quarta-feira, 14 de novembro de 2012

COMO ALCANÇAR A VERDADEIRA META

Alcançaremos nossa verdadeira meta através do seguinte: desinteresse, inocuidade e discurso ético; empenho crescente por perfeição; serviço abnegado; estudo; meditação; perseverança; paciência.

Desinteresse, inocuidade e discurso ético nos ajudarão a tingir a nossa verdadeira meta. O empenho crescente é necessário para manter a pessoa caminhando em direção à sua meta. Existem grandes perigos aguardando os que, no Caminho, relaxam e se acomodam, ou, no Caminho, se envolvem com atividades inúteis. O empenho crescente é necessário para manter afiada a espada da nossa vontade.

O serviço abnegado mantém uma pessoa no Caminho certo em direção à meta porque todo verdadeiro serviço abnegado liberta uma parte do seu verdadeiro "Self".

O estudo do que é mais essencial é importante, usando a ciência esotérica como guia.

A meditação, que é a contínua  comunicação com a sua meta e propósito, é um aspecto importante para atingir a meta.

A perseverança, um esforço crescente direção à meta, é necessária.

A paciência, a capacidade de ver as coisas na luz do Eterno, nos ajudará no caminho para a nossa meta.

Esses sete passos serão os nossos maiores companheiros no Caminho.

Existem nove forças que nos puxam para baixo no alcançar da nossa meta. São: ganância, medo, raiva, ciúme, maledicência, maldade, ego, vaidade e vingança. Nós somos envenenados por essas forças; perdemos a força e o incentivo para escalar a montanha porque essas forças curto circuitam o nosso sistema de energia. Se alguém está ansioso para atingir a meta, deve tentar livrar-se deles, ou então elas o puxarão para baixo. 

Muitos de nós fracassam quando se identificam com o trabalho e perdem de vista o propósito do trabalho.

Torkom H. Saraydarian

Fonte: do livro "O Senso de Responsabilidade na Sociedade"
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal


A ÁRVORE DA VIDA E A VISÃO FRAGMENTADA

Entre os diversos códigos contidos na passagem de Adão e Eva, no Jardim do Éden, encontramos duas diferentes "árvores". Uma é chamada "Árvore da Penetração do Bem e do Mal" e a outra é chamada rvore da Vida". 

A primeira "árvore" indica algo muito diferente da interpretação literal, que ouvimos desde crianças. Ela indica a visão fragmentada que nos faz enxergar o mundo físico, ou mundo dos dez por cento, completamente separado do mundo dos outros noventa por cento.

Já a Árvore da Vida vem a representar o mundo dos cem por cento, ou a consciência que permite-nos identificar nosso mundo físico como parte integrada à diversas outras dimensões. Esta estrutura é alimentada por uma substância primordial e infinita, que é a origem e satisfação de todos os nossos desejos, denominada Luz. E o desejo de receber esta luz é a nossa essência e o que nos mantém vivos.

Mas se temos disponível uma infinita fonte de luz e nossa essência é o desejo de receber luz como se explicaria o fato de tantas pessoas passarem a vida repletas de escuridão e sombra?

O problema é que no caminho extra físico pelo qual esta luz se propaga, desde sua emanação até chegar aqui em nós, existem dez diferentes cortinas. O mundo físico, dos dez por cento aparentes, no qual vivemos, se encontra após a décima cortina, e é portanto onde se tem menor visão da totalidade. Por ficar delimitado por uma cortina passamos a achar que ele é tudo que existe.

Assim, quando surgem os obstáculos em nossa vida, normalmente os enxergamos apenas pela ótica mais aparente. Desta forma enxergamos apenas a ponta de todo o processo. E fica muito difícil resolver um problema enxergando, no máximo, um décimo de sua totalidade. Surgem então aqueles inúmeros problemas sem solução:

. Minha crise financeira não tem mais saída.

. Nunca tive sucesso em minha vida afetiva.

. Estou sempre com uma doença diferente.

Todos estes impasses, situações aparentemente sem solução, que assistimos com frequência em nosso cotidiano, são visões fragmentadas da realidade, de quem enxerga apenas o mundo aparente dos dez por cento. Quando passamos a enxergar a totalidade, ou seja, o mundo dos cem por cento, nossa visão se amplia em dez vezes e passamos a identificar um tesouro em cada obstáculo com que nos deparamos. Algo essencial para o nosso crescimento, pois somente vendo-se além do aparente é que é possível entender a profunda dinâmica relacionada a tudo aquilo que se apresenta em nosso caminho.

Ian Mecler

Fonte: Portal da Cabala
www.portaldacabala.com.br
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

MEDICAÇÃO


Aceite-se, tal que é, buscando melhorar-se.

Suporte com paciência as provas do caminho.

Se você caiu, erga-se logo para seguir adiante.

Se já conhece o que seja tentação, já sabe claramente como evitá-la.

Deixe de criar motivações a sofrimentos de que não tem necessidade.

Abstenha-se de relações que lhe prejudiquem a paz.

Não tente sanar amarguras da alma com medicações que lhe criem exagerada dependência.

Cultive fortaleza de ânimo e acolha a realidade, tal como se apresenta.

Faça todo bem que puder, auxiliando a todos, mesmo quando não possa estar com todos.

Trabalhe sempre, confiando em Deus.

Não diga que isso é óbvio ou que você já sabe tudo isso, porque os planos do bem devem ser infinitamente repetidos e a construção mais simples é sempre a mais difícil de se fazer.


Francisco Cândido Xavier / André Luiz 

Fonte: do livro "Sinais de Rumo"
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

VOCÊ FOI CAPAZ DE SER VOCÊ MESMO?

Nunca tente ser outra pessoa. Apenas tente descobrir quem você é, e permita-se ser, aceite isso, dê-lhe as boas-vindas, deleite-se nisso, aprecie, de modo que seu ser seja nutrido, de modo que ele cresça.

Através de você, Deus está tentando se tornar alguém que ele nunca tentou antes.


Deus não é repetitivo; sua criatividade é infinita. Ele nunca dirige o mesmo modelo novamente — ele não é um Henry Ford.


Ele é absolutamente inventivo: todos os dias vai tentando o novo, o fresco, nunca tem o incômodo de repetir um modelo novamente, vai sempre aperfeiçoando; é um grande inovador. É isso que é criatividade.


Assim, não tente se tornar um Jesus — porque então Deus não o receberá.


Um hassídico estava morrendo. Seu nome era Josias. Alguém lhe perguntou:

 
— Você orou a Deus, já fez a sua paz com Deus? Tem certeza de que Moisés será uma testemunha sua?
 
Josias olhou para o questionador e respondeu:
 
— Não estou preocupado com Moisés, porque, quando estiver frente a frente com Deus, sei perfeitamente bem que ele não me perguntará: "Josias, por que você não foi um Moisés?" Ele me perguntará: "Josias, por que você não foi um Josias?"  Assim, estou preocupado comigo. Parem de falar absurdos! Moisés — o que eu vou fazer com Moisés? Toda a minha vida foi um desperdício nisso. Agora estou morrendo e encarando a verdadeira questão que ele me perguntará: "Você foi um Josias ou não? Eu o fiz para você ser alguém especial, alguém único. Você alcançou esse pico ou não? Você perdeu a oportunidade?"
Deus lhe perguntará certamente: "Você foi capaz de ser você mesmo?"

Nenhuma outra pergunta pode ser feita.


Osho, em "Palavras de Fogo: Reflexões Sobre Jesus de Nazaré"

Fonte: www.palavrasdeosho.com
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

A MESMA ESSÊNCIA

Muitos se preocupam com questões sobre a multiplicidade da Divindade. A mesma corrente ativa o ventilador e dá vento, ilumina a lâmpada e dá luz, aquece o fogão e cozinha, move as rodas de um trem. Os instrumentos são diferentes, mas o energizador interno é o mesmo. Algumas lâmpadas são de 40 watts e outras são de 60, 100 ou 1000 watts. Assim, embora a corrente seja uma, a iluminação varia. Nome e forma não são essenciais, focalize a verdade interior. Tomemos o caso de seu próprio corpo - a mão é um membro do corpo; ela tem dedos; eles têm unhas e assim por diante. Através de cada parte desse e de cada outro membro, flui a mesma força vital. Assim, também, neste universo, que é o corpo de Deus, todo ser é uma parte, sustentado pela mesma essência divina. Então, honre a todos, reverencie o Divino essencial.

Sathya Sai Baba

Fonte: www.sathyasai.org
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

A VIDA...

A vida... Sim, primeiro que tudo, a vida. Qualquer que seja o domínio que estudeis ou no qual exerçais a vossa atividade, deveis pôr a vida no centro e ver essa vida na sua dimensão mais ampla, mais elevada. Só quando já vos ancorastes no essencial é que podereis permitir-vos ir fazer explorações noutros terrenos. A partir do momento em que começastes a trabalhar sobre o essencial, o que fazeis depois beneficia dessa luz e ganha para vós um outro sentido, uma outra dimensão. Não só vós conseguis um melhor conhecimento das coisas pelo intelecto, como, ao mesmo tempo, se desencadeia um processo no mais profundo de vós mesmos, pois entrastes de novo em relação com o todo: vós comunicais com as correntes subtis do universo, estais mergulhados no seio da vida cósmica, participais nessa vida em harmonia com todas as criaturas visíveis e invisíveis, o vosso campo de consciência alarga-se e enriquece-se infinitamente.

Omraam Mikhaël Aïvanhov

Fonte: www.prosveta.com
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal