quarta-feira, 29 de maio de 2013

E AGORA, O QUE VEM EM SEGUIDA?

Um comercial de carro chamou minha atenção recentemente. Ao mostrar uma nova linha de produtos com sons inovadores, o narrador dizia: “Troféus e prêmios podem colocá-lo para cima, mas eles também podem segurá-lo. A menos que você se pergunte: “E agora, o que vem em seguida?”

A primeira ideia que captei foi que, se nos mantivermos abertos, podemos encontrar sabedoria até mesmo nos lugares mais improváveis – sim, até em um comercial de carro! Mas existe um ensinamento mais importante que o comercial transmite, e de forma muito oportuna, já que se refere aos ensinamentos da Kabbalah.

Existe uma energia no cosmo (...) que pode nos fazer tender à nostalgia. Podemos nos surpreender fazendo diversas viagens negativas pela memória, sentindo-nos um pouco como aquele personagem Ed Bundy. Se você se lembrar, Ed era um personagem da comédia televisiva “Married with Children” (“Casado com Filhos”). Ele era um pouco aficionado ao sofá, e da sua confortável poltrona, Ed ficava lembrando dos seus dias de glória, quando jogava no time de futebol da escola secundária.

Todos nós temos um pouco dessa qualidade dentro de nós. Encontramos conforto nas glórias do passado, sejam troféus que tenhamos ganhado, negócios que tenhamos fechado ou até mesmo os filhos que tenhamos criado.

A verdade é que não importa quem você seja, tudo que você realizou até agora é apenas um vislumbre de tudo o que você pode realizar. Por nos deitarmos sobre os louros de ontem é que nos tornamos saciados, e a fome que uma vez nos movia, no sentido de manifestarmos coisas grandiosas, diminui.

É importante ter orgulho de nossas realizações e apreciar tudo que tenhamos feito, mas não à custa do nosso crescimento contínuo.

Mesmo que você tenha 85 anos, tenha descoberto a cura para um vírus mortal e tenha ganhado o Prêmio Nobel – enquanto estiver aqui na Terra, você tem sempre mais por fazer.

O que realizamos até agora é limitado, mas o potencial de tudo que podemos fazer permanece ilimitado. Perguntar, “E agora, o que vem em seguida?”, pode nos impulsionar a obter picos de plenitude ainda mais elevados.



Rav Yehuda Berg



Fonte: Centro de Cabala
www.kabbalah.com
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

PARDÊS - 0 POMAR

A Bíblia (e todas as Escrituras Sagradas de qualquer tradição) possui quatro níveis de entendimentos ou sentidos.

A cabala, no caso da Bíblia, explica os níveis através do conceito de PARDÊS (pomar).

A palavra Pardês é formada por quatro letras: PRDS (פרדס), que são as iniciais das quatro palavras ou níveis de interpretação: Peshat (sentido óbvio, simples e exterior), Remez (sentido homilético, alusão), Drash (sentido alegórico) e Sod (sentido secreto, íntimo, das causas). 

São as "vestimentas" das Escrituras. 

Entrar no POMAR da sabedoria é penetrar e compreender cada nível; é buscar a sabedoria oculta na letra. É compreender a origem e o destino do mundo e dos seres.

Cabe a cada ser humano buscar, gradativamente, e conforme o seu nível evolutivo, a LUZ ascendente que se oculta nestes níveis. É uma longa jornada de auto descobrimentos, "insights", correções, compreensão de sua missão individual em cada encarnação e ainda sua destinação.


Prof. Hermes Edgar Machado Junior (Issarrar Ben Kanaan)



Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

MOSTRAR-SE VERDADEIRAMENTE SUPERIOR MEDIANTE A INTELIGÊNCIA E A BONDADE, NÃO MEDIANTE A VIOLÊNCIA


Aqueles que se deixam ir atrás da violência, seja pelas suas palavras, seja pelos seus atos, introduzem essa violência primeiro neles próprios: abrem a porta aos germes do desmembramento e, pouco a pouco, tornam-se presas de forças caóticas que começam a devastar todo o seu ser, tanto no plano psíquico como no plano físico, pois até a saúde assenta na obediência à ordem universal, que é a medida certa, o equilíbrio.

Alguns dirão: «Mas como é possível não se ser violento? Como se pode não fazer a revolução quando se vê até que ponto a sociedade é injusta?» É verdade, a sociedade é injusta, mas não são as revoluções mais espetaculares que trazem as melhores mudanças. Algum tempo depois, percebe-se que tudo está mais ou menos como antes; a diferença está apenas em que são outros que agora estão à cabeça e se impõem. Algumas palavras também mudaram um pouco, alguns “slogans”, alguns cânticos, mas continuam a existir os mesmos vícios, a mesma corrupção, as mesmas injustiças. 

Não é proibido querer fazer a revolução. Por que haveria de ser? Mas só na condição de quem a faz se mostrar superior pela inteligência e pela bondade, não pela violência.



Omraam Mikhaël Aïvanhov


Fonte: www.prosveta.com
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

TRANSMUTAÇÃO: SIGNIFICADO - DEFINIÇÃO - REALIZAÇÃO

Toda a evolução abrange, em todos os sentidos e níveis, a transmutação.

Vejamos: no homem há uma modificação gradativa que leva à fusão dos aspectos da personalidade. Entende-se por personalidade os níveis físico-etérico (instintos), astral (emoções) e mental (intelecto). A fusão, coordenação, equilíbrio e pleno funcionamento harmônico e elevado destes três níveis ou corpos da personalidade humana constitui-se uma transmutação evolutiva que cada ser, gradativamente e por evolução, alcança. E à medida que isto ocorre a alma consegue, por sua vez, “usar”  e atuar, cada vez melhor, os seus três veículos de manifestação no mundo da encarnação.

Há também outra transmutação que ocorre, gradativamente, na evolução humana: a transmutação dos quatro centros inferiores nos três superiores. Ou seja, os quatro chacras inferiores (básico, genésico, solar e cardíaco) transmutados e controlados pelos três chacras superiores (laríngeo, frontal e coronário). Isto ocorre paralelamente e decorrentemente do trabalho de equilíbrio e coordenação da personalidade, ou seja, o eu inferior sob a orientação da alma, o Eu Superior.

Assim sendo, a partir destas conquistas evolutivas, muito trabalho, crises e "sofrimento", a personalidade humana, cada uma no seu momento, vai sendo fusionada à alma. Consequentemente, a humanidade vai sendo fusionada, lentamente, à Hierarquia Espiritual, à Grande Fraternidade Branca, aos Espíritos de Luz que controlam e orientam o processo evolutivo na Terra.

Pode-se dizer que transmutação, no que diz respeito ao homem, é a modificação e a redireção das energias mentais, emocionais e físico-instintivas, dirigidas de tal modo que sirvam para revelar a alma, o Eu Sou, o íntimo, a nossa verdadeira essência permanente. É ainda a utilização correta dos vários aspectos da energia onde quer que o Eu, a alma, sinta que deva ser utilizado para fazer progredir a evolução e auxiliar a concretizar o Plano Divino na Terra.

Quando se aborda a transmutação, deve-se não esquecer que os conceitos de unidade e de síntese não só se constituem como apenas itens importantes, mas essenciais neste processo. Por isto, é requerido de cada ser humano que sua visão e metas sejam sempre visando o coletivo, o altruísmo e o desinteresse pessoal.

Além do mais, é correto afirmar, ainda, que transmutar e evoluir significam também crescentes novos desafios e paradigmas, não só na esfera pessoal como também na social, política, econômica, educacional e religiosa. Porque também se nos desafiam crescentes formas novas e aperfeiçoadas de organizar o conjunto de relações dos seres entre si, com a natureza e com o seu sentido de ser e existir.

Segue-se, pois, que os conceitos de transmutação extrapolam o nível pessoal, social e planetário, porque abrangem desde o microcosmo até o macrocosmo. E é neste processo que lentamente vamos descobrindo nossas raízes cósmicas e atingimos a compreensão ampliada e esotérica dos sagrados “mistérios”.

Eis a chave dos grandes mistérios, do autoconhecimento e do objetivo sublime da vida conforme os Planos do Altíssimo.

Nossas possibilidades e destino são infinitos. Só precisamos nos acordar e trilhar o Caminho, abandonando as ilusões e distrações.




Prof. Hermes Edgar Machado Junior (Issarrar Ben Kanaan)



Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal