sábado, 27 de abril de 2013

QUATRO PRINCÍPIOS PSÍQUICOS: CORAÇÃO, ALMA, INTELECTO E ESPÍRITO


Uma das passagens mais conhecidas dos Evangelhos é aquela em que um doutor da lei pergunta a Jesus: «Mestre, qual é o mandamento mais importante?» E Jesus respondeu: «Amarás o Senhor, teu Deus, com todo o teu coração, toda a tua alma, todo o teu pensamento e toda a tua força.» 

Com esta resposta, Jesus subentende que o homem é constituído por quatro princípios
psíquicos – o coração, a alma, o intelecto (o pensamento) e o espírito (a força, pois só o espírito possui a verdadeira força) – e que estes quatro princípios devem ser postos ao serviço da Divindade.

O Mestre Peter Deunov esclareceu esta resposta de Jesus no dia em que disse: «Tende o coração puro como o cristal, o intelecto luminoso como o sol, a alma vasta como o universo e o espírito poderoso como Deus e unido a Deus.» 

Nós devemos, pois, amar Deus com a pureza do nosso coração, com a luz do nosso intelecto, com a imensidão da nossa alma e com a força do nosso espírito. É isto que significa verdadeiramente “amar” o Senhor.



Omraam Mikhaël Aïvanhov



Fonte: www.prosveta.com
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

REENCARNAÇÃO - FRÁGEIS OBJEÇÕES

(...) A reencarnação desperta desconfiança. É comum ouvirmos dizer: "se minha consciência tivesse conhecido muitas vidas pregressas, eu me lembraria disso. Teria eu verdadeiramente esquecido tudo?"

Esta objeção é frágil. Retemos a lembrança de um acontecimento vivido em nosso primeiro mês na Terra? Conservamos a lembrança de episódios da primeira infância? Lembramo-nos de rostos e locais que vimos não faz muito tempo? Tudo se apaga, tanto das vidas anteriores, como da vida atual. 

Manter o passado constantemente na consciência seria um entrave muito pesado. 

Mas ouvimos dizer com frequência: "então que me sejam dadas provas da reencarnação!"

Essa exigência é descabida, pois uma prova só convenceria a inteligência objetiva, não a consciência. Como provar que uma sinfonia é bela?

No plano psíquico não existem provas, apenas evidências que conquistam o espírito e cujos desdobramentos equivalem, indubitavelmente, a uma demonstração.

Indícios intrigantes povoam a vida de todas as crianças pequenas. Tanto é que, mal entradas na fase da linguagem, elas usam termos incomuns, que não são ouvidos em parte alguma. De onde vem esse vocabulário? Ele será rapidamente eliminado pelas palavras usadas pelos adultos. Estes, aliás, prestam pouca atenção às ideias insólitas que têm as crianças. Algumas contam histórias - que os adultos consideram inventadas - que começam por: "quando eu era grande..." Essa é uma evocação de uma vida anterior. Essa narração sempre é carregada de uma emoção intensa porque, para ter se filtrado de uma existência para outra, deve ter ficado profundamente gravada na memória. (...)



Max Guilmot



Fonte: do livro "Vers l'au-delà
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal