segunda-feira, 8 de outubro de 2012

SERÁ QUE NOSSAS VIDAS ESTÃO ILUMINANDO O MUNDO ?



O propósito do nosso trabalho espiritual é nada menos do que iluminar o mundo inteiro com a Luz do Criador. Que missão ampla e poderosa - e nossos sábios nos brindam com uma metáfora muito bonita para esclarecer este tema. Cada um de nós, dizem os sábios, é chamado a atuar novamente no acendimento da lamparina no Templo Sagrado, através dos nossos atos e pensamentos. Cada um de nós é uma miniatura do Templo, e a Luz do Criador reside em nós, assim como residiu naquela antiga construção.

Este é um ensinamento muito importante, e que pode ser de grande ajuda na compreensão e na perseverança com relação ao nosso trabalho espiritual. É um ensinamento que podemos formular como uma questão, que devemos nos perguntar constantemente. Colocada de forma simples, a pergunta é: "Será que nossas vidas estão iluminando o mundo?"

Para responder afirmativamente, é crucial compreender a natureza dupla da realidade, de acordo com a sabedoria cabalística. Especificamente, tudo o que é positivo neste mundo possui uma contraparte correspondente de poder negativo. Assim como as almas dos justos têm a missão de iluminar toda a criação, as forças da negatividade e do caos são encarregadas da missão de ocultar a Luz do Criador, e desta forma escurecer o mundo. As ferramentas da Cabala nos dão o poder de eliminar esta escuridão e nos ligarmos ao poder que permite derrotar as forças da escuridão.

Devemos nos lembrar que nossa tarefa de iluminar inclui não somente o desempenho de ações positivas, como também a eliminação de manifestações de caos e negatividade, aonde quer que as encontremos. Forças negativas surgem de maneiras bastante tangíveis no curso de nossas vidas. Ignorá-las pura e simplesmente não é o bastante. Devemos nos opor a elas e derrotá-las, com o mesmo nível de energia que elas nos dedicam. Ao fazer isso, podemos verdadeiramente trazer Luz ao mundo, assim como felicidade e plenitude para nossas almas.




Rav Michael Berg




Fonte: Centro de Cabala
www.kabbalah.com
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

A IMPECABILIDADE


O guerreiro espiritual é um pensamento, e falar dele á falar de impecabilidade. E na condição de pensamento, ele é um convite e um guia para o insólito processo de nos transformarmos em homens de tradição. Mas os pensamentos são guias para a ação. Um mapa que mostra como chegar às realidades espirituais que descreve. Os pensamentos não existem para distrair, mas para promover formas de conduta que permitam o homem sair do caos em que costuma viver trancado.

Quando o homem não está a altura dos seus pensamentos e não é capaz de agir em consequência, transforma-os em dogmas. Quando isso acontece o pensamento perdeu seu poder libertador e vira instrumento de opressão. Entre os povos antigos o pesamento e os ritos estão em intima ligação. O rito, a celebração é onde os humanos são efetivamente aproximados do Sagrado, pois o Sagrado só se relaciona com arte. E ritos são formas de arte.

A via espiritual começa com o trabalho de colocar um pouco desse tempo espiritual em nossa vida de todos os dias, quando, em vez de nos comportar como máquinas que simplesmente obedecem a uma programação, escolhemos a via de uma existência singular. Esses momentos de luz, quando digerimos nossa vida e o que acontece conosco, passam a ser determinados por um tempo espiritual de uma celebração, e é o existir do homem de tradição. 


O desafio pra quem segue por essa via, é trabalhar duro pra fazer com que esses momentos espirituais, em que consegue encarnar o guerreiro, sejam cada vez mais frequentes e contínuos, até que a liberdade predomine sobre a escravidão, e a serenidade sobre o caos. 

Um homem deve ir ao caminho espiritual como quem vai para a guerra! Com temor, respeito, bem-acordado, e absoluta confiança. Por isso, o homem que vai a procura de conhecimento pode muito bem ser chamado de guerreiro. 

O guerreiro é guerreiro porque está sempre na luta. A sua luta é contra suas próprias fraquezas e limitações; contra as forcas que se opõem ao engrandecimento de seu conhecimento; contra as forças de sua existência comum e corriqueira determinado em todo sentido pela sua historia pessoal. É uma luta pela liberdade. 

O modo de existir do guerreiro é uma atitude, uma noção, uma direção, uma persistência, em escolher ser forte e autêntico em cada ato. É buscar impecabilidade em cada uma de suas ações, mesmo a mais banal delas. O guerreiro nunca abandona seu intento, não admite desleixo, e transforma o menor de seus atos no desafio de poder ir além de seus limites cada vez, de ser melhor, mais livre, mais sereno, mais verdadeiro. Mas ele só pode ser isso tudo se contar com a eminência da morte, pois assim faz de cada ato sua ultima batalha e portanto da o melhor de si. 

Por isso, tendo a morte como aliada constante, e deixá-la infundir poder em cada um de seus atos, o tempo transforma-se em foco radical da impecabilidade. A consciência da sua morte eminente lhe confere também o desapego necessário para não se prender em nada. Desapegado de tudo, consciente da sua brevidade, e em luta constante, o guerreiro aprende a construir sua vida através do poder de suas decisões.




Rav Mario Meir



Fonte: Academia de Cabala
Sabedoria da Cabalá Mahutí (Cabalá Essencial)
www.academiadecabala.com.br
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

O ESPELHO MÁGICO



As coisas que não conseguimos suportar nos outros são geralmente aquelas que gostaríamos de mudar em nós mesmos. De início, você rejeitará esse conceito, convencido de que não faz sentido nenhum. O Oponente é assim, traiçoeiro.

Mas, apenas hoje, pegue aquela característica dos outros que mais te deixa reativo e passe alguns minutos ponderando sobre como você pode estar fazendo a mesma coisa. Talvez de modo diferente, talvez em um cenário diferente, talvez em relação a outros assuntos, mas eu te prometo que, no nível da semente, essa semelhança existe.

Devo lhe dizer que sair do âmbito da vitimização ou do modo "efeito" é uma façanha imensa! Perceber que, quando uma pessoa nos chateia, não é com ela que realmente estamos chateados! 

O problema nunca, nunca é externo. É sempre interno.




Rav Yehuda Berg




Fonte: Centro de Cabala
www.kabbalah.com
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

CONFIANÇA



Se você está no ponto de cair da confiança para a negação, tome alguns momentos para refletir, conversando consigo mesmo.
 


Se o desânimo lhe bate à porta, em razão de alguma dificuldade, recorde que a dificuldade é sempre uma lição por aproveitar, ao passo que o desânimo nunca auxiliou a ninguém.
 

Se a irritação lhe cria aborrecimentos, o azedume é simplesmente uma nuvem entre você e a realidade.


Se você cometeu algum erro, isso significa tempo de aprender e não de desistir.
 

Se outros falharam, eis chegado o instante de mais confiança em Deus e em você mesmo.


Se injúrias apareceram, você encontrou a ocasião de agir e servir mais, conquistando a confiança dos outros.



Se temores lhe invadiram a mente lembre-se de que sem comando seguro, não há máquina que funcione.



Se a enfermidade lhe visita as forças, estará você no grande momento de praticar a sua fé sem desacreditá-la.



Confiança é a sua coragem de superar-se, realizando o melhor ao seu alcance.



Se você está procurando a felicidade pela prática do bem, não perca o seu dia com dúvida e desalento, porque confiando em Deus e em você mesmo, basta seguir em frente com o seu trabalho e você a encontrará.




Francisco Cândido Xavier / André Luiz



Fonte: do livro "Busca e acharás"
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal