitário, não conhece nem lhe é permitido ser como um crente conformado; sabe que a Verdade em que se crê hoje, pode não ser a Verdade de amanhã.

Através da iniciação simbólica, simples imagem e encenação da Iniciação Real, a maçonaria facilita ao Iniciado os meios indispensáveis para fazê-lo entrar na posse de todas as suas faculdades, objetivando a iluminação interior, através da qual poderá alcançar a verdade divina, a Verdade de Deus e da Alma e possivelmente a natureza e a essência tanto de uma como da outra. E é isto que constitui a meta principal do ensinamento maçônico.

O método iniciático consiste, pois, em criar nos discípulos uma iluminação intelectual, essencialmente intuitiva, provocada pelos símbolos, cuja ação polarizadora permite estabelecer, paulatinamente, uma relação adequada entre a figura e a ideia, e também apreender os vários pontos de vista, unificando-os, descobrindo a unidade que os transcende, fazendo-os passar do conhecido ao desconhecido, do visível ao invisível, do finito ao infinito.

Os graus maçônicos são simplesmente os degraus do conhecimento a ser alcançado pelo Iniciado. A razão de ser destes graus é, pois, não somente um ajudar a descobrir a iluminação interior, mas ainda, como consequência natural, em transformar o Maçom em cidadão consciente, disciplinado e cumpridor de seus deveres, pedra polida para ser utilizada na construção do Templo ideal da Humanidade.





Ricardo Brandão Boratto .'. 
Membro do quadro da Loja Thomas Kemphis, Or.'. de Brasília, DF.





Desconheço a fonte do texto.
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

PROPRIEDADES E PESSOAS

A vida sobre a Terra nos dá a impressão de que somos donos das coisas e que de fato elas nos pertencem. Essa mesma impressão também se estende às pessoas que fazem parte de nossas existências.


Por hábito costumamos pensar que certas pessoas são nossa propriedade. 

É comum pais pensar isso em relação aos filhos, maridos em relação às suas companheiras, esposas em relação a seus esposos, namorados em relação às namoradas e patrões em relação a seus empregados. 

Mas se lançarmos um olhar bem profundo sobre nós mesmos, abstraindo tudo o que está ao nosso redor, seja lá o que for, vamos perceber que somente sobra o nosso Eu mais profundo e que todo o remanescente não faz parte da nossa essência. Vamos concluir então que nada é da gente mesmo, que ninguém é de ninguém, e nem mandamos no nosso corpo, que de uma hora para outra poderá parar de funcionar. 

Quando descobrirmos essa verdade vamos parar de perder tempo com as coisas e com os outros e vamos começar a buscar aquilo que realmente somos. Vamos buscar o autoconhecimento sabendo que nisso está o princípio da sabedoria. 

Vamos parar de ser tão ansiosos e parar de cobrar dos outros aquilo que sequer possuímos. Vamos parar de interferir na vida das pessoas e deixar de ser tão sequiosos de acumular bens como se a matéria fosse a principal coisa sobre a face do nosso planeta. Vamos desatar as coleiras, as correntes e cortar o cordão umbilical. Podemos e devemos ajudar os nossos semelhantes, mas aprisioná-los ou pensar que o mundo gire ao nosso redor, não. 

Vamos aceitar as pessoas conforme elas são e dar a liberdade que elas merecem, sabendo que quando ajudo o outro a ser ele mesmo, dando-lhe espaço eu contribuo para que ele melhore, pois é capaz de desabrochar para si mesmo e para o Universo, fazendo que no fim das contas eu seja beneficiado. 

Ou ainda pensamos que ao deixarmos o corpo físico pela morte vamos levar tudo e todos conosco? Não, vamos levar apenas nós mesmos, o que somos e não o que pensamos ter. Vamos levar o SER e não o ter.




Joaquim Ladislau Pires Junior




Desconheço a fonte.
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

CONTINUIDADE E PERSEVERANÇA


A condição para o verdadeiro sucesso não está no esforço violento e espetacular de um instante, mas na repetição quotidiana de pequenos esforços. A água que cai gota a gota sobre a pedra acaba por fazer nela um buraco, apesar de a gota de água ser tão mole e a pedra tão dura!
 

Não deixeis passar um só dia sem fazer esforços, pois o segredo do sucesso está na continuidade, na perseverança. Se parais, correis o risco de perder tudo o que adquiristes, pois a matéria tem um grande poder de resistência e tem sempre tendência para voltar à sua inércia primitiva. Deveis trabalhar incessantemente para a elevar, para a reter no nível a que vós mesmos desejais elevar-vos para nele fazerdes a vossa morada.


Omraam Mikhaël Aïvanhov 




Fonte: www.prosveta.com
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

O QUÊ? EU? PREOCUPADO?


Pesquisas mostram que 78% da população passa até oito horas por dia lidando com medos e preocupações!

Elas também apontam que 40% das coisas com que nos preocupamos nunca acontecerão; 30% são pensamentos e distorções de situações que já aconteceram e que não podemos mudar; 12% se tratam de assuntos que não são de nossa conta, ou seja, dos outros; e 10% do que considera-se como doenças imaginárias. 

Faça as contas: 92% de nossas preocupações são completamente reativas! Isso deixa uma porcentagem de 8% para medos e preocupações que são realmente justificáveis. 

Lembre-se dessas informações quando perceber que sua pressão está subindo, quando o medo e a ansiedade começarem a te invadir ou quando se pegar preocupado. 

A probabilidade é de que você esteja se estressando com uma situação que nunca vai acontecer, que se origina do seu passado, que é completamente imaginária ou que você simplesmente não tem controle.

Se aquilo com o que se preocupar não for relevante daqui cinco anos, é provável que também não seja agora.




Rav Yehuda Berg





Fonte: Centro de Cabala
www.kabbalah.com
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

NOS MOMENTOS GRAVES


Use calma. A vida pode ser um bom estado de luta, mas o estado de guerra nunca será uma vida boa.

Não delibere apressadamente. As circunstâncias, filhas dos Desígnios Superiores, modificam-nos a experiência, de minuto a minuto.

Evite lágrimas inoportunas. O pranto pode complicar os enigmas ao invés de resolvê-los.

Se você errou desastradamente, não se precipite no desespero. O reerguimento é a melhor medida para aquele que cai.

Tenha paciência. Se você não chega a dominar-se, debalde buscará o entendimento de quem não o compreende ainda.

Se a questão é excessivamente complexa, espere mais um dia ou mais uma semana, a fim de solucioná-la. O tempo não passa em vão.

A pretexto de defender alguém, não penetre o círculo barulhento. Há pessoas que fazem muito ruído por simples questão de gosto.

Seja comedido nas resoluções e atitudes. Nos instantes graves, nossa realidade espiritual é mais visível.

Em qualquer apreciação, alusiva a segundas e terceiras pessoas, tenha cuidado. Em outras ocasiões, outras pessoas serão chamadas a fim de se referirem a você.

Em hora alguma proclame seus méritos individuais, porque qualquer qualidade excelente é muito problemática no quadro de nossas aquisições. Lembre-se de que a virtude não é uma voz que fala, e, sim, um poder que irradia.



Francisco Cândido Xavier / André Luiz






Fonte: do livro "Agenda Cristã"
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal