quinta-feira, 27 de junho de 2013

AJUSTAMENTO PSICOLÓGICO NA REENCARNAÇÃO

Podemos dizer que na zona do inconsciente, influenciando o processo da herança, seria uma zona construída pelas experiências que se perdem na noite dos tempos, todas calcadas em diversos corpos físicos (personalidades) que ocupou e continua ocupando na trilha evolutiva.

O espírito necessita de imensas experiências como lastros de aptidões, a fim de que numa determinada etapa reencarnatória possa oferecer tais condições de criatividade, como elaboração alicerçada no acúmulo de qualidades. Aconteceria como que um real ajustamento de proposições que no cadinho das específicas reações psicológicas, em determinada época, jorrasse em torrente por necessidade de equilíbrio psíquico. Essa torrente seria tanto mais harmoniosa e bela, quanto mais plena de experiências construtivas for lastreado o espírito.

Compreende-se perfeitamente, se não houver um ajustamento adequado de qualidades, que a zona espiritual só poderá oferecer pequenos fragmentos, até mesmo sem sentido, de algo que está por derramar, que se desgarrou do conjunto, ainda não bem elaborada.

O processo de deságue pode dar-se ordenadamente ou mesmo com certo atropelo, traduzindo na zona consciente, algo harmônico e belo, ou com reflexos destoantes.

É bem lógico que o mecanismo em pauta estaria relacionado com o grau de evolução e consequente biótipo psicológico de determinado ser encarnado, considerando-se também, os aspectos das influências que propiciam experiências, principalmente àquelas relacionadas com a conduta educacional.

Os vôos do espírito são imensos em seus graus e variações, tudo a depender de um grandioso processo elaborativo diante do rosário de vivências na matéria. De reencarnação em reencarnação o espírito vai elaborando as suas aquisições cujas aptidões alcançadas no incontável tempo das sedimentações experienciais se vão transformando num bloco energético de potencialidades; estas por sua vez vão incentivando as telas reflexivas da consciência na busca de novos horizontes, cada vez mais claros e luminosos, transformando as sombra e dores do passado em sementes elaborativas de uma ainda imortalidade incompreendida e infinita.

É justamente na construção do próprio corpo físico que o espírito encontra o exaustor ideal para sua depuração, caso existam negatividades.

Pelo visto o processo reencarnatório não será tão somente condição de pagamento das deficiências passadas, mas, principalmente, fatores de impulsão evolutiva.



Dr. Jorge Andrea


Fonte: do livro “Visão Espírita nas Distonias Mentais"
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

PROFUNDIDADE

A maioria de nós pensa muito, principalmente sobre acontecimentos e pessoas, sejam elas locais ou globais, famosas ou não. 

Quando pensamos no que está acontecendo na superfície da vida - o visível - é como se estivéssemos vivendo uma vida superficial. 

Mas lá no fundo há uma voz, uma saudade, um chamado à profundidade. É o nosso coração nos lembrando que devemos visitar, explorar e expressar as profundezas de nós mesmos. 

Para aprofundar e ser profundo precisamos de momentos de introversão e uma boa conversa com nós mesmos. 

Como podemos ver o que está em nosso coração, a menos que a gente mergulhe fundo, acenda a luz e olhe? E o que vemos? 

Simples, apenas beleza e verdade. Elas estão sempre lá, esperando por nós. Esperando para nos acolher e nos apresentar a nós mesmos.



Brahma Kumaris



Fonte: www.bkumaris.org.br
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

APENAS DIFERENTES LINGUAGENS

O estudo comparado de religiões, filosofias e tradições e sua vivência íntima e sem apegos, nos leva a conhecer e a perceber a Verdade maior intrínseca e transcendente a todas.

Mas, como disse o cabalista Prof. Ian Mecler em seu livro "Aqui, Agora": "As religiões, as escolas, as estruturas políticas, são todas fundamentadas no sistema baseado na CULPA, o que faz uma grande neurose tomar conta da humanidade. Quanto mais culpado, menos consciente. E se você seguir essa sistemática estará sempre dividido e acuado. Afinal, como lidar simultaneamente com forças opostas e com a imposição social que define como você deveria ser?"

Dentre tantas consequências danosas, essa culpa tem levado os homens à cegueira de não perceber que todas as religiões e filosofias são apenas diferentes linguagens, e que suas tradições não são maiores do que a Verdade; são apenas diferentes estradas para um único fim. Óbvio que aqui não se enquadram as "religiões" comerciais, fundamentalistas e fanáticas.

Aprendemos, assim, com despretensão, as reais diferenças entre o ter uma religião e o ser religioso. Pois na maioria das vezes a religião é o próprio obstáculo à religiosidade. Isto não quer dizer que não se possa ser religioso dentro de uma escola religiosa, filosófica.

Buscar a experiência interior de religiosidade, de interioridade e de transcendência deve ser o motivo principal e essencial; o restante é apenas uma peça teatral a nos dizer e indicar algo, a didática.

Então, não é mais inteligente entender a essência da mensagem da peça teatral do que ficar preso à figuração e à técnica da peça?

Forma e conteúdo: o que é mais importante? A forma pode ser atraente, mas de pouco valor sem o conteúdo. Entretanto, se o objetivo for o conteúdo a forma pode ser de grande auxílio.


Prof. Hermes Edgar Machado Jr. (Issarrar Ben Kanaan)



Fonte da Imagem: Acervo de autoria pessoal