terça-feira, 4 de junho de 2013

CULTIVE O AMOR


Se você quiser alcançar Deus, cultive amor. Se promover o amor e olhar para tudo com amor, o ódio nunca será sua sina. Essa é a única lição importante que sempre ensino. Eu não peço que se torne um estudioso ou um monge ou um asceta hábil em recitação dos Nomes sagrados e Meditação (Japa e Dhyana). Deus apenas considera: "seu coração é cheio de amor?" Acredite firmemente que Amor é Deus, Verdade é Deus. Amor é Verdade, Verdade é Amor. Pois é somente quando se ama que não se tem medo. O medo é a mãe da falsidade. Se não tem medo, você vai se devotar à verdade. O espelho do amor reflete o Eu Divino dentro de você e revela-lhe que o Divino dentro de si é Universal e é imanente em cada ser.


Sathya Sai Baba



Fonte: www.sathyasai.org.br
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

SITRÁ ACHARÁ (o outro lado)


Sitrá achará (em aramaico) significa "o outro lado", "o lugar oculto". É um termo genérico para as "forças oponentes", estruturadas na forma de "Sefirot invertidas" (a "árvore invertida", a "sombra da árvore) e "impureza" cósmica.

Surgiu como parte do processo da Emanação do Criador, na "criação" do mundo, devido à necessidade de autolimitação dentro da Divindade, para que um mundo de entidades finitas pudesse ter uma existência "separada" do Divino.

Seu "lugar" é no "lado esquerdo", no "buraco do grande abismo" governado por Samael e Lilit.

Não tem energia própria e é parasita da Luz Divina para sua atividade. As transgressões dos homens o suprem de energia para separá-los de sua Shechiná (a Presença Divina).

Não é uma entidade separada, independente, oposta a Deus, mas um subproduto residual da Emanação que desempenha o papel de oponente ao desenvolvimento espiritual, ao retorno, ao Tikun/karma (correção).

É como uma força de inclinação para o "mal", que tenta cobrir a santidade como uma "casca" (klipá).

É, assim, um subproduto do Tzimtzum (ocultamento) e da justiça constritiva da quinta Sefirá (Gvurá, o rigor), que equilibra o transbordante Amor Divino.


Prof. Hermes Edgar Machado Jr. (Issarrar Ben Kanaan)



Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal