segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

APARÊNCIAS


Muitas vezes, em sua ignorância, você se sente pequeno, miserável, sente que as pessoas más, gananciosas e cruéis são mais felizes que você e que isso é injustificável. Você está ferido e sente que é injusto que você, que é tão verdadeiro, tão amoroso, tão virtuoso, deva sofrer. 

Apenas reflita sobre isso. Eles são tão felizes como você imagina e é a sua condição, tão ruim quanto você retrata ser? Investigue por um minuto e você saberá a verdade por si mesmo. 

Aparências externas são, muitas vezes, como potes de veneno pintados. Os corações das pessoas que não aderem à Retidão não conhecem paz - elas são, provavelmente, tão miseráveis como você, se não mais. Acredite que a Retidão nunca o trairá; ela garantirá maior alegria do que pode ser adquirida por todos os outros meios.



Sathya Sai Baba



Fonte: www.sathyasai.org
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

A BUSCA PELO AMANTE ETERNO


Todos vocês estão em busca de um amor secreto. E todos vocês estão tentando encontrá-lo em alguém.

Daí a frustração de todos os amantes, exceto daqueles aos quais nunca foi permitido se encontrarem. Somente aqueles que nunca foram permitidos se encontrar serão lembrados por séculos, pelo seu grande amor. No Oriente nós conhecemos Shiri e Farhad, Laila e Majnu.

E porque nunca lhes foi permitido se encontrar por seus pais e pela sociedade eles se tornaram simbólicos de grandes amantes. Mas isso é estranho: nunca foi permitido a eles até se encontrar um com o outro, e eles se tornaram símbolos de grande amor.

E o que tem acontecido com milhões de amantes aos quais tem sido permitido se encontrarem? Nem um único deles provou ser um grande amante. Todos são simplesmente péssimos.

Todo caso de amor é um fracasso, sem exceção. Você pode aceitar isso ou não. Tenta-se esconder o fato o tanto quanto for possível mas todo mundo sabe o que todo mundo está fazendo.

A razão é que a sua frustração, é certo que ela ocorra. O seu amor verdadeiro é para com seu próprio eterno ser, escondido atrás da cortina, e você nunca olha atrás da cortina.

Você está apenas representando no palco e se enganando.

O grande amor de todo mundo é conhecer o segredo da vida eterna e imortal. E você não consegue encontrar isso em uma outra pessoa.

Quando vocês se encontram na praia junto ao mar parece que para todo mundo a história é a mesma: que 'essa mulher ou esse homem foi feito para mim.' E ninguém foi feito para ninguém; todo mundo foi feito para si mesmo.

Vocês não são algum tipo de peças fabricadas, que foram feitas para vocês se encaixarem um com outro.

Assim, quando vocês não se encaixam, então a tragédia se inicia. Antes disso tudo era maravilha. O teste verdadeiro é depois da lua-de-mel.

Depois da lua-de-mel os amantes se acabam, eles não se olham mais olho no olho. O marido segue lendo o mesmo jornal para evitar a esposa...

Um homem num boteco estava dizendo para seu amigo:

"Por que você sempre permanece silencioso? Você não diz coisa alguma."

Ele disse, "Todo o crédito vai para minha esposa. Ela fala e eu escuto. Ela não gosta de qualquer interrupção. Assim, após anos ouvindo sem interromper, isso tornou-se um hábito. Onde quer que eu esteja, mesmo que minha esposa não esteja ali, eu sento silenciosamente."

O fracasso do amor no mundo revela um fato significante: que nosso amor está buscando por alguma coisa mais, e porque nós não encontramos isso naqueles que chamamos de nossos amantes, a frustração surge.

Ninguém é responsável, apenas o nosso direcionamento está errado.

O verdadeiro amante está dentro de você. O amante eterno está dentro de você. Uma vez que você o tenha encontrado, você estará absolutamente satisfeito consigo mesmo. Não haverá necessidade alguma de alguém mais porque você não estará mais incompleto.

Somente um Buda está preenchido.


Osho



Fonte: do livro "The Buddha: The Emptiness of the Heart"
www.palavrasdeosho.com
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal