sábado, 8 de junho de 2013

NOTAR COMO A MENTE REAGE


A atitude correta permite a você aceitar, reconhecer e observar o que quer que aconteça — tanto coisas agradáveis quanto desagradáveis — de um modo relaxado e alerta. Você precisa aceitar e observar tanto as experiências boas quanto as ruins. Cada experiência, boa ou ruim, te dá uma oportunidade de aprendizado para notar se a mente aceita as coisas como elas são ou se ela gosta, não gosta, reage ou julga.

Gostar de algo significa que você deseja, não gostar significa que você tem uma aversão. Desejo e aversão são obscurecimentos que surgem da ignorância — a ignorância ou ilusão também é um obscurecimento. Então não tente criar nada; tentar criar algo é cobiça. Não rejeite nada do que está acontecendo; rejeitar o que acontece é aversão. Não saber que alguma coisa está acontecendo ou que parou de acontecer é ilusão.

Você não está tentando fazer as coisas se transformarem naquilo que você gostaria que acontecesse. Você está tentando saber o que está acontecendo do modo como é. Pensar que as coisas deveriam ser desse ou daquele jeito, querer que isso ou aquilo aconteça, é expectativa. Expectativas criam ansiedade e podem levar à aversão. É importante que você se torne consciente de suas atitudes.



Sayadaw U Tejaniya (Birmânia)



Fonte: Trechos Budistas 
“Don’t Look Down on the Defilements, They Will Laugh At You”, p. 14
http://darma.info/
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

PEREGRINOS


Cada ser é um peregrino pelo Dharmakshetra (terra da Retidão), que também é a morada da paz. Mas, no caminho, a pessoa é levada pelos sentidos por vielas e becos do prazer material, para que ela se torne um escravo. As pessoas anseiam saber sobre todos os tipos de trivialidades, como os detalhes da vida de outras pessoas, outros lugares etc., mas não têm entusiasmo em conhecer sua própria origem. Elas estão profundamente atoladas na ignorância sobre sua origem e essência, seus objetivos e seu destino. Você é o herdeiro de riqueza ilimitada e fortuna, mas se sente como um homem pobre (paupérrimo). Remova essa limitação do ego dentro de sua mente - então você reconhecerá a vastidão de si mesmo.



Sathya Sai Baba



Fonte: www.sathyasai.org.br
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal