sexta-feira, 9 de novembro de 2012

A TERRA PROMETIDA

O cabalista lê a Bíblia de uma maneira diferente. Ele sabe que este é um livro divino, codificado, e que lembra histórias que são sempre atuais para a humanidade. Uma história bíblica bem conhecida é a de Moisés, aquele que retirou o povo hebreu da escravidão.

A história conta que para salvar a vida de seu bebê, a mãe de Moisés deixou-o em uma pequena cesta às margens do rio Nilo. A filha do Faraó encontrou o bebê e acabou criando-o no palácio real, com todo o conforto. Um dia, já crescido, Moisés resolveu sair do palácio e ver o que se passava fora dele. Ao defender um escravo hebreu que era surrado violentamente por um egípcio, acabou matando o egípcio. E por isto teve que se afastar.

Durante o exílio, Moisés viveu em uma cidade vizinha. E foi lá que ele recebeu pela primeira vez a revelação de Deus. Moisés caminhava à luz do dia, em profundo estado meditativo, quando se deparou com uma sarça ardente. A sarça era um tipo de planta comum naquela região e era comum arbustos daquele tipo pegarem fogo devido ao calor. No entanto, este arbusto continuava a pegar fogo e jamais se consumia. Mantinha-se ileso. E foi assim que Moisés pela primeira vez viu a face de Deus.

É interessante observar que a primeira revelação de Deus a Moisés se deu através de uma planta comum, em uma situação comum, quando ele olhava para baixo. Normalmente temos a ideia de que uma revelação de Deus deveria se dar em uma grande aparição no céu, em uma noite magnífica. Mas Deus está em todo lugar, e para aquele que está preparado, tomado pela consciência da humildade (e ele olhava para baixo) esta revelação pode se dar a qualquer momento. Todo momento pode ser especial.

Naquele momento Moisés era eleito para libertar os hebreus da escravidão e a partir de então travou uma grande batalha espiritual contra o Faraó, até que conseguiu libertar seu povo, promovendo a abertura do mar.

A história é toda repleta de códigos. O Faraó, mencionado no texto, representa nosso ego exacerbado, que faz-nos esquecer que somos parte de um todo muito maior, e nos impele no desejo de receber só para nós mesmos. É a pura visão da casca. Tanto que os faraós, ao morrer, retiravam os órgãos e mumificavam o corpo, ou melhor, a casca do corpo.

O Egito é uma palavra-código que se refere a uma situação de escravidão à qual a grande maioria dos seres humanos está submetida. É o nosso comportamento repetitivo, caracterizado por padrões compulsivos, que nos afasta de uma vida significativa.

A Travessia do Deserto é o caminho longo, árduo e cheio de dificuldades, que percorremos para sair deste estado de escravidão do aparente e chegar a uma nova consciência.

Finalmente, a Terra Prometida é o estado de consciência elevada, que dá real sentido à nossa existência. Momento em que compreendemos nosso lugar nesta existência, em que atingimos o significado da palavra Amor. Neste estado não há espaço para o medo. Nesta dimensão compreendemos o valor de cada obstáculo com que nos deparamos. Cada um deles traz um significado a mais à nossa vida.

Este episódio nos ensina sobre uma possibilidade sempre atual de mudarmos nossa consciência. Sair do mundo da escravidão significa mergulhar em um mundo desconhecido, para uma travessia muito longa e difícil. Somente com um propósito muito claro é possível enfrentar os confrontos áridos deste deserto e encontrar os caminhos que levam a uma vida significativa.


Ian Mecler



Fonte: do livro “Os Segredos da Cabala”
Fonte da Gravura: IA (AI)

TEMPO DE CONFIANÇA

"E disse-lhes: Onde está a vossa fé?" - (LUCAS, capítulo 8, versículo 25.)

A tempestade estabelecera a perturbação no ânimo dos discípulos mais fortes. Desorientados, ante a fúria dos elementos, socorrem-se de Jesus, em altos brados.

Atende-os o Mestre, mas pergunta depois:

- Onde está a vossa fé?

O quadro sugere ponderações de vasto alcance. A interrogação de Jesus indica claramente a necessidade de manutenção da confiança, quando tudo parece obscuro e perdido. Em tais circunstâncias, surge a ocasião da fé, no tempo que lhe é próprio.

Se há ensejo para trabalho e descanso, plantio e colheita, revelar-se-á igualmente a confiança na hora adequada.

Ninguém exercitará otimismo, quando todas as situações se conjugam para o bem-estar. É difícil demonstrar-se amizade nos momentos felizes.

Aguardem os discípulos, naturalmente, oportunidades de luta maior, em que necessitarão aplicar mais extensa e intensivamente os ensinos do Senhor. Sem isso, seria impossível aferir valores.

Na atualidade dolorosa, inúmeros companheiros invocam a cooperação direta do Cristo. E o socorro vem sempre, porque é infinita a misericórdia celestial, mas, vencida a dificuldade, esperem a indagação:

- Onde está a vossa fé?

E outros obstáculos sobrevirão, até que o discípulo aprenda a dominar-se, a educar-se e a vencer, serenamente, com as lições recebidas.

Francisco Cândido Xavier / Emmanuel 

Fonte: do livro "Caminho, Verdade e Vida"
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

MEDITAÇÃO É DELEITE


Meditação é simplesmente deleitar-se na sua própria presença; meditação é um deleite no seu próprio ser.

É muito simples — um estado de consciência totalmente relaxado onde você não está fazendo nada. Quando começa a fazer, você torna-se tenso; a ansiedade surge imediatamente. Como fazer? O que fazer? Como obter sucesso? Como não falhar? Você já se moveu para dentro do futuro.

Meditação é simplesmente ser, sem fazer nada — nenhuma ação, nenhum pensamento, nenhuma emoção. Você simplesmente é, e isso é um puro deleite.

De onde vem esse deleite quando você não está fazendo nada? Ele não vem de lugar nenhum, ou, vem de toda parte. Ele é incausado, porque a existência é feita de uma matéria chamada alegria. Ela não precisa de nenhuma causa, de nenhum motivo.

Quando você está infeliz, há um motivo para estar infeliz; quando está feliz, você está simplesmente feliz — não há motivo algum. Sua mente tenta encontrar um motivo, porque ela não pode acreditar no incausado, pois ela não pode controlar o incausado — com o incausado, a mente se torna simplesmente impotente. Dessa forma, a mente continua a descobrir uma razão ou outra.

Mas eu gostaria de lhe dizer que sempre que você está feliz, você está feliz sem motivo algum, absolutamente. Sempre que você está infeliz, você tem algum motivo para estar infeliz — porque a felicidade é exatamente a matéria da qual você é feito. Ela é o seu próprio ser, é o seu ser mais recôndito.

Alegria é o seu ser mais recôndito.

Olhe para as árvores, os pássaros, as nuvens e as estrelas... e se tiver olhos verá que toda a existência é feliz.

Tudo é simplesmente feliz. As árvores são felizes sem qualquer motivo; elas não se tornarão primeiros-ministros ou presidentes, e elas não se tornarão ricas e nunca terão nenhuma conta bancária.

Olhe para as flores — não há qualquer motivo para serem felizes. É simplesmente inacreditável como as flores são felizes.

A matéria-prima de toda a existência é a felicidade.



Osho, em "O Que é Meditação"



Fonte: www.palavrasdeosho.com
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

OBJETIVO DO CONHECIMENTO



(…) O maior de todos os erros é a má interpretação do objetivo final do conhecimento; pois, alguns homens ambicionam o conhecimento em função de uma natural curiosidade e uma índole inquiridora; alguns para entreter a mente com variação e deleite; alguns, para fins de retórica e reputação; alguns, para contendas e triunfos; muitos, para lucro e subsistência; e, bem poucos, a fim de empregar o Divino dom da razão para uso e benefício da humanidade.

Assim, alguns parecem buscar, no conhecimento, repouso para um espírito inquiridor; outros, rumos para uma mente errante; outros, posição elevadas; outros, uma cidadela, ou um posto de comando; outros, finalmente, uma loja, para lucro ou venda, ao invés de um patrimônio para a glória do Criador e o enriquecimento da vida humana.

Não obstante, o conhecimento deve ser dignificado e exaltado pela mais íntima e estrita conjunção de contemplação e ação (…). Porém, aqui não entendemos, por uso e ação a aplicação do conhecimento para fins lucrativos, pois, isto embarga o progresso do conhecimento, assim como o “pomo de ouro” atirado diante de Atalanta, que, ao se abaixar para apanhá-lo, perdeu a corrida. (…)


Francis Bacon


Fonte: Ensinos Rosacruzes (Ordem R+C, AMORC)
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

O QUE SIGNIFICA MUDAR O MUNDO?



É possível nós mudarmos o mundo com suficiente rapidez e eficácia?
 
Mudar o mundo significa explicar como ele é atualmente e como ele deveria ser. Ao corrigir-me começo a ser uma parte integrante de todo este espaço dentro deste sistema. É assim que eu mudo o mundo. Quando eu explico para o mundo inteiro o que está acontecendo com ele e como precisamos mudar, a fim de trazer o mundo ao equilíbrio, estou alterando-o.

Basicamente, eu estou explicando para que as pessoas se alterem. Não há coerção na mesma. Eu não posso forçá-las, não posso vir acima com alguma nova sociedade, colocá-las lá, e então o mundo seria melhor, por qualquer meio.

Estamos em um estágio onde não pode haver nenhuma outra alteração. A natureza tem sempre nos levado para a frente. Pensávamos que estávamos mudando o mundo, mas, na realidade, estávamos simplesmente empurrado a felicidade com uma "vara". Estávamos sempre tentando fazer algo e, finalmente, chegamos a um tal estado onde podemos melhorar o mundo apenas por melhorar a nós mesmos com nossa consciência, uma compreensão racional da natureza, e nossa conexão e equilíbrio com ele.


Rav Dr. Michael Laitman, PhD


Do KabTV de "Fundamentos da Sociedade Integral" 2/26/12

Fonte: Bnei Baruch - A Sabedoria da Cabala
http://laitman.com.br/2012/04/o-que-significa-mudar-o-mundo/

Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

EU SOU DEUS EXPRESSANDO-SE CONSCIENTEMENTE, EM TI E POR TI, AO MUNDO

EU SOU O QUE O CRIADOR É. LOGO:
EU SOU DEUS EXPRESSANDO-SE CONSCIENTEMENTE, EM TI E POR TI, AO MUNDO.


Devemos ser conscientes desta afirmação e nunca jamais pensar em utilizar este privilégio em proveito egoísta. Devemos tratar, com todo nosso esforço, de afastar a ignorância de nossa mente externa que se intitula científica para crer e sentir as coisas que não se veem, até que chegue a hora da manifestação externa. O automóvel e o avião foram e eram fé na mente e coração de seus inventores.
 
O estudante que sente com fé a PRESENÇA DO — EU SOU — é o inventor divino que cria poder, desenvolve saber e irradia amor ao mundo externo, convertendo-o em Paraíso terrenal da Bíblia.
 
O verdadeiro discípulo não discute a verdade com ninguém; somente sabe, quer, ousa e cala, e a Luz Inefável do — EU SOU — ilumina a todos com quem o discípulo tem contato e forem ajudados por ele.

Dr. Jorge Adoum .'.
Fraternitas Rosicruciana Antiqua
 
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

O PREÇO DA LIBERDADE




Ser livre não é fácil.

Até mesmo os israelitas, enquanto vagavam pelo deserto, ansiavam voltar para a vida de escravidão.

Por que alguém iria desejar voltar a ser escravo ?

A resposta está nos desafios que acompanham a liberdade.

Quando estavam no Egito, os israelitas não tinham escolhas a fazer, responsabilidades a assumir.

Cuidado com a tentação de permanecer em situações insatisfatórias para evitar o processo penoso de entender a si mesmo e mudar.

 
Rav Yehuda Berg 

Fonte do texto e da gravura: Centro de Cabala
www.kabbalah.com

QUALIDADES INTERIORES

A quantas pessoas não gostaríeis vós de dizer que elas devem ser mais pacientes, mais indulgentes, mais sinceras, mais estáveis, etc.! Mas não vos enganeis, se vós mesmos não possuirdes as qualidades que quereis despertar nos outros, por mais que façais não conseguireis influenciá-los. Nenhuma palavra, nenhum meio exterior pode conseguir transformar os seres humanos, compreendei bem isso. Nenhum meio exterior! É no interior, no coração, na alma, que vós deveis possuir um elemento especial. Esse elemento que vibra, que irradia, é que tem influência em quem vos rodeia; então, mesmo sem sequer abrirdes a boca, fazeis nascer nas outras pessoas o desejo de vos imitarem. Talvez elas não consigam isso imediatamente, porque ninguém se liberta de um dia para o outro dos seus apetites e dos seus instintos inferiores, mas apercebem-se de que há em vós algo de luminoso, de caloroso, de vivo. Essa luz, esse calor e essa vida é que se impõem a elas e as levam a querer seguir o vosso exemplo.


Omraam Mikhaël Aïvanhov

Fonte: www.prosveta.com
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal