quarta-feira, 20 de março de 2013

O MILAGRE DA UNIDADE


O algarismo 8 é formado por dois círculos colocados um por cima do outro e que se tocam num ponto. O círculo superior representa o mundo de cima, o círculo inferior, o mundo de baixo, e os dois mundos estão em contacto. Nesta figura que é o 8, em que o círculo inferior é exatamente o simétrico do círculo superior, podemos ver a ilustração do princípio enunciado por Hermes Trismegisto na Tábua de Esmeralda: "Tudo o que está em baixo é com o que está em cima e tudo o que está em cima é como o que está em baixo, para fazer o milagre de uma só coisa." O círculo que está em baixo é como o que está em cima e, como eles estão em comunicação, fazem, efetivamente, o milagre de uma só coisa.

É a mesma ideia que encontramos no “Pai-nosso”, quando Jesus diz: "Seja feita a tua vontade, assim na terra como no Céu." Jesus deseja que o mundo do alto possa descer ao mundo de baixo, para que a terra seja um dia o reflexo exato do Céu. Assim se realizará o milagre da unidade. O Céu que está em cima deve descer à terra, e esta “terra” somos também nós, os humanos: nós temos a missão de ligar em nós o Céu à terra e a terra ao Céu, manifestando na nossa existência as qualidades do Céu.



Omraam Mikhaël Aïvanhov



Fonte: www.prosveta.com
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

1º TRABALHO DE HÉRCULES - ÁRIES - CONCENTRAÇÃO E INOFENSIVIDADE



O trabalho de Hércules que está ligado ao signo de Áries é a "captura das éguas devoradoras de humanos"

Áries é o signo dos inícios e dos processos criativos, e este trabalho representa os primeiros passos no caminho espiritual e a necessidade de iniciar pela criação de uma nova mentalidade — mais focada, compreensiva e inofensiva.

O beligerante rei Diomedes era filho de Marte (Senhor da Guerra e regente do signo de Áries) e em seu reino criava éguas extremamente selvagens e violentas, que devoravam seres humanos. Elas assolavam toda a vizinhança e provocavam grande medo na população. Hércules recebeu do rei Euristeu a tarefa de capturar essas éguas e levá-las até ele. No reino de Diomedes, Hércules encontrou as éguas à solta e espalhadas por toda parte. Então ele começou a tocar as várias éguas, de modo que gradualmente se concentrassem em certa região. Quando estavam todas reunidas, o herói as cercou e acorrentou-as juntas, e assim pode conduzi-las até o rei Euristeu, para serem domesticadas.

Cavalos simbolizam o pensamento, que é capaz de nos transportar para longe. Cavalos femininos, ou éguas, representam a fertilidade da mente, incessantemente criando imagens, falas internas e explicações para tudo. As éguas do mito, selvagens e devoradoras de humanos, são a mente indisciplinada, continuamente gerando pensamentos críticos que ferem as pessoas. O mito descreve a situação habitual de cada um de nós: nossos pensamentos críticos provocam destruição ao nosso redor e prejudicam aqueles que nos circundam.

Entretanto, uma das primeiras lições a serem aprendidas pelo aspirante espiritual é a da inofensividade. Seus pensamentos, palavras e vida devem deixar de ser ofensivos e destrutivos, de acordo com preconceitos e predileções pessoais, e tornarem-se criativos e construtivos, de acordo com o Plano Divino. Diferente do que talvez pudesse parecer, a inofensividade (ou não-violência) não é uma condição passiva e inócua, mas uma atitude dinâmica e efetiva. É uma autodisciplina que positivamente se abstém de criticar e ferir. É um empenho criativo para ajudar, apoiar e curar — os outros e nós mesmos.

O mito não só apresenta qual é o problema a ser solucionado, mas também indica como solucioná-lo: concentração. A causa da dificuldade está no fato de que as éguas são selvagens e estão à solta, ou seja, a mente não foi disciplinada e os pensamentos vagueiam dispersos. Funcionando assim, a mente toca apenas a superfície das coisas, e é isto o que torna possível a sua postura crítica. É apenas na superfície que as coisas parecem más, conflitantes e caóticas. E mesmo o que já nos parece pensamento profundo, porque mais elaborado, ainda é apenas superficial. Na verdadeira profundidade, reinam sempre a beleza, a harmonia e a unidade. Através da meditação, exercitando o pensamento concentrado, podemos acessar isso.

É interessante notar que Hércules não tenta paralisar as éguas, mas as reúne e cerca. Portanto, ele não tenta calar a mente, mas concentrá-la profundamente em algum assunto. A mente está sempre pensando, e isto, por ora, nós não podemos mudar — e nem precisamos. Mas nós podemos escolher em que pensar e como pensar. Isto é meditação: pensamento consciente.

O início no caminho espiritual requer as qualidades conferidas por Áries: muita energia e esforço. Tais qualidades devem ser empregadas para desenvolver a concentração, para que possamos verdadeiramente compreender — ou seja, acessar o sentido maior por trás das aparências. Assim, poderemos trazer para as nossas vidas cada vez mais inofensividade e criatividade espiritual.




Ricardo A. Georgini
ricardogeorgini@yahoo.com.br




Fonte do Texto e da Gravura: http://logosastrologiaesotericaport.blogspot.com.br/2011/04/aries-concentracao-e-inofensividade.html

ÁRIES - A POTÊNCIA DA ALMA


Pensamento Semente: "Eu me exteriorizo, e do plano da mente, rejo."

A primeira coisa a compreender sobre os mantras espirituais dos doze signos é que o seu sujeito é o Eu Superior ou alma, e não o nosso eu mental, emocional e físico. Portanto, é a alma que afirma: "eu me exteriorizo", "eu rejo".

O Eu Superior é a nossa essência espiritual; ele reside no mais íntimo, além de tudo com que estamos acostumados em nós — além da nossa aparência e condição corporal, além dos nossos desejos e nossas emoções, além da nossa mente. Tudo o que conhecemos sobre nós mesmos é apenas uma expressão parcial do potencial infinito que se encontra em nossa alma. Ela é como uma fonte interna inesgotável, repleta de energia potencial espiritual.

A influência espiritual de Áries estimula a alma humana a uma maior vivacidade e uma maior demonstração do seu potencial. É como se incentivasse o Eu Superior a mostrar do que mais ele é capaz. Isso pode aparecer em nossa experiência como algum novo interesse, ou uma renovada determinação de realizar algo, ou uma persistente inclinação em certa direção etc. Podemos perceber esses significativos impulsos internos se, em meio às atividades e acontecimentos da vida, nos mantivermos atentos também ao que se passa dentro de nós. Assim podemos reconhecer e conscientemente atender esses chamados da alma.

Os impulsos do Eu Superior nos conduzem a desafios cada vez maiores. É simplesmente natural que vários aspectos e níveis do nosso potencial permaneçam adormecidos enquanto não houver oportunidade de se manifestarem. Se os recursos atuais da nossa personalidade forem suficientes para dar conta de certa situação, então não há necessidade ou oportunidade de a alma se manifestar. Mas quando, por um genuíno chamado interno e para o benefício de todos, ousamos assumir uma responsabilidade para a qual a nossa personalidade não está inteiramente capacitada, isso cria um campo para a ativação do potencial da alma, e ela não deixará de aproveitar e atuar.

Nesse processo de trazer a alma a uma expressão cada vez mais plena, a mente desempenha um papel crucial. Quando apenas o instrumento emocional (através da devoção) está à disposição da alma, ela não encontra condições para manifestar-se adequadamente, sem distorções. Já quando o instrumento mental (através do questionamento inteligente e da busca de compreensão) também está disponível, a alma tem a oportunidade de manifestar-se de maneira lúcida, consciente e sábia. É a mente meditativa que pode conhecer e interpretar corretamente as potências e qualidades da alma, e trazê-las para se expressarem na vida prática. É a mente iluminada que pode perceber a natureza ilusória dos cinco sentidos e das emoções, e assegurar a realidade da alma. É a mente treinada que pode organizar e dirigir a vida da personalidade de acordo com os valores e propósitos da alma. É através da mente que a alma pode reger.

A influência espiritual de Áries estimula poderosamente tanto a alma como a mente, e favorece a interação entre as duas. Através da recorrente reflexão sobre o mantra de Áries, podemos compreender mais e mais a influência espiritual deste signo e nos sintonizar com a sua energia.



(o autor não está especificado no texto)



Fonte: http://www.encontroespiritual.org/astrologiadaalma/reflexoes/28-apotenciadaalma.html

Fonte da Gravura: http://2.bp.blogspot.com/-2rbbvRx3IeQ/T6W14fiflmI/AAAAAAAADKg/FQkT84pC4mc/s1600/aries.jpg