sábado, 10 de novembro de 2012

NÃO MENOSPREZE OS VENENOS

Atitudes errôneas são causadas pela ilusão. Todos nós temos isso em nossas mentes. Todas as atitudes errôneas são os obscurecimentos do apego e aversão, ou qualquer um de seus parentes como excitação, depressão ou preocupação.

Não aceitar os obscurecimentos apenas dá mais força a eles. Os obscurecimentos bloqueiam seu progresso na meditação e evitam que você viva sua vida plenamente. Eles também evitam que você encontre paz verdadeira e liberdade. Não menospreze os obscurecimentos, eles vão rir de você.

Procure pelos obscurecimentos. Familiarize-se com os obscurecimentos que surgem em sua mente. Observe e tente entendê-los. Não se apegue a eles, rejeite ou ignore, e não se identifique com eles. Assim que você para de se apegar ou se identificar com os obscurecimentos, a força deles lentamente diminui. Você precisa ficar verificando e reverificando para ver qual é a atitude com que você está meditando.

Sayadaw U Tejaniya
 
Fonte: “Don’t Look Down on the Defilements, They Will Laugh At You”
http://darma.info/
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

A DIVINDADE CONSAGRADA NO CORAÇÃO

É verdade que o leite contém manteiga, sementes de gergelim contêm óleo, e açúcar provém da cana. Mas se apenas segurar o leite na mão, você não obtém manteiga; o pavio da lâmpada não acende enchendo-a com sementes de gergelim; chacoalhar a cana não resultará em um banho de açúcar. Ao colocar os doces em uma bandeja em sua frente e recitar 108 vezes "doces, doces ..." sua língua pode saboreá-los? Da mesma forma, você estuda muitos livros sagrados e canta mantras e hinos. 

Naturalmente, o tempo gasto nessas atividades torna-se, assim, sagrado. Mas estes não estão ajudando-o a transformar o trabalho em que está envolvido em uma oferta aceitável a Deus. 

Você tem colocado em prática pelo menos um por cento do que lê ou recita? 

A mera leitura e canto não o livrarão do ciclo de nascimento e morte. Deus deve ser plantado firmemente na mente, o Deus onipresente deve ser consagrado no coração; Deus deve fluir com o sangue nas veias. Deus deve ser visualizado através do olho interior.

Sathya Sai Baba

Fonte: www.sathyasai.org.br
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

LIGAÇÃO CONSCIENTE

Pensai em ligar-vos conscientemente à cadeia viva das criaturas a fim de beneficiardes das correntes de energias que circulam de alto a baixo na criação. Será assim que recebereis o impulso, a inspiração, a sabedoria, o amor e as forças necessárias para a vida quotidiana. Perguntar-me-eis: «Mas não poderemos encontrar tudo isso em nós mesmos?» Durante algum tempo, talvez, mas depressa esgotareis as vossas reservas. Mesmo que tenhais iniciado grandes projetos, tereis de interromper os trabalhos, porque é impossível realizar algo de grandioso se não se estiver ligado a essa cadeia viva cujo primeiro elo, se assim se pode dizer, é o próprio Deus. É exatamente como uma lâmpada que imaginasse que consegue iluminar sem estar ligada à central elétrica. Não consegue, é a central que lhe envia a corrente; a lâmpada é apenas um condutor. Na realidade, quer queiramos, quer não, nós estamos ligados à Fonte Divina, mas esta ligação deve tornar-se consciente: desse modo, nós beneficiaremos dela plenamente para a nossa evolução e a de todas as criaturas do universo.

Omraam Mikhaël Aïvanhov

Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal