quarta-feira, 17 de abril de 2013

RENDIÇÃO AGRESSIVA


Normalmente, pensamos na rendição de uma determinada forma. Por exemplo, não sei quantos de vocês viram o filme As Aventuras de Pi, mas nele o principal personagem se encontra no meio do oceano sem comida, sem água e sem lugar para ir. Em um determinado momento, em seu desespero, ele clama ao Criador e diz: “Está bem! Eu me entrego a Você! Eu me rendo!”

Esse é um tipo de rendição. Mas essa não é a rendição sobre a qual estou falando. Existe outra forma de rendição – rendição agressiva – que é quando eu posso dizer para mim mesmo: “Estou preparado e desejo fazer o que tiver que ser feito em meu trabalho para aprender como obter elevação espiritual, aplicar as ferramentas e não cair no velho hábito de me fazer de vítima e dizer que as coisas ‘simplesmente acontecem’”. 

Porque a verdade é que as coisas não ‘acontecem simplesmente’. Não existe essa coisa chamada coincidência. 

O tipo de rendição sobre a qual estou falando é ter a certeza de que se colocarmos os pontos nos i’s e estivermos numa jornada espiritual, realizando trabalho espiritual, e a vida de repente nos lançar um grande desafio, precisamos entender que onde estamos é onde precisamos estar naquele momento – seja por alguma coisa que tenhamos feito quando mais jovens ou em uma vida anterior, seja porque esta situação específica irá nos ajudar a nos tornarmos melhores do que somos. 

Essa não é a rendição que vem do fracasso, embora essa última seja a rendição a que a maioria das pessoas se entregue. Afinal de contas, quando é que a maioria das pessoas se volta para o Criador? Geralmente quando lhes falta alguma coisa, quando algo lhes acontece ou quando ocorre alguma coisa em suas vidas que elas não compreendem.

O Dr. Larry Dossey, um médico sobre o qual você já deve ter ouvido falar, é um dos maiores especialistas em pesquisa sobre a oração. Ele escreveu inúmeros livros referindo-se a muitos estudos sobre oração e ciência conduzidos nos últimos 15 anos. O estudo sobre o qual tomei conhecimento recentemente consistia em um grupo de pessoas que chegaram juntas a um hospital para orar pela saúde de pacientes enfermos naquele mesmo hospital. Nesse estudo, os pesquisadores encontraram evidência científica de que as pessoas que receberam as orações curaram-se mais rapidamente do que aquelas que não receberam orações.

O pesquisador então ponderou: “Ok, captamos o conceito. A oração funciona. Vamos ver se ela funciona se colocarmos pessoas rezando pelos pacientes à distância, sem nada além da concentração e uma foto da pessoa para quem estejam orando”. Adivinhem o que eles descobriram? Funcionou! Ocorreu quase o mesmo resultado, estivessem as pessoas que oraram perto ou não dos pacientes para os quais estavam orando. Então, a distância não fez diferença. 

Depois, o grupo de pesquisa perguntou o que aconteceria se, ao invés de orar pela cura, cada um dos participantes orasse do seu próprio jeito por “qualquer que fosse a vontade de Deus”. Eles seguiram essa linha de pesquisa e, incrivelmente, descobriram que os pacientes se curaram ainda mais rapidamente.

Rendição agressiva significa ter certeza apesar da escuridão. É a certeza de saber que, mesmo quando enxergamos ou passamos por dificuldades, tais como doenças, falência financeira, relações familiares amargas ou qualquer que seja o problema, podemos obter a energia e a perseverança para dizer: “Eu aceito e rendo meu ser a um poder maior, que me tirará dessa situação para outra melhor”. Mesmo que não saibamos todos os motivos para a situação, nos rendemos à certeza.



Karen Berg



Fonte: Centro de Cabala
www.kabbalah.com
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

VOCÊ É MAIS PODEROSO DO QUE PENSA


O Zohar, a fonte da sabedoria kabalística, revela que a alma de cada pessoa é uma faísca da alma de Adão, embora não a tradicional interpretação de Adão. O Zohar explica que Adão era um ser expansivo, lindo, de Luz e matéria, e que cada um de nós foi parte desse grande Todo um dia. Aqueles que são talentosos com as mãos se originaram das faíscas que eram as mãos de Adão e aqueles que são dançarinos ou corredores de maratona vieram dos pés de Adão. E os que são intelectuais? Da mente de Adão. Pegaram o espírito da coisa?

Bem, quando tomamos conhecimento disso, torna-se mais claro que existem milhares de pessoas que nunca conhecemos e que provavelmente jamais conheceremos, que estão conectadas conosco no nível de alma. Afetamos essas pessoas e elas nos afetam diariamente. Por exemplo, se perco a cabeça, isso afeta diretamente a pessoa cuja alma esteja conectada com a minha.

Essa grande revelação do Zohar nos ensina diversos segredos sobre a vida.

Primeiramente, é bom saber que, quando ficamos mais irritáveis do que o usual, nossos pensamentos e sentimentos na verdade podem não ser nossos, e podemos optar por nos render a eles ou ser proativos. O segundo grande segredo é que, ao escolher lutar contra a negatividade, automaticamente elevamos toda a humanidade.

Não existem decisões pequenas. Já foi comprovado pelos cientistas, filósofos, físicos e estudiosos que tudo que fazemos, não importa se grande ou pequeno, possui um efeito em cascata em todo o universo.

Somos muito mais poderosos do que podemos imaginar.

Quando aceitamos esse princípio sobre a nossa interconectividade, conseguimos entender por que é nossa responsabilidade trabalhar sempre para nos tornarmos a melhor versão de nós mesmos.


Rav Yehuda Berg



Fonte: Centro de Cabala
www.kabbalah.com
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

OS AMADOS


"Mas de vós, ó amados, esperamos coisas melhores." - Paulo. (HEBREUS, capítulo 6, versículo 9.)

Comenta-se com amargura o progresso aparente dos ímpios.

Admira-se o crente da boa posição dos homens que desconhecem o escrúpulo, muita vez altamente colocados na esfera financeira.

Muitos perguntam: "Onde está o Senhor que lhes não viu os processos escusos?"

A interrogação, no entanto, evidencia mais ignorância que sensatez. Onde a finalidade do tesouro amoedado do homem perverso? Ainda que experimentasse na Terra inalterável saúde de cem anos, seria compelido a abandonar o patrimônio para recomeçar o aprendizado.

A eternidade confere reduzida importância aos bens exteriores. Aqueles que exclusivamente acumulam vantagens transitórias, fora de sua alma, plena mente esquecidos da esfera interior, são dignos de piedade. Deixarão tudo, quase sempre, ao sabor da irresponsabilidade.

Isso não acontece, porém, com os donos da riqueza espiritual. Constituindo os amados de Deus, sentem-se identificados com o Pai, em qualquer parte a que sejam conduzidos. Na dificuldade e na tormenta guardam a alegria da herança divina que se lhes entesoura no coração.

Do ímpio, é razoável esperarmos a indiferença, a ambição, a avareza, a preocupação de amontoar irrefletidamente; do ignorante, é natural recebermos perguntas loucas. Entretanto, o apóstolo da gentilidade exclama com razão: "Mas de vós, ó amados, esperamos coisas melhores."


Francisco Cândido Xavier/Emmanuel 



Fonte: do livro "Caminho, Verdade e Vida", 28.ed., FEB, 2009, cap. 59
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal