sábado, 9 de março de 2013

ONDE ESTÁ A VERDADEIRA CABALA


Com o advento da chamada "nova era", em que as pessoas estão mais sedentas de conhecimentos e de evolução espiritual, muitas pessoas correram para o Judaísmo em busca da antiga Cabala. 

É interessante observar que este fenômeno está gerando um número muito grande de gurus, mestres, "ravs" e rabinos cabalistas, visando lucrar um pouco com a explosão do interesse pela Cabala. 

No entanto, somos obrigados a formular algumas perguntas que necessitam de suas respectivas respostas para que possamos entender melhor a Cabala e o fenômeno que a envolve neste início de milênio. 

Qual a diferença que existe entre a Cabala original e a que, hoje em dia, cuida dos amuletos, da magia, da bruxaria? Em quem devemos acreditar se desejamos estudar Cabala de maneira séria? 

O que primeiro devemos entender que a Cabala original (em hebreu, Kabbalah Yunit), a Cabala Contemplativa, que nada tem a ver com a bruxaria ou magia ou amuletos, é uma série de estudos intelectuais que tratam do misticismo, da filosofia judaica de ir mais além intelectual e espiritualmente. 

Este estudos se originaram na Espanha, do século XII ao XVI. Era, então, um estudo esotérico, mas não de magia ou outra coisa. Tratava da união do homem com D'us e era uma disciplina mental e espiritual. 

A partir do século XVI veio o colapso da civilização judaico-espanhola, que é a que deu origem à Cabala. Neste ponto, a atitude com que se tratava os assuntos místicos mudou. Ao invés de tomar uma atitude contemplativa de procurar entender o porquê do universo, se adotou uma atitude manipulativa, na tentativa de mudar o universo para que essas coisas não voltassem a ocorrer. Neste momento, surgem todas as superstições da Cabala, com amuletos, magias, adoração aos mortos e diversas coisas que o Judaísmo condena e considera pura idolatria. 

O florescimento da Cabala, se deu a partir do século XII, no leste espanhol e sudeste francês, em toda a região conhecida como Catalunha, quando surgiu uma filosofia humanista, muito ligada com o misticismo. Ao contrário do bruxo, que desejava manipular a realidade, o místico buscava entender o que estava oculto no universo e seu sentido simbólico. O místico buscava a união entre todos os homens e o universo. 

O que os rabinos místicos diziam era que todos deviam procurar o sentido oculto escondido na Torah. Isso não é magia. Esse é todo o sentido da Cabala original. 

Com a chegada do século XIII, veio a público o que se toma como a obra mestra da Cabala: o Sepher há-Zohar (O Livro do Esplendor), que foi publicado pelo rabino Moisés de Leon, em 1274. Segundo o próprio de Leon, o espirito de Shimeon Bar Yohai o revelou. 

Para Moisés de Leon, o objetivo principal da Cabala era tentar entender e descobrir o esquema oculto do universo. O Zohar fala da Árvore da Vida, que é uma estrutura das distintas emanações de luz, cada uma representando uma Virtude Divina, e que engloba a totalidade de D'us. 

A Árvore da Vida é um simbolo que representa a estrutura do universo e do homem. Ela vê o universo como macrocosmos e o homem como microcosmos. Ou seja, o homem é a representação em tamanho menor do universo. 

No entanto, a Árvore da Vida não é D'us. É uma imagem através da qual a mente humana poderia tentar compreender a D'us. 

Outro conceito muito importante na Árvore da Vida é o conceito do equilíbrio. Todas as suas virtudes têm o seu oposto ou seu complemento. Por exemplo, Binah, que é a Intuição, está equilibrada com Chochmah (Sabedoria). Isto significa que a Intuição sem a Sabedoria é algo sem controle e incompreensível. Do mesmo modo, a Sabedoria sem nenhuma emoção, passa a ser um conhecimento sem nenhuma iluminação, que é o que precisamos para chegar na essência das coisas. 

Até o início do século XIV, os escritos da Cabala na Espanha são muito elevados intelectualmente, chegando a ser mais rebuscados que o próprio Talmud. Nos meados do século XIV, se começa a verificar uma troca para a magia. No ano de 1391, um século antes da expulsão, foram criados uma série de programas contra os judeus da Espanha. Neste ano, a comunidade judaico-espanhola foi dizimada. Em 1492, Fernando e Isabel estavam expulsando menos da metade de todos os judeus que viviam ali. 

Para entendermos essa virada (o que não quer dizer que aceitemos), devemos ver a Inquisição batendo à nossa porta e queimando a nossa mãe, nossos filhos, nossa família. É muito fácil ser contemplativo quando se está de bem com a vida, e, naturalmente, a Inquisição não coloca ninguém de bem com a vida. A reação foi de desesperança e de uma vontade quase histérica para mudar essa realidade. A tentativa de manipular os poderes da natureza para que esta se modifique, chegou com esse desespero. 

A partir deste episódio, começaremos a ver a Cabala Prática, não mais a Cabala Contemplativa. Isso já é magia. 

Neste período surge o uso, entre os cabalistas, dos amuletos. Não que seu uso não era conhecido anteriormente. O próprio Rambam, no século XII já condenava essas práticas. Mas ela não era associada aos cabalistas, mas aos curandeiros, gente de pouco valor para a comunidade. 

O massacre de 1391 foi uma tragédia tão grande, que conduziu à degeneração de uma cultura inteira. Todos começaram a carregar vários amuletos contra o mal-olhado. 

Na época da expulsão, o judaísmo espanhol está numa histeria desenfreada, como uma visão do Apocalipse, e não havia tempo para estudar de modo contemplativo e filosófico. Esta atitude histérica do século XV, vai penetrar no mundo ashkenazi, que também passava por um momento difícil. O que os ashkenazis pegaram dos safaradis não foi o Zohar intelectual, mas o Zohar interpretado com o novo olhar de desespero, pois os cossacos estavam fazendo a sua própria matança, e eles não eram muito melhores que os inquisidores espanhóis. 

Neste período, chegamos as lendas como a do Golem, que era uma espécie de ser que não era exatamente humano, criado de acordo com uma fórmula cabalística secreta. 

Essa lenda vem da Tchecoslováquia, do século XVI, quando chegam os primeiro refugiados da Espanha. Como os refugiados foram para este país e outros para a Polônia, chegaram junto com eles as influências da Cabala. 

Nos dias de hoje, convivem a Cabala Contemplativa e a Cabala do Desespero. 

E o que fazem os estudiosos sérios da Cabala? Estudam a Cabala para entendê-la, desde o seu início e sua passagem através dos séculos. Estudam o Zohar, os escritos dos principais cabalistas, procurando entender o que se passou nos diversos progroms que fizeram sofrer os judeus e analisando como mudou o pensamento cabalístico. 

Para quem se diz "mestre", devemos analisá-lo. Se este diz que tudo é mistério e que não se pode entender nada, deixe-o de lado, porque está colocando um véu de mistério sobre algo que pode ser estudado. Por outro lado, se tenta ensinar como um sistema barato de auto-ajuda, sem tentar aprofundar os ensinamentos, deixe-o de lado, também. 

Os mestres devem entender a Cabala, e ao mesmo tempo ter uma atitude crítica com relação a ela. Os primeiros cabalistas não se propunham a criar um nova doutrina, buscavam entender o universo e a relação do homem com D'us e com o mundo ao seu redor. Este deve ser a atitude, tanto do mestre quanto do discípulo. A Cabala não é uma panacéia, que se compra no bar da esquina e que cura todos os males. Antes, a Cabala é uma forma de entender o mundo e nossa relação com ele.


Julio C. Gonçalves



Nota: Baseado no texto "CABALA CONTEMPLATIVA, CABALA DEGENERADA", de SHARONA FREDERICKO, publicado em www.wzo.org.il


Texto completo de Sharonah Fredericko-Marcelo Kisilevski no sítio: http://www.jaimegorenstein.com/buscando-la-verdad/30/1147-cabala-contemplativa-cabala-degenerada.html

Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal


ALTOS E BAIXOS DA EXISTÊNCIA


A existência de cada um tem necessariamente altos e baixos: umas vezes é-se bem-sucedido, outras vezes não; umas vezes é-se reconhecido, apreciado, outras é-se ignorado ou até desprezado. Mas não se deve julgar o valor de um ser humano segundo as flutuações daquilo que lhe acontece. Se, pelo contrário, seja o que for que lhe aconteça, ele aumentar a sua luz, o seu amor, a sua determinação, então sim, podemos pronunciar-nos a seu respeito. E aquele que sabe reerguer-se após uma queda é muitas vezes mais forte do que aquele que nunca caiu.

O único critério infalível para nos pronunciarmos sobre um ser é o seguinte: se ele procurar a luz, quaisquer que sejam os acontecimentos essa luz salvá-lo-á. Se ele não procurar a luz, mesmos os sucessos, a fortuna ou a glória farão com que, pouco a pouco, ele se perca. Só para quem tem fome e sede do divino é que o mal pode transformar-se em bem.


Omraam Mikhaël Aïvanhov 



Fonte: www.prosveta.com
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal