segunda-feira, 15 de abril de 2013

DISCERNIMENTO (VIVEKA)

Muitas vezes tenho dito: para que se possa distinguir a Realidade dentro do irreal é preciso exercer "viveka" (discernimento).

Se um indivíduo não usa "viveka", pode desviar-se do caminho, pode enganar-se com o que lhe parece ser o certo, e assim vem a perder seu tempo, suas energias e até a existência, buscando aquilo que apenas parece.

Para não chegar a comprar embustes, desenvolva e use discernimento ("viveka"). Jesus sugere: "Seja esperto como as serpentes."

Procure distinguir, com clareza, entre o que é temporário e o que é eterno, para que, esclarecido, busque o eterno; procure distinguir o que é meio e o que é fim, para que não venha a se desviar, empregando sua energia tentando acumular só os meios, transformando-os em objetivos da vida, negligenciando assim o fim. Para tanto, use "viveka".

Meio é aquilo que possibilita a conquista do objetivo. O indivíduo que não exerce "viveka", comete a imprudência de esforçar-se somente na busca dos meios, transformando-os em fins. Estes ficam esquecidos.

"Viveka" nos faz diferenciar o essencial, daquilo que não é, para que nossos esforços não se desperdicem na busca de objetivos ou valores menos significativos. Quando se procura o menos importante, o mais importante fica abandonado, no esquecimento.

Ora, a realização espiritual é o objetivo maior de nossas vidas. Existimos para isso. Não podemos portanto negligenciar tal objetivo.

A vitória na empreitada da vida depende de aplicarmos "viveka" sempre, em doses grandes, em nossas cotidianas opções.

Confundir aparência com Realidade nos arrasta à escravidão e à dor.

Tomar como Eterno o que é transitório nos aprisiona ao inquieto jogo dos opostos: sofrer e gozar; subir e descer; levantar e cair; ganhar e perder...

Aceitar e nutrir o estado de ilusão na existência nos priva da felicidade plena da Essência. "Viveka", no entanto, des-iludindo, nos liberta.

"Quem tenha olhos de ver e ouvidos de ouvir" saiba que "viveka" é exatamente "olhos de ver e ouvidos de ouvir".


Prof. José Hermógenes



Fonte: do livro "O Essencial da Vida", pp. 143/4, Ed. Record, 1989
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

PAZ ÍNTIMA


Para que uma conduta pacifista se estabeleça e predomine no homem, faz-se necessária uma vontade forte que promova a revolução interior, em violência contra si mesmo, através da revisão e reestruturação dos conceitos sobre a vida, assumindo uma posição de princípios definidos, sem titubeios nem ambiguidades escapistas.

Tomada essa conduta, a marcha se faz amena, porque o homem passa a considerar todos os sucessos do ponto de vista espiritual, isto é, da transitoriedade da existência corporal e da perenidade do Espírito.

Desse modo, muda a paisagem dos fenômenos humanos que, efeitos de causas profundas, devem ser examinados e corrigidos nas suas gêneses, antes que mediante a irrupção de novos incidentes, em razão das reações tomadas contra os mesmos.

Agir com lucidez ao invés de reagir pela força, é a conduta certa, porque procedente da razão, antes que decorrente do instinto-paixão dissolvente.

Não há outra alternativa para o ser inteligente, senão o uso da razão em todo momento e em qualquer ocorrência nas quais seja colhido.

A sua reação não pode ultrapassar o limite do equilíbrio, sustando o golpe que lhe foi desferido ou o amortecendo no algodão da misericórdia em favor de quem lho aplicou...

Mediante esse processo, ruem as barreiras da intolerância, e do ódio; acabam-se as distâncias impeditivas à fraternidade; apagam-se as mágoas; diluem-se os rancores, porque ninguém logra vencer aquele que a si próprio já se venceu.

Os ultrajes não o afetam; as agressões não o intimidam; a morte não o atemoriza, porque ele é livre, portador de uma liberdade que algema nenhuma escraviza ou aprisiona, nem cárcere algum limita...

É, portanto, imbatível, terminando por fazer-se amado, mártir dos ideais e das aspirações de todos. Pronto!


Divaldo Pereira Franco/Victor Hugo



Fonte: do livro "Árdua Ascensão"
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

VERDADEIRA LIBERDADE


Um homem acusado injustamente é enviado para a prisão... Para não ficar aniquilado, é preciso que ele procure em si próprio alguma coisa que será mais forte do que tudo, e essa coisa é o pensamento, o espírito. Se ele o conseguir, descobrirá o que é verdadeira liberdade. Todos os dias ele trabalha sobre os seus pensamentos e os seus sentimentos para não sentir impaciência, nem cólera, nem ódio, pois estes pensamentos e estes sentimentos é que são as verdadeiras prisões e só ele pode libertar-se dessas prisões.

Ninguém atravessa esta existência sem ter de suportar privações ou injustiças. A Inteligência Cósmica, que quer tornar o ser humano poderoso e livre, é implacável. Ela deu-lhe uma vontade, um coração, um intelecto, uma alma e um espírito, e pretende que ele os utilize. Mas o que faz o homem com eles? Pouca coisa, e é por isso que, perante as provações, ele se sente pobre e sem recursos. 

Para medir a amplitude e o valor daquilo que possui, ele tem de ser obrigado a isso. Deveis prever, pois, que tereis de passar por provações e, mesmo que não seja a prisão, aceitai a ideia de que elas é que vos farão descobrir a verdadeira liberdade e as verdadeiras riquezas.


Omraam Mikhaël Aïvanhov



Fonte: www.prosveta.com
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal