quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

A MENTE NÃO É NOSSA INIMIGA

Todos nós temos coisas que, para nós, não tem preço. Você já parou para pensar qual é a coisa mais preciosa que possui neste mundo? Qual é a única coisa que você possui que, se lhe fosse tomada, você nunca seria o mesmo de novo? Pense sobre isso. Pare um minuto, feche seus olhos.

Você poderia responder que o relacionamento especial que tem com alguém é a coisa mais preciosa do mundo. Ou poderia responder que sua saúde, assim como a saúde daqueles que estão à sua volta, é o que há de mais precioso. Talvez você tenha uma resposta diferente. Entretanto, quando você leva essa pergunta cuidadosamente em consideração, será que não existe algo que está acima de tudo isso?

Eu diria que nossa consciência primordial pode ser considerada nossa dádiva mais inestimável. Nós geralmente nem paramos para pensar nisso. Mas como poderíamos estabelecer um relacionamento se nossas mentes não funcionassem? Qual seria o valor de nossa excelente saúde física se não pudéssemos apreciar as melhores coisas que a vida nos oferece? Em resumo, qual seria o valor de qualquer coisa se não estivéssemos completamente cientes de sua existência? Na verdade, a única razão pela qual algo nos é precioso é porque estamos cientes de seu valor.

Alguns tradicionais ensinamentos espirituais parecem insinuar que a mente é nossa inimiga. Nossos pensamentos nos mantêm perdidos em uma ilusão de dualidade. Se nós pararmos a mente, poderemos atingir o mais alto nível de iluminação. Esta ideia pode ser enganosa. É verdade que a vasta maioria de nossos processos mentais não nos leva a lugar algum. Mas a mente adiciona uma dimensão à nossa consciência natural que nos diferencia da vida animal.

Devemos tomar as rédeas da mente e, ao mesmo tempo, devemos entender que a mente não é nossa inimiga. Ela é tudo de que dispomos e nos permite dar valor a tudo que consideramos precioso nesta vida. Sem a consciência primordial humana, nunca poderíamos vivenciar nossos próprios processos e, o que é mais importante, a conexão com o Divino não seria possível.


Rav David A. Cooper


Fonte: “A Cabala e a prática do Misticismo Judaico”
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

ATOS HARMÔNICOS E ENCADEADOS

A vida do homem é um drama lógico e harmônico, cujas cenas e decorações mudam, variam ao infinito, mas não se apartam nunca, um só instante, da unidade do objetivo nem da harmonia do conjunto.

Só quando voltarmos para o mundo invisível é que compreenderemos o valor de cada cena, o encadeamento dos atos, a incomparável harmonia do todo em relações com a vida e a unidade universais.

(...) Dirijamo-nos aos nossos fins, como os rios se dirigem para o mar - fecundando a terra e refletindo o céu.


Léon Denis



Fonte: do livro "O Problema do Ser, do Destino e da Dor"
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

RECORDAÇÕES FRAGMENTADAS

Assim como as fibras do cérebro são as últimas a se consolidarem no veículo físico em que encarnamos na Terra, a memória perfeita é o derradeiro altar que instalamos, em definitivo, no templo da nossa alma, que, no planeta, ainda se encontra em fases iniciais de desenvolvimento.

É por isso que nossas recordações são fragmentárias...

Todavia, de existência em existência, de ascensão em ascensão, nossa memória gradativamente converte-se em visão imperecível, a serviço de nosso espírito imortal...


Francisco Cândido Xavier/André Luiz


Fonte: do livro "Entre a Terra e o Céu"
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal