segunda-feira, 15 de outubro de 2012

VOCÊ É A CAUSA DE TUDO

A grande maioria das pessoas atribui à sorte, ao azar, ao acaso ou a um poder superior a causa e o comando de tudo que lhes acontece na vida. Com isso, jamais procuram verificar a verdade sobre os fatos. Elas preferem optar por uma atitude conformista ou comodista, alimentando uma postura interna de vítimas que as faz sentirem-se coitadas. Ficam hipnotizadas pela ideia de impotência diante de certos acontecimentos que consideram difíceis e sobre os quais não querem ter nenhum controle ou responsabilidade.

É comum, nas situações dolorosas que afetam a elas mesmas ou os outros, as pessoas se acovardarem, em vez de resistirem com coragem e determinação. Quando não compreendem a causa de certos acontecimentos catastróficos, alguns justificam seu comodismo com frases como: "Deus ou o destino quis assim" ou "Não aconteceu porque não era para ser". Outros preferem se revoltar e não procurar desvendar a verdadeira realidade dos fatos. Reagir com comodismo ou revolta é preservar uma atitude de vítima.

O "vitimismo" é sem dúvida o maior empecilho ao progresso da humanidade.

Você também pensa dessa maneira? Acredita que sorte, azar, acidentes, catástrofes, dramas, alegrias, enfim, as coisas que acontecem em sua vida são independentes de sua vontade? Considera que o acaso provoca as situações ruins? Imagina que existe algo movimentando sua vida e que você mesmo não tem participação alguma? Pensa que seus problemas são causados pela inveja dos outros ou pelo destino e não por sua condição interna?

Se você acredita nisso, provavelmente vive nas teias amargas do "coitado", pois se deixa levar ao sabor dos acontecimentos, já que está sob o domínio de uma força que considera ser independente de sua vontade. Pensar dessa maneira causa-lhe complicações e sofrimentos que reprimem a expressão de vida. Aquele que se julga vítima acredita que está no mundo para sofrer. Alimentar pensamentos dessa ordem não lhe permitirá usar seu poder de transformar os acontecimentos desagradáveis e edificar uma vida melhor.




Luiz Antônio Gasparetto

(desconheço a fonte)

Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

LEI DA CAUSA E EFEITO OU CARMA


A palavra Carma é originária do sânscrito, uma língua falada pelos antigos indianos e que significa "ato". Embora esse significado seja muito geral para dar uma ideia precisa da doutrina mística que lhe corresponde, ainda assim permite compreender que a lei cármica está fundamentada na ação. Mais exatamente, diremos que esta lei corresponde ao princípio da causa e efeito que se aplica constantemente na nossa vida diária.

De acordo com esse princípio, todo pensamento, palavra e ação de nossa parte gera uma reação equivalente. Em outras palavras, quando pensamos, falamos ou agimos de forma negativa, colocamos em ação causas que, mais cedo ou mais tarde, produzirão efeitos da mesma natureza em nossa existência. Na realidade, é em grande parte a aplicação do carma que está na origem da maior parte das provas que enfrentamos em nossa existência.

As observações acima não nos devem fazer supor que a lei cármica intervém como uma punição em nossa vida. Na verdade, se é certo que sofremos as consequências de nossos erros, também nos beneficiamos das boas ações que cometemos no passado. Nesse sentido, é importante compreender que não existem débitos cármicos exclusivamente. Assim quando temos sorte, quando tudo transcorre muito bem em nossa vida, quando tudo parece dar certo é por motivo de nosso carma positivo, pois cada um de nós colhe exatamente o que semeia.

Se semeamos bons pensamentos, boas palavras e boas ações, as leis cósmicas se cumprem de tal forma que recebemos como retorno as alegrias correspondentes. Ao contrário, quando enfrentamos problemas de toda a ordem, aborrecimentos diversos, frequentemente é porque pensamos mal, falamos mal ou agimos mal, em algum momento de nossa vida. Desse ponto de vista, devemos salientar que não sofremos unicamente os efeitos de nossas más ações. Também devemos assumir os efeitos de nossas más intenções.

A questão fundamental que devemos considerar agora é a seguinte: qual é a real utilidade da lei da causa e efeito ou carma?

Do ponto de vista místico, é a de contribuir para a evolução de nossa alma ou, mais exatamente, da consciência que lhe é própria. Como? Permitindo-nos compreender em quê nosso comportamento foi bom ou mau.

Explicando melhor: quando fazemos o mal, mesmo involuntariamente ou por ignorância, opômo-nos às leis cósmicas e ocasionamos dores, sofrimentos e injustiças na vida de nossos semelhantes. Por consequência, afastamo-nos do caminho que, de vida em vida, deverá nos conduzir à perfeição. Devemos, portanto, retornar ao bom caminho, e é exatamente nesse nível que a lei cármica intervém.

Na realidade, cada vez que estamos diretamente na origem de uma situação penosa para qualquer outra pessoa, sofremos as provações que deverão nos incitar a refletir sobre a natureza de nosso comportamento anterior, para compreendermos a relação de causa e efeito que existe entre essas provações e o mal que fizemos.

Após termos tomado consciência dessa relação, cabe-nos agir de acordo com ela, não só para repararmos nossos erros, mas também para nunca mais os repetirmos no futuro. Nesse sentido, a maior parte das provações que sofremos duram enquanto não tivermos compreendido em que somos responsáveis por elas.

O que é verdadeiro num sentido também o é no outro. Ou seja, quando a sorte nos sorri e nossa vida decorre sem maiores problemas, é importante agradecer ao Cósmico e persistir na ação correta, demonstrando que compreendemos que a felicidade não é um dom arbitrário, e sim um estado resultante dos esforços que fizemos para criarmos o bem ao nosso redor.

Isso significa que uma vida feliz provém essencialmente das boas ações que praticamos em um momento ou outro de nossa vida atual ou de nossa encarnação passada. Esse fato é extremamente importante, pois propicia a compreensão de que a existência de cada indivíduo não é, em caso algum, fruto do acaso ou de circunstâncias arbitrárias.

Todos os ornamentos marcantes do cenário de nossa vida terrena correspondem às escolhas que fizemos num passado mais ou menos distante. Assim, do ponto de vista cósmico, não existe nenhuma injustiça, pois todo indivíduo tem a vida consonante com o bem e o mal que ele cometa.

As explicações acima permitem compreender que o carma é uma lei cuja ação se faz presente de uma vida para outra. Isso explica por que nem sempre compreendemos a origem de certas provas que nos surgem nesta existência.

Na verdade, para nós é impossível lembrarmos tudo que fizemos em encarnações passadas. Assim sendo, a partir do momento em que admitimos que essas provas têm muito provavelmente uma causa cármica e em que fazemos tudo o que está em nosso poder para sobrepujá-las, elas se tornam mais leves e acabam por desaparecer de nossa vida.

Quando sua natureza é de tal ordem que precisamos ser submetidos a ela até o fim de nossa vida, como é o caso de certas doenças incuráveis, a Inteligência Cósmica também nos dá a força interior para suportá-la e nos concede compensações espirituais que só o indivíduo pode apreciar completamente.

Tendo compreendido esse princípio, todos os iniciados do passado procuraram encorajar os homens a enfrentarem a adversidade, em lugar de apenas se resignarem á Vontade Divina. Na realidade, eles sabiam que quando um indivíduo age na melhor das suas possibilidades para enfrentar os problemas com que se defronta, ele transforma progressivamente sua dívida cármica em um benefício cármico e, nesta vida ou em outra, acaba por conhecer a felicidade a que aspira.

Agora gostaríamos de insistir num ponto importante. Como acabamos de explicar, todo comportamento negativo de nossa parte se traduz, mais cedo ou mais tarde, em provas que tem como finalidade, não nos punir, mas nos conscientizar de nossos erros. Não obstante, isso não quer absolutamente dizer que todas as provas que um indivíduo enfrente em sua existência sejam de origem cármica. Algumas delas se devem ao fato de que é impossível viver no plano terrestre sem ter problemas a suplantar ou sem sofrer, em diferentes formas, as imperfeições do aspecto material de nossa existência.

Portanto, não cabe atribuir todos os males ou o dos outros ao cumprimento de um carma negativo. Nesse sentido, ao invés de especularmos sobre as causas eventuais de situações penosas que ás vezes sofremos, é preferível enfrentá-las com coragem e agir de modo a suplantá-las.

Procedendo dessa forma, certamente colocaremos em ação forças positivas que, mais cedo ou mais tarde, criarão em nossa vida os efeitos correspondentes.

Como vimos, o fato de sabermos que toda a nossa vida está de acordo com a ação do carma nos dá uma vantagem sobre aqueles que a ignoram. Isso, aliás, foi o que levou os Mestres a dizerem que é da ignorância, e só da ignorância, que o homem deve se libertar.

Com efeito, a partir do momento que adquirimos a convicção de que o único meio de sermos verdadeiramente felizes é evoluindo para a perfeição, agindo de maneira tão positiva quanto possível na vida cotidiana, criamos a cada dia as condições para nossa felicidade e nos preparamos para um futuro mais de acordo com nossas mais caras esperanças.

Por isso é tão importante trabalharmos nosso próprio ser para dominarmos suas falhas e colocarmos suas qualidades a serviço de outros. Esse trabalho permite criar uma harmonia cada vez maior entre nosso Eu Objetivo e nosso Eu Espiritual.

Finalmente, em uma de nossas encarnações, chegará o dia em que essa harmonia se tornará tão perfeita que teremos a experiência da Consciência Cósmica, traduzida pela iluminação de nossa própria consciência. A partir desse momento, poderemos considerar que estaremos próximos do estado de perfeição que um ser humano possa manifestar nesta Terra.


(desconheço o autor)

Fonte: Ordem Rosacruz - AMORC
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

VEJA LUZ EM TODOS

Uma das melhores ferramentas para nos ajudar a acender a Luz dentro de nós e fazer a escuridão desaparecer é procurar a Luz nos outros, especialmente nas pessoas que nos aborrecem ou naqueles com os quais não temos o melhor dos relacionamentos.

Se olharmos para essas pessoas com a intenção de encontrar algo de bom – a Luz em seu interior! – nos conectaremos e revelaremos a Luz em nosso interior.

Quanto mais difícil for encontrar essa Luz, maior o potencial para que Luz seja revelada.

Quanto mais Luz enxergarmos nos outros, mais Luz enxergaremos em nós mesmos.



Rav Yehuda Berg

Fonte: Centro de Cabala
www.kabbalah.com
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

AS PENEIRAS DE HIRAM ABIF


Meia-noite em ponto! Mais uma jornada na construção do Templo terminara. Cansado por mais um dia, Mestre Hiram recostou-se sob o frescor do Ébano para o tão merecido descanso.

Eis que, subindo em sua direção, aproxima-se seu Mestre, Construtor predileto, que lhe diz:

- Mestre Hiram... Vou lhe contar o que disseram do segundo Mestre Construtor...

Hiram com sua infinita sabedoria responde:

- Calma meu Mestre predileto; antes de me contares algo que possa ter relevância, já fizeste passar a informação pelas “Três Peneiras da Sabedoria?”.

- Peneiras da Sabedoria??? Não me foram mostradas, respondeu o predileto!

- Sim... Meu Mestre! Só não te ensinei, porque não era chegado o momento; porém, escuta-me com atenção: todo quanto te disserem de outrem, passe antes pelas peneiras da sabedoria e na primeira, que é a da VERDADE, eu te pergunto:

- Tens certeza de que o que te contaram é realmente a verdade?

Meio sem jeito o Mestre respondeu:

- Bom, não tenho certeza realmente, só sei que me contaram...

Hiram continua:

- Então, se não tens certeza, a informação vazou pelos fundos da primeira peneira e repousa na segunda que é a peneira da BONDADE. E eu te pergunto:

- É alguma coisa que gostarias que dissessem de ti?

- De maneira alguma Mestre Hiram... Claro que não!

- Então tua estória acaba de passar pelos furos da segunda peneira e caiu na cruzeta da terceira e última; e te faço a derradeira pergunta:

- Achas mesmo necessário passar adiante essa estória sobre teu Irmão e Companheiro?

- Realmente Mestre Hiram, pensando com a luz da razão, não há necessidade...

- Então ela acaba de vazar os furos da terceira peneira, perdendo-se na imensa terra. Não sobrou nada para contar.

- Entendi poderoso Mestre Hiram. Doravante somente a boas palavras terão caminho em minha boca.

- És agora um Mestre completo. Volta a teu povo e constrói teus Templos, pois terminaste teu aprendizado. Porém, lembra-te sempre:

As abelhas, construtoras do G.’. A.’. D.’. U.’., nas imundícies dos charcos, buscam apenas flores para suas laboriosas obras, enquanto as nojentas moscas, buscam em corpos sadios as chagas e feridas para se manterem vivas.



Emidio Alberto Mendes .'.
Or.'. de Itapira - SP



Fonte: da Revista "A Trolha" - 1991 - No 52
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

CRIVO


Seja grato ao Senhor, pois Ele lhe deu o Tempo, assim como a ação para preenchê-lo. Ele deu-lhe comida, bem como fome para saboreá-la. Mas isso não lhe dá direito de envolver-se em ação de forma indiscriminada. Quando constrói uma casa, você instala uma porta nela, não é? Qual é o propósito da porta? Ela tem dois objetivos: receber todos que você gostaria de oferecer hospitalidade, e manter todos fora, de modo que não possam entrar sempre que quiserem. Assim, também, instale uma porta em sua mente. Selecione os impulsos, os motivos e os incentivos que aparecem em sua mente e acolha-os. Mantenha fora o humilhante, o degradante e o deletério. Depois, gradualmente, você será capaz de aceitar e experimentar a mais elevada sabedoria das escrituras, a sabedoria selecionada pelas provas severas da experiência (anubhava jnananam).



Sathya Sai Baba




Fonte: www.sathyasai.org
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

QUE É O SISTEMA ESPIRITUAL DAS TRÊS COLUNAS?


A Kabbalah e o Judaísmo são conhecidos como o Sistema Espiritual das Três Colunas. Essas três colunas se referem a três forças energéticas distintas: o polo positivo, o polo negativo e o polo neutro. Em termos nucleares, essas três forças cósmicas são materializadas como prótons, elétrons e nêutrons, as partículas subatômicas encontradas no átomo. Os três patriarcas da Bíblia, Abraão, Isaac e Jacob são também palavras código que representam essas três colunas de energia.

Para uma melhor compreensão da essência espiritual e da dinâmica desse sistema, usaremos como analogia a lâmpada comum.

Em uma lâmpada doméstica comum, essas três forças se manifestam como pólo positivo, pólo negativo e o filamento ou resistência, como neutro, que separa o positivo do negativo criando um circuito de energia que gera a luz que ilumina nossas casas. Sem essa resistência, a energia negativa conectada diretamente à positiva causaria um curto-circuito. Uma emissão momentânea de luz muito forte ocorreria, mas rapidamente se esvairia, queimando a lâmpada deixando a escuridão em seu lugar. Temos então: o pólo negativo da lâmpada - nosso Desejo de Receber, o qual se refere ao condutor da ambição e motivação que nos ajuda a atingir o conhecimento, o sucesso e a prosperidade; a resistência da lâmpada - significa resistir ao desejo de manter o conhecimento, a prosperidade e o sucesso para nosso único e egoístico benefício; o pólo positivo da lâmpada a transformação do Desejo de Receber para si mesmo num Desejo de Receber com o objetivo de Compartilhar com os outros.

Nenhuma diferença portanto com a lâmpada que utiliza de suas três forças internas para gerar luz.

De acordo com a Kabbalah, a humanidade precisa incorporar esses comportamentos do sistema de três colunas para criar um circuito espiritual de energia com o propósito de gerar luz para o mundo inteiro.

A falha nesse objetivo causa um enorme curto-circuito deixando o mundo espiritual na escuridão. Qualquer forma de negatividade, ódio ou aversão, são mera falta de luz espiritual.



Rabino Joseph Saltoun



Fonte: http://www.josephsaltoun.com.br/site/
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

CRISE É DEUS NOS CHAMANDO PARA FAZER UMA MUDANÇA

Qualquer desequilíbrio, seja mental, físico, espiritual, familiar etc., pode ter certeza de que algo em você tem que mudar, mudar para melhor, é claro, é óbvio. Mudar lá dentro, não superficial, por isso todo o momento de crise é de crescimento, de aprendizagem, não jogue fora a oportunidade de crescer escondendo-se atrás de vícios, da novela, do binguinho, do companheiro(a), da falta de dinheiro etc. Aproveite esta crise e faça a sua escada para se elevar. E a prosperidade virá naturalmente.

L. A. Gasparetto

(desconheço a fonte)
 
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

EM SINTONIA E FORA DE SINTONIA


E você sempre acha que alguma coisa está fora de sintonia. Isso também é natural, pois, quando duas pessoas se encontram, dois mundos diferentes também estão se encontrando.

Esperar que eles se encaixem perfeitamente é esperar demais, é esperar o impossível, e isso provocará frustração. Algo sempre estará fora de sintonia. Se vocês se entrosarem perfeitamente e nada ficar fora de sintonia, o relacionamento ficará estagnado.

No máximo, haverá alguns momentos em que tudo está em sintonia, raros momentos. Mesmo que esses momentos aconteçam, eles podem nem ser detectados, pois são tão raros e fugidios!

Mal chegam e já estão indo embora; não passam de um vislumbre. E esse vislumbre pode deixá-los mais frustrados, porque você começará a perceber que mais e mais coisas estão fora de sintonia.

É assim que tem que ser. Empenhe-se ao máximo para criar essa sintonia, mas esteja sempre preparado para o caso de ela não acontecer perfeitamente. E não se preocupe com isso, do contrário você ficará cada vez mais fora de sintonia.

O sentimento de estar em sintonia só ocorre quando você não está preocupada com isso. Ele acontece apenas quando você não está tenso em relação a isso, quando não tem expectativas - ele surge do nada. Trata-se de uma graça, de uma dádiva da existência, uma dádiva do amor.

O amor não é uma coisa que você possa fazer. Mas, fazendo outras coisas, o amor pode acontecer. Existem coisinhas que você pode fazer - sentarem-se juntos, olhar a lua, ouvir música - nada diretamente relacionado ao amor.

O amor é muito delicado, muito frágil. Se você olha para ele, fixa os olhos nele diretamente, ele desaparece. Só aparece quando você está distraído, fazendo outra coisa.

Você não pode atingi-lo diretamente, como com uma flecha. O amor não é um alvo. Ele é um fenômeno muito sutil. É muito tímido. Se você encará-lo de frente, ele se esconde. Se fizer alguma coisa diretamente, você o perde.


Osho



Fonte: do livro "A Essência do Amor: Como Amar com Consciência e se Relacionar Sem Medo"
http://www.palavrasdeosho.com/
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal