quinta-feira, 2 de maio de 2013

CAUSA FUNDAMENTAL DA DOENÇA


Vimos que o homem nada mais é que uma célula viva, mais ou menos consciente de sua unidade com a infinita Vida Universal, Autocriativa e Todo-Poderosa, e que essa Vida se fundamenta no Equilíbrio, pois, para cria e recriar-se, o equilíbrio é indispensável. Todo desequilíbrio é uma parada da evolução e prova nosso distanciamento das Leis da Vida Universal.

Podemos facilmente compreender, agora, que o homem é um centro vital que faz parte integrante  do Universo da Vida; ele está sujeito às mesmas Leis do Equilíbrio. É um centro de atração, assimilação e exteriorização da Vida em todos os planos. Quando há um desequilíbrio em suas funções, podemos constatar que há um obstáculo ao fluxo natural da Vida; chamamos isso de sofrimento, doença, dor. A doença é pois, um desequilíbrio que pode se produzir tanto no plano espiritual como no plano mental, emocional ou físico; seja qual for o plano em que se manifeste, esse desequilíbrio também afetará os demais planos pois, repetimos, tudo tem relação na Vida.

Aquele que tenha consciência do Divino em si mesmo e que viva de acordo com essa consciência, não se afastará jamais, em nenhum plano, das leis Vitais e Espirituais; ele as obedecerá e encontrará a Felicidade integral; estará na harmonia da Vida, permanecerá no Equilíbrio da Vida, e poderá criar-se constantemente. Mas aquele que não souber viver integralmente em todos os planos dessa Consciência Espiritual, que violar as Leis da Vida por ignorância ou por mau hábito, criará um desequilíbrio; produzirá um retardamento em sua Evolução e, por consequência, na Evolução geral. Mesmo que esse retardamento ocorra em um só desses planos (físico, moral ou espiritual), se a causa persistir, o desequilíbrio atingirá também os demais planos, pois existe uma interdependência entre eles e tudo que está relacionado na Vida.

Que é a doença do ponto de vista fisiológico? Um desequilíbrio devido a um erro ou infração das Leis Naturais da Vida. Esse erro será frequentemente de origem espiritual ou moral, mas acabará por se estender gradualmente a todos os planos. Dissemos que a matéria é formada pelo Espírito; portanto, é fácil compreender que toda doença física tem uma causa espiritual, e que a consciência e a matéria se influenciam reciprocamente. É evidente que o espiritual tem uma importância bem superior ao moral e ao físico, e que o homem consciente de sua espiritualidade dominará esse outro completamente. Entretanto, como a humanidade atual é profundamente materialista, infelizmente é o contrário que acontece.


Romolo Mantovani




Fonte: do livro “A Arte da Autocura”
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

"PEQUENOS" DETALHES


Você deve prestar atenção aos pequenos detalhes em sua vida diária, pois a devoção (bhakti) não é apenas uma pose que alguém exibe. É uma série de pequenos atos, guiados pela atitude de reverência pela Divindade em todos os seres. 

Cuidado com a mentira que se esconde na língua, com a violência que se esconde por trás de seu punho, com o ego que se esconde sorrateiramente por trás de uma ação. Contenha-os antes que se tornem hábitos e influenciem sua personalidade para frustrar seu destino. 

Deus é como um comerciante que tem uma loja completa, com todas as coisas que você precisa em sua vida. Se você, como cliente, for à loja e pedir uma toalha, o lojista lhe dará uma camisa? Deus é assim, Ele entrega exatamente o que você pede. 

As coisas materiais não são de forma alguma importantes. Tenha discernimento e peça a Deus por Devoção (bhakti) e Sabedoria Espiritual (Jnana).


Sathya Sai Baba




Fonte: www.sathyasai.org.br
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

TRABALHO ESPIRITUAL


Na maior parte dos casos, a ideia de trabalho é associada à de esforço e até de castigo que o Criador teria infligido ao homem para expiação do seu pecado original. Contudo, o trabalho pode ser uma fonte de alegria. Claro que não se trata, neste caso, de um trabalho qualquer, mas sim daquele de que vos falam numa Escola Iniciática que é um trabalho com a luz e com o amor, um trabalho para a luz e para o amor...

O que melhor simboliza este trabalho é o sol, que, incessantemente, ilumina, aquece, vivifica. É um trabalho em que os humanos nunca pensaram, mas vós começai a levá-lo a sério. De início, é claro, sereis desajeitados e não vereis grandes resultados, não é fácil irradiar a luz, o calor e a vida do sol. Mas, assim que tiverdes iniciado este trabalho (Espiritual), sentireis que todos os prazeres que conhecestes antes estão muito aquém dele. Nestes esforços por levar por toda a parte a luz, o calor e a vida, vós sentireis uma alegria com a qual nada se pode comparar.



Omraam Mikhaël Aïvanhov




Fonte: www.prosveta.com
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

A EVOLUÇÃO DO HOMEM

Charles Darwin nunca declarou que o homem é descendente direto de um primata qualquer. Seus postulados e pesquisas transmitem a ideia de que existe uma "árvore genealógica de descendência" e que há formas aparentadas que são ramificações de pais comuns. Mais simplesmente, ele quis dizer que a vida, em sua origem, proveio de formas comuns, mais simples. Com o tempo, essas formas parentais comuns desenvolveram numerosos ramos. Esses ramos, ou suas variações, explicam as diferentes espécies devidas à seleção natural e aos fatores ambientais.

Em sua célebre obra "As Origens das Espécies", Charles Darwin declara que essas variações são responsáveis pelos diferentes organismos que resultam da luta pelo alimento escasso. Os Seres que possuem variações favoráveis sobrevivem e produzem sua espécie. O homem não foi criado tal como é hoje, mas sua estrutura orgânica deriva de diversos fatores de sua existência durante sua gradativa sobrevivência. Além disso, o impacto de condições diversas provocou outras mudanças progressivas nele. As mãos, por exemplo, não lhe foram dadas espontaneamente, do jeito que são atualmente; sua qualidade preênsil desenvolveu-se pela necessidade de enfrentar o ambiente.

Em seus trabalhos, Darwin mostra que o desenvolvimento embriológico do indivíduo "tende a seguir o desenvolvimento evolutivo de sua espécie, revelado pelos restos fósseis". Isso significa que o embrião humano sofre mudanças que podem ser observadas e que correspondem a organismos primitivos dos quais foram encontrados restos fossilizados. E indica que o homem guarda em si as formas primitivas dos organismos vivos pelas quais seu Eu físico passou antes de atingir seu estado atual de desenvolvimento mais elevado.

Ao invés de chocar e diminuir a condição do homem, essa constatação indica realmente que o homem ainda não alcançou o seu apogeu. Existe nele a potencialidade para um desenvolvimento ainda maior, o que constitui uma grande homenagem às leis e aos fenômenos cósmicos. Charles Darwin expressou esse pensamento de uma maneira muito bela com as seguintes palavras: "O homem pode ser desculpado por sentir orgulho de ter se elevado ao cume da escala orgânica, embora não o fosse sempre por seus próprios meios, e o fato de ter se elevado ao lugar onde seu ser não foi colocado originalmente pode dar-lhe a esperança de um destino ainda mais elevado no futuro".



Ralph Maxwell Lewis, FRC



Fonte: do livro "O Olho da Mente"
Fonte da Gravura: acervo de autoria pessoal