sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

7 RAIOS: PLANETAS E RESPECTIVOS 7 TIPOS DE MEDITAÇÃO

Como sabem, a meditação, junto com a capacidade de ser inofensivo (mental, emocional e fisicamente) e a qualidade de serviço, são os três pontos básicos para avançar no caminho.

Neste artigo serão expostas as 7 diferentes formas de meditar segundo o raio Egoico ou da Alma da pessoa que medita.

A meditação é a atitude que harmoniza a tríade inferior (personalidade) com a energia da Alma e mais tarde, e graças ao equilíbrio conquistado, nos aproxima da Mente Abstrata – Intuição – e Vitalidade Espiritual.

Dito de outra forma, a meditação é a atitude que harmoniza nosso interior com as circunstâncias, pois não há de se esquecer que Deus está em tudo.

Para empreender uma meditação com resultados positivos e equilibrados, é muito importante ter uma motivação altruísta, bom senso, não ser impaciente e ter um feliz senso de proporção frente às necessidades mais imediatas

1º Raio de Poder: O método de meditação ou união deve ser a aplicação dinâmica da vontade aos veículos inferiores. É como uma potente concentração de propósito, que anula todos os obstáculos, abrindo um Caminho de ligação com o superior.

O poder do Sol velando Vulcano: construir e abrir caminhos através da vontade. A qualidade do desapego controla a personalidade e potencializa a liberdade da Alma.

2º Raio de Amor-Sabedoria: Neste caso a linha de menor resistência se encontra na expansão e na inclusão gradual. Não é tanto um impulso para a frente, mas a gradual expansão de um centro interno, até incluir os que nos rodeiam, o meio ambiente, as almas afins, o Mestre, incluindo a todos na consciência.

A benignidade de Júpiter: a capacidade de se expandir e compreender a partir do coração.

3º Raio de Atividade–Adaptabilidade: É o método da adaptação sistemática de todo o conhecimento e de todos os meios para alcançar a meta percebida. É o processo de utilizar os muitos para o uso de um; é açambarcar o material e as qualidades necessárias para ajudar o mundo, e é o acúmulo de informações, por meio do amor e da discriminação.

O equilíbrio de Saturno: esta energia é a que nos oferece a oportunidade de sermos práticos e honestos e, portanto, muito produtivos.

4º Raio de Harmonia: O método é a compreensão interna da beleza e a harmonia do sistema solar. É o esforço e a compreensão para harmonizar as notas, tons e cores próprios com os de nossos semelhantes. Seus expoentes desenvolvem a música, o ritmo e a pintura. Recolhem-se em si mesmos para abarcar o aspecto vida da forma. A manifestação externa deste aspecto vida se revela no mundo mediante o que chamamos de arte.

A intuição de Mercúrio: esta versátil energia conhece de perto o divino e o mundano e em sua atividade gera a criatividade que nestes níveis de reflexão necessariamente se expressa como beleza.

5º Raio de Conhecimento Concreto ou Ciência: Esta forma de meditar consiste na aplicação intensa da mente concreta em algum problema para oferecer serviço; é a concentração de todas as qualidades mentais e o controle da natureza inferior, e assim transcender o que impede a descida do conhecimento superior. Envolve também o elemento vontade (como se há de supor) que dá como resultado a extração da informação desejada, da fonte de todo conhecimento. A mentalidade impulsionando o homem à perfeição e forçando-o a utilizar todos os seus conhecimentos em amoroso serviço à raça.

A verdade em Vênus: esta energia nos põe em contato com a realidade das “coisas” graças à sua capacidade de ser e estar. Aqui não há erros, a ciência o demonstra.

6º Raio da Devoção: Aqui a forma de abordagem através da meditação é uma dedicação concentrada por meio do amor, para algum indivíduo ou ideal. O homem aprende a ser includente pelo amor a uma pessoa ou ideal; concentra todas as suas faculdades e esforços na contemplação do que se requer sacrificando-se por esta pessoa ou ideal para alcançar a liberação. É o método do fanatismo divino.

O sentimento de Netuno: esta energia oferece a Fé para derrotar todas as dificuldades. A emoção do plexo solar é seu poder, o impulso é sua intuição. O veleiro sulca o mar.

7º Raio da Lei Cerimonial ou Magia: o método de abordagem é a compreensão e glorificação da forma. A divindade está em si mesmo e, portanto, a forma é sua expressão. A ordem, a regra, a compreensão do homem/mulher, e do porque e como deve ser manipulada a lei, liberam o Ser do controle da personalidade. É a aplicação inteligente da Lei à própria vida e assim melhorar as condições que lhe rodeiam. A construção de uma forma nova anula o velho. Muitos ocultistas pertencem a este raio.

A luz de Urano: esta energia é o poder de Deus através da Lei na matéria. Daí que seu símbolo seja o raio: o poder que penetra a terra. No correto ritual e ordem reside a magia do que os olhos não podem ver.

Espero que estes textos nos sirvam para que possamos conhecer mais de perto a qualidade da nossa Alma e poder assim utilizar de forma mas prática a sua energia.


David C.M.



Fonte do texto e da gravura: LOGOS - Grupo de Investigação em Astrologia Esotérica
http://logosastrologiaesotericaport.blogspot.com/2013/01/7-raios-planetas-e-respectivos-7-tipos.html

FÉ E CRENÇA

A fé não é um sentimento irracional, ela fundamenta-se nas experiências que nós fizemos ao longo das nossas encarnações passadas e que se inscreveram na nossa alma. Sim, é tudo o que o homem estudou, verificou e viveu nas suas experiências anteriores que está na origem da sua fé. Só se pode ter fé naquilo que se experimentou, de outro modo não se pode falar de fé mas simplesmente de crença. Se tendes fé em Deus, é porque comunicastes com Ele, contatastes com Ele, e esse contato deixou em vós uma marca tão forte que já não podeis duvidar, a fé em Deus está inscrita em vós.

Só podeis dizer que determinado caminho conduz a determinada estação se conhecerdes o itinerário. Mas, se disserdes que, passando por um determinado lugar, chegareis a palácios e jardins e depois só encontrardes pântanos e precipícios, isso acontece porque fostes impulsionados somente pelo desejo de crer e não pela certeza da fé. 

A crença é o resultado de um desejo subjetivo: imagina-se que ele se realizará, mas, na maior parte das situações, não é isso que acontece. A fé, pelo contrário, é uma certeza absoluta que conduz a uma realização.


Omraam Mikhaël Aïvanhov



Fonte: www.prosveta.com
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

OITO PREOCUPAÇÕES MUNDANAS


A tradição budista lida com as preconcepções sobre o sucesso como prioridade com um diagnóstico diferencial de oito partes chamado de “as oito preocupações mundanas”, oito direções para a busca da felicidade baseadas em suposições não investigadas. A fixação nessas preocupações subverte nossos melhores esforços, conduzindo ao sucesso falso ou frustração real.

As oito preocupações mundanas consistem em quatro pares de prioridades: buscar aquisições materiais e evitar sua perda; buscar o prazer dirigido pelo estímulo e evitar o desconforto; buscar o elogio e evitar a crítica; e manter a boa reputação e evitar a má reputação. Essas oito preocupações resumem, em geral, nossa motivação pela busca da felicidade, e este é exatamente o problema. As oito preocupações mundanas — que não são erradas em si — são a base de nossa motivação, e é a motivação, mais do que qualquer outro fator, que determina o resultado da prática espiritual.

Não há nada de errado em adquirir bens materiais — um carro, uma casa; e, inversamente, a pobreza não é necessariamente uma virtude. Não há nada de errado em aproveitar um pôr-do-sol, um bom livro, uma conversa agradável ou uma bela música. Não é errado ser elogiado. Ser amado e respeitado pelos outros também não é errado.

Por outro lado, não é ruim ser criticado pelos outros se você estiver levando uma vida benéfica e significativa. Muitos praticantes bem-sucedidos no darma estão contentes e felizes vivendo em total pobreza. A reputação pode melhorar e piorar, mas é possível que o contentamento permaneça constante. A verdadeira fonte da felicidade não está no domínio das oito preocupações mundanas. Ricos, pobres, elogiados, criticados, estimulados, entediados, respeitados, ultrajados — nenhuma dessas preocupações mundanas em si são fonte de felicidade. Nem impedem a felicidade.

O problema é que, quando nos concentramos nas preocupações mundanas como um meio para a felicidade, a vida se torna um jogo de dados. Não há garantias. Se você aspira à riqueza material, pode não conquistá-la, e se conseguir, não há garantias de que será feliz. Se aspira ao prazer, quando o estímulo acabar, a satisfação também terminará. Não existe felicidade duradoura em sair correndo atrás do prazer. As pessoas que são respeitadas e famosas tendem a ter os mesmos problemas pessoais que as outras.

A deficiência fatal das oito preocupações mundanas é que elas são Darma falsificado, modos mal dirigidos de buscar a felicidade e — ao confundir habitualmente as preocupações mundanas com o Darma genuíno — nossos esforços para atingir a felicidade genuína são continuamente sabotados.


B. Alan Wallace



Fonte: “Buddhism with an Attitude” (2001, pg. 15)
http://darma.info/
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal