segunda-feira, 26 de novembro de 2012

FULGOR DE LUZ DA MENTE

Um dos grandes axiomas da nova ordem de ideias, é o de que o pensamento possui poder criativo, e como toda a superestrutura depende desta base, será útil examiná-la cuidadosamente.

O ponto de partida é o de que o pensamento, ou ação puramente mental, é a única fonte possível, da qual a criação existente pode ter se manifestado, e é baseado nisso que tenho salientado a importância da origem do cosmos (...). Por conseguinte, (...) toda a manifestação  é, em essência, a expressão de um Pensamento Divino.

Sendo assim, nossa própria mente é uma expressão de um Pensamento Divino. O Pensamento Divino criou algo que é capaz de pensar. A questão é saber se o pensamento tem a mesma qualidade criativa da Mente Geradora.

Thomas Troward


A tal ponto é (a mente) dotada de poder criativo, que podemos justificadamente afirmar que nosso corpo é, verdadeiramente, aquilo que pensamos que ele seja. 

O grande Lamarck, embora predominantemente homem de ciência, compreendeu este ponto, a certo grau, quando afirmou que todo crescimento se processa de dentro para fora. E o evangelista Marcos, ainda que extraindo sua informação de uma fonte totalmente diversa, (...) chegou à mesma conclusão e a expressou nas memoráveis palavras: "Portanto vos digo que tudo o que pedires, orando, crede que o recebereis, e tê-lo-eis". 

Não nos apressemos; plantemos a semente do desejo; consideremos nossas criações mentais como realidades espirituais e deixemos que a Divina Inteligência faça o resto. Portanto, "aquele que crê não se apressará" constitui uma das maiores verdades científicas já enunciadas. 

Dificilmente encontramos uma obra devotada à análise de questões filosóficas ou religiosas que deixe de nos prevenir contra o poder destrutivo da dúvida, ao mesmo tempo incutindo em nossa mente a eficácia da fé.

William Kearny Carr


Todo ser humano deveria aprender a captar e atentar para o fulgor de luz que lampeja por sua mente, provindo de seu âmago, mais do que o brilho do firmamento de menestréis e sábios. No entanto, despreza ele, instantaneamente, seu pensamento, porque é seu.

Em toda obra de gênio, reconhecemos nossos próprios pensamentos rejeitados; eles voltam para nós com uma certa estranha majestade. (...) Um estranho dirá, com magistral bom senso, precisamente o que sempre pensamos e sentimos, e seremos forçados a receber de outrem, envergonhados, nossa própria opinião.

Ralph Waldo Emerson





Fonte: de ensinos Rosacruzes (Ordem Rosacruz - AMORC)
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

A LIVRE INICIAÇÃO MARTINISTA


Aquele que se encontra na senda que o levará à iluminação, sempre imagina aquele momento sagrado em que a descida da Pomba Dourada do Espírito Santo elevará o seu nível de consciência ao nível cósmico, revelando os mistérios da existência e trazendo a tão almejada Paz Profunda.


Para que este nível de consciência cósmica ou crística seja alcançado, o aluno ou discípulo deve ser orientado por um professor ou mestre que lhe dará o estímulo e os elementos de trabalho para tão alto nível de consecução. Este é aquele momento especial que se diz que quando o discípulo estiver preparado o mestre aparecerá. 

Imagina-se que tal encontro, entre mestre e discípulo, possa ocorrer em um nível objetivo ou psíquico, e o iniciador, através de uma cerimônia mágica, transmite a Luz para o iniciando.

Neste momento lhe é revelado a Palavra Perdida, o Verbo da Criação, as poderosas vibrações segundo as quais o universo veio a existir, proporcionando ao discípulo harmonizar-se com a hierarquia das vibrações celestiais, tornando-se ele também um criador, a palavra viva, o verbo que se fez carne. 

O Cristo foi a Luz do Mundo e, emulado, leva-nos ao reino dos céus. Tal como os Apóstolos foram iluminados pelo Espírito Santo, esperamos que na ocasião apropriada, possa cada um de nós, quando devidamente preparado, receber tamanha graça e assim unir nossa consciência à do Pai Celestial.

No evangelho de São João temos as seguintes passagens, referentes ao ritual de transmissão do Espírito Santo, que levaria à consciência crística:

Versículo 20: Aparições aos discípulos

Na tarde do mesmo dia, que era o primeiro da semana, os discípulos tinham fechado as portas do lugar onde se achavam (...). Jesus veio e pôs-se no meio deles . Disse-lhes ele: "A paz esteja convosco!" Dito isto, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos alegraram-se ao ver o Senhor. Disse-lhes outra vez: "A paz esteja convosco! Como o Pai me enviou, assim também eu vos envio a vós." Depois destas palavras soprou sobre eles dizendo-lhes: "Recebei o Espirito Santo. Àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhe-ão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos."

Atos dos Apóstolos: A ascensão

E comendo com eles, ordenou-lhes que não se afastassem de Jerusalém, mas que esperassem aí o cumprimento da promessa de seu Pai, "que ouvistes," disse ele, "da minha boca: porque João batizou na água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo daqui a poucos dias." 

Assim reunidos, eles o interrogavam: "Senhor, é porventura agora que ides restaurar o reino de Israel?" Respondeu-lhes ele: "Não vos pertence a vós saber os tempos nem os momentos que o Pai fixou em seu poder; mas descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força, e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até os confins do mundo".

Dizendo isto, elevou-se (da terra) à vista deles, e uma nuvem o ocultou aos seus olhos. Enquanto o acompanhavam com seus olhares, vendo-o afastar-se para o céu, eis que lhe aparecem dois homens vestidos de branco, que lhes disseram: "Homens da Galiléia, por que ficais aí a olhar para o céu? Este Jesus acaba de vos ser arrebatado para o céu, voltará do mesmo modo que o vistes subir para o céu."

Atos dos Apóstolos: Vinda do Espírito Santo

Chegando o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente veio do céu um ruído, como se soprasse um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. Apareceram-lhes uma espécie de línguas de fogo, que se repartiram e repousaram sobre cada um deles. Ficaram todos cheios do Espírito Santo, e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.

Saint-Martin era detentor de uma iniciação que remontava, supomos nós, ao cristo e a sua escola secreta. Para o discípulo devidamente preparado, através de um momento mágico e único, a transmitia, junto com a autoridade para que este fosse livre para passá-la adiante, formando assim, um elo de uma corrente que, através do cristo, os ligava ao reino da sublime Luz. 

Com o intuito de garantir a regularidade desta livre iniciação, que segundo Papus é revelado ao iniciando o significado sagrado de "Duas Letras e Alguns Pontos", organizou (Saint-Martin) em 1891, um Supremo Conselho de Livre Iniciadores e fundou a Ordem Martinista, dividindo-a em quatro partes ou quatro graus:

1- Grau Associado
2- Grau Místico ou Iniciado
3- Grau dos Superiores Incógnitos ou S.'. I'.'
4- Grau dos Filósofos Desconhecidos, dos Superiores Incógnitos Iniciadores ou dos Livres Iniciadores (S.'. I'.' IV, S.'. II'.' ou L.'. I'.')

Desta forma, aqueles possuidores do quarto grau seriam Livres Iniciadores, detentores, tal como Saint-Martin, do poder de, por livre escolha, iniciar aqueles que estivessem preparados.

Obviamente, haviam aqueles Livres Iniciadores que permaneceram independentes de qualquer ordem martinista, os denominados Martinistas Livres ou Free Martinistas, que até hoje, incognitamente, perpetuam o trabalho de Saint-Martin.

Assim, espera-se que uma Ordem Martinista, comprometida com a livre iniciação de Saint-Martin e com a sua divisão em graus, estabelecida por Papus, crie um Conselho Supremo de Livres Iniciadores, devidamente confirmados na cadeia de iniciações, com a finalidade de garantir:

I - Que todos os membros tenham acesso aos quatro graus obtendo assim a Iniciação Completa estabelecida por Saint-Martin;

II - Que os rituais originais utilizados por Papus para as iniciações aos graus não sejam modificados, para que assim não se elimine elementos importantes da Livre Iniciação original de Saint-Martin e, por razões semelhantes, que se garanta a autenticidade dos rituais de abertura e fechamento dos 4 graus.

III - Que aqueles que presidirem as iniciações a todos os graus sejam comprovadamente S.'. I'.' IV, ou seja, Livres Iniciadores;

IV - Que todas as iniciações sejam devidamente registradas, com a emissão dos respectivos certificados autenticados e constando a identificação do Livre Iniciador, com seu nome místico e código na Cadeia Mágica de Livres Iniciadores;

V - Que o estabelecimento do nome místico, não similares, com a sua codificação correta na Cadeia Mágica de Livres Iniciadores, fique restrito somente aqueles que efetivamente obtiverem o Grau IV de Livre Iniciador.



Pitah-Go-Ra

S.'. I'.'



Fonte: http://www.professores.uff.br/pitagoras/mexas/cristo-cosmico/livreinicmart.html 
Fonte das Gravuras: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:The-Martinist-Pentacle.jpg
http://www.rdpizzinga.pro.br/livros/principiosmartinistas/martinismo.html

COMO REAGIMOS INTERIORMENTE?


Se examinarmos nossas vidas, veremos que a real insatisfação, angústia e mal-estar que experimentamos não são causados por condições externas, mas pela forma como reagimos interiormente a elas. 

Não podemos negar que as condições externas difíceis existem, mas precisamos reconhecer que alguém com algum controle sobre os processos internos da mente não vivencia a mesma impotência e sofrimento face às perdas, adversidades e doenças, comparado a uma pessoa cuja mente não foi treinada.


Chagdud Tulku Rinpoche



Fonte: "O Treinamento da Mente no Cotidiano"
http://darma.info/
Fonte da Gravura: IA(AI)

VERDADEIRA LIBERDADE



Quereis sentir-vos livres? Trabalhai para enobrecer os vossos pensamentos e os vossos sentimentos, pois a verdadeira liberdade é a liberdade interior. Evidentemente, também é desejável ser livre nos seus movimentos no plano físico, mas considerai que esta liberdade é secundária. A única liberdade a que vale a pena aspirar é a liberdade interior, pois de que vos servirá poder ir livremente onde quereis se transportardes em vós pensamentos e sentimentos que vos envenenam, vos atam de pés e mãos e, um dia, acabarão por reter-vos na cama? De que liberdade poderemos falar então? Por isso, não procureis tanto a liberdade física, pois, muitas vezes, é ela que proporciona todas as possibilidades para vos perderdes e cairdes em armadilhas. Procurai antes a sabedoria, o amor, a verdade, a justiça, a bondade, pois desse modo, onde quer que estejais e quaisquer que sejam as condições, sentir-vos-eis livres.



Omraam Mikhaël Aïvanhov

Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal