segunda-feira, 12 de novembro de 2012

DEUS GEOMETRIZA

Em culturas antigas, a ciência da geometria era considerada tão importante dentro da filosofia espiritual que foi considerada a mais próxima da Mente Divina. Portanto, não é em vão que na parte superior do pórtico da Academia de Platão, em Atenas, havia uma inscrição que dizia: “Não é permitido que entre alguém que não seja um Geômetra”. Estas convicções foram ensinadas a partir da crença que Deus criou o universo de acordo com um plano geométrico; que seu estudo e entendimento levaria a uma consciência mais profunda do Divino; e, que as representações terrenas de medidas e proporções em arquitetura eram consideradas estar em sintonia com a harmonia dos céus. O aforismo Hermético “como é em cima é em baixo” é fundamental para o entendimento e apreciação da geometria sagrada. O conceito de geometria sagrada está entrelaçada em muitas das tradições espirituais do mundo. A fusão das culturas hebraica e grega durante o início do cristianismo levou à filosofia do Platonismo Cristão. Quatro temas, relacionados aos números, formaram uma parte significativa desta nova ala de pensamento: aritmética como número puro, música, ou harmonia, como número no tempo; geometria como número no espaço; e astronomia-astrologia como número no espaço-tempo. No Islam, e em particular durante o período dourado da vida islâmica na Espanha Moura, a ciência da geometria sagrada e, de passagem, as ciências da filosofia, arquitetura, astronomia e astrologia foram estudadas diligentemente.

Não obstante, o conceito de Deus como Geômetra precede às culturas gregas, judaico-cristã e islâmicas, e nos leva a um período distante da história humana que não está documentada, exceto, única e possivelmente, pelo ensinamento da Sabedoria Eterna. Nas tradições Maçônicas, por exemplo, Deus como uma Trindade é conhecida como o “Superior”, o “Grande Geômetra” e o “Grande Arquiteto do Universo”. A maçonaria sugere ainda que o “Templo nos Céus”, feito sob a Majestade de Deus Trino, proporciona o arquetípico desenho para aquele que eventualmente existirá na Terra.

Ainda que não nos demos conta, a sagrada geometria está intrinsecamente relacionada com “Triângulos”. Através do “Trabalho de Triângulos” (*) está sendo modificado o desenho geométrico do veículo etérico planetário de “quadrados” para “triângulos”. Os quadrados representam o quaternário, o ser inferior ou personalidade. Muitos milênios se passaram onde o desenho do planeta etérico quadrado atraiu, absorveu e distribuiu energias específicas que ajudaram a dar forma à personalidade humana e a desenvolver a mente inferior. Agora estamos nos movendo rumo a uma era onde a cultura da alma deve ser nutrida na vida da humanidade e, consequentemente, o desenho etérico está mudando lentamente para o desenho de triângulos inter conectados. O símbolo do triângulo é usado há tempo para representar a natureza da Divindade. Chegar a ser o centro da Consciência Divina sobre o planeta é o destino nobre e profundo da humanidade.


(*) "Trabalho de Triângulos" é uma atividade de serviço mundial onde as pessoas se unem, mediante o pensamento, em grupos de três pessoas, para criar uma rede planetária de triângulos de luz e boa vontade.


Fonte do texto e da gravura: Boletim Triângulos, nº 181, setembro de 2012
Escola Arcana, Boa Vontade Mundial e Triângulos
http://www.lucistrust.org/es

O ALTÍSSIMO HABITA EM SEU ÂMAGO

Que o homem aprenda, então, a revelação de toda a Natureza, profundamente refletida; especificamente: que o Altíssimo habita em seu âmago; que as fontes da Natureza estão em sua mente, se aí se encontra o sentimento do dever. E se percebe que o grande Deus lhe fala, deve “entrar em seu quarto e fechar a porta”, como disse Jesus. Deus não se manifestará a covardes. O homem deve escutar muito a si mesmo, afastando-se de todas as expressões da devoção de outros homens. As preces dos outros devem mesmo ser-lhe perniciosas, até que ele tenha formulado a sua própria prece. A alma não faz apelo algum por si mesma. Nossa religião vulgarmente se apóia em números de crentes. Sempre que se apela para números (não importa quão indiretamente), nisto mesmo se está declarando que não se trata de religião. Aquele que sente Deus como um pensamento que lhe é doce e envolvente não conta sua companhia. Se eu me coloco nessa presença, quem ousará intrometer-se? Quando me ponho em perfeita humildade, quando me sinto arder em puro amor, que podem Calvino e Swedenborg dizer?

Ralph Waldo Emerson

Fonte: dos escritos Rosacruzes
Ordem Rosacruz (AMORC)
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

A COMPREENSÃO DA VONTADE DE DEUS É A NOSSA VONTADE LIVRE



EU SOU O QUE O CRIADOR É. LOGO:

EU SOU O CRIADOR FEITO CARNE. EU SOU A VIDA ETERNA. EU SOU A ETERNIDADE DO AMOR. EU SOU O ETERNO AGORA.

EU SOU a vontade divina, herança divina em cada homem. Quando a LUZ DO — EU SOU — começa a brilhar em nós, já não nos é possível fazer outra coisa, senão cumprir com SUA LEI E VONTADE. Aqui atua o livre-arbítrio, para eleger e decretar nosso proceder em nossas vidas e mundos.
 
Deus, somente, pode atuar em nossas vidas e mundos, de acordo com a nossa direção consciente.

Devemos gravar estas palavras com letras de fogo em nossas mentes. 
 
Esta é a nota chave: A COMPREENSÃO DA VONTADE DE DEUS É A NOSSA VONTADE LIVRE.
 

Dr. Jorge Adoum .'.
Fraternitas Rosicruciana Antiqua


Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

BUDISMO - DESFAZENDO EQUÍVOCOS


Se você quer milagres, não procure o buddhismo. O supremo milagre para o buddhismo é você lavar seu prato depois de comer.

Se você quer curar seu corpo físico, não procure o buddhismo. O buddhismo só cura os males de sua mente: ignorância, cólera e desejos desenfreados

Se você quiser arranjar emprego ou melhorar sua situação financeira, não procure o buddhismo. Você se decepcionará, pois ele vai lhe falar sobre desapego em relação aos bens materiais. Não confunda, porém, desapego com renúncia.

Se você quer poderes sobrenaturais, não procure o buddhismo. Para o buddhismo, o maior poder sobrenatural é o triunfo sobre o egoísmo.

Se você quer triunfar sobre seus inimigos, não procure o buddhismo. Para o buddhismo, o único triunfo que conta é o do homem sobre si mesmo.

Se você quer a vida eterna em um paraíso de delícias, não procure o buddhismo, pois ele matará seu ego aqui e agora.

Se você quer massagear seu ego com poder, fama, elogios e outras vantagens, não procure o buddhismo. A casa de Buddha não é a casa da inflação dos egos.

Se você quer a proteção divina, não procure o buddhismo. Ele lhe ensinará que você só pode contar consigo mesmo.

Se você quer um caminho para Deus, não procure o buddhismo. Ele o lançará no vazio.

Se você quer alguém que perdoe suas falhas, deixando-o livre para errar de novo, não procure o buddhismo, pois ele lhe ensinará a implacável Lei de Causa e Efeito e a necessidade de uma autocrítica consciente e profunda.

Se você quer respostas cômodas e fáceis para suas indagações existenciais, não procure o buddhismo. Ele aumentará suas dúvidas.

Se você quer uma crença cega, não procure o buddhismo. Ele o ensinará a pensar com sua própria cabeça.

Se você é dos que acham que a verdade está nas escrituras, não procure o buddhismo. Ele lhe dirá que o papel é muito útil para limpar o lixo acumulado no intelecto.

Se você quer saber a verdade sobre os discos voadores ou sobre a civilização de Atlântida, não procure o buddhismo. Ele só revelará a verdade sobre você mesmo.

Se você quer se comunicar com espíritos, não procure o buddhismo. Ele só pode ensinar você a se comunicar com seu verdadeiro eu.
 
Se você quer conhecer suas encarnações passadas, não procure o buddhismo. Ele só pode lhe mostrar sua miséria presente.

Se você quer conhecer o futuro, não procure o buddhismo. Ele só vai lhe mandar prestar atenção a seus pés, enquanto você anda.


Se você quer ouvir palavras bonitas, não procure o buddhismo. Ele só tem o silêncio a lhe oferecer.

Se você quer ser sério e austero, não procure o buddhismo. Ele vai ensiná-lo a brincar e a se divertir.

Se você quer brincar e se divertir, não procure o buddhismo. Ele o ensinará a ser sério e austero.

Se você quer viver, não procure o buddhismo, pois ele o ensinará a morrer.

Se você quer morrer, não procure o buddhismo, pois ele o ensinará a viver. 

Reverenda Yvonette Silva Gonçalves 

Fonte: http://www.monjacoen.com.br/textos-budistas/textos-diversos/162-desfazendo-equivocos
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal