sexta-feira, 15 de março de 2013

FOI APENAS UM SONHO

Todos devem morrer um dia - esse momento não deve ser de angústia; é preciso partir com um sorriso e uma saudação. A fim de conseguir isso, muita preparação é necessária. Abandonar tudo o que foi realizado e acumulado durante uma vida longa é uma tarefa muito difícil. Então se prepare para ela a partir de agora, descartando o apego a uma coisa após outra. Você vê muitas coisas em seus sonhos e pode até adquirir poder e posição. Quando acorda, você não chora sua perda, mesmo que fossem muito reais e lhe dessem verdadeira alegria e satisfação durante seu sonho. Você diz a si mesmo: "Foi apenas um sonho" e segue em frente com a vida! O que o impede de tratar com indiferença semelhante todos os bens que acumula durante o estado de vigília? Cultive essa atitude e parta com um sorriso quando a cortina se fechar!



Sathya Sai Baba



Fonte: www.sathyasai.com
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

CABALA E BUDISMO (ELIMINAR O EGO)


Recentemente, em Nova York, tive o privilégio de assistir a uma reunião privada celebrada em honra de Sua Santidade o Dalai Lama.

A pergunta que ardia em minha mente era a seguinte: Qual é o objetivo espiritual primordial dos budistas e como se parece ao da cabala?

Durante a reunião, comecei a conversar com o Prof. Robert Thurman, um importante erudito e escritor budista. Ele é um homem muito sincero, e me disse que só há uma coisa que um verdadeiro budista sabe: "Nosso propósito neste mundo é eliminar nosso ego - nosso desejo egoísta - e transformá-lo em um desejo de servir aos demais."

Eu compartilhei com ele que isso é precisamente o que a cabala ensina: transformar o desejo de receber para si mesmo em um desejo de receber para compartir. Nosso singular propósito é o mesmo. Também falamos sobre o desafio de ensinar este conceito de uma forma que não só se divulgue entre as pessoas, mas também que se adapte ao seu estilo de vida.

O Prof. Thurman compartilhou comigo algo que o Dalai Lama lhe disse uma vez: "A maioria dos budistas que conheço fracassam em seu trabalho."

Isto repercutiu em meu interior, já que é algo que meu pai e mestre, Rav Philip Berg, me ensinou durante toda a sua vida. Todas as coisas de natureza espiritual que fazemos devem estar motivadas pela intenção de transformar nosso ego. Enquanto este enfoque não esteja claro, também fracassaremos, até certo ponto.

Em nível pessoal, este é um ensinamento o qual luto cada dia de minha vida. A batalha para transformar minha natureza egocêntrica é uma batalha que cada dia me desperta disposto a lutar, e que requer vigilância constante.

Compartilho esta lição com vocês com a esperança de que se converta também em seu foco principal. Temos a oportunidade de colocar este princípio muito próximo de nossos corações, mas o nosso desejo não deve ser simplesmente trabalhar para ir diminuindo nosso ego, senão transformá-lo completamente para chegar a alcançar uma conexão mais íntima com a Luz do Criador.


Rav Michael Berg



Fonte do Texto e da Gravura: Centro de Cabala
www.kabbalah.com

(Na gravura no topo do texto vemos Rav Michael Berg e Dalai Lama)