terça-feira, 2 de julho de 2013

ASPECTOS DA MENTE: CONCEITOS E ALINHAMENTO


Conceitos

PLANO MENTAL: é o quinto plano do plano cósmico físico. É nesse plano que se dá a formação do "antakarana". Os três aspectos da mente (mente inferior, mente superior e "filho da mente") se encontram aqui e é efetuado o verdadeiro e real trabalho do discípulo.

MENTE SUPERIOR: é o nível superior do corpo mental que constitui um veículo chamado "corpo causal" ou mental abstrato. É o "invólucro" da alma e o "arquivo" que absorve, vida após vida, o resultado mais profundo de todas as experiências do homem como personalidades reencarnantes. Tal arquivo torna-o o veículo das causas que acionam futuros eventos. Funciona como visão global, sintética e intuitiva, ao contrário da mente inferior que é racional, lógica e analítica. Transmite, no devido tempo, a iluminação para mente inferior. É a faculdade de modelar padrões (anteprojetos) para que as formas possam ser modeladas (concretizadas no mental concreto).

MENTE INFERIOR: é a parte mais elevada da personalidade (corpos físico-etérico, astral e mental inferior ou concreto). É o princípio do raciocínio, da racionalidade, da lógica e da análise. Todo o trabalho do "antakarana" começa nesse plano, pois é onde nos enfocamos e nos abrimos aos planos superiores. É a faculdade de construção da forma na substância ou matéria mental (a concretização).

FILHO DA MENTE: é a expressão usada pelo esoterismo para denominar o homem (o ser humano), o "manas" (sânscrito), "man", "'men'te", "hu'man'o", o princípio mental. O filho da mente é chamado, em algumas tradições, de "alma" e "anjo solar", dentre muitas outras.

ANTAKARANA: é uma palavra do idioma sânscrito que designa "alma como ponte ou elo". É a ponte que é o elo e o caminho entre o mental inferior e o mental superior, a personalidade e a alma. Possibilita a "comunicação" entre ambos. É essencial aos homens nesta Era do Discipulado Mundial, e do Propósito da Nova Era, pois propicia a correta e permanente comunicação entre o cérebro e a alma através da mente superior; é a chave e o segredo da continuidade da consciência.

Temos, então, em nosso mundo e como seres humanos, três aspectos a serem trabalhados, desenvolvidos e ampliados: 
          
Mente Concreta: a faculdade de construção da forma na substância; matéria mental (chitta).

Mente Abstrata: a faculdade de modelar padrões (anteprojetos);  as formas são modeladas a partir desses padrões.


Intuição ou Razão Pura: faculdade de entrar em contato com a Mente Universal (3º Logos).

OS ALINHAMENTOS: se alinharmos a mente concreta com a mente abstrata e com a intuição/razão pura, a Mente Universal pode se expressar através do homem. A mente concreta (que constrói na substância ou matéria mental (chitta)) é posta em atividade por ideias abstratas (ideias recebidas pela mente abstrata), que são ideias divinas (o Plano Divino em síntese ou verdades fundamentais e puras) que a intuição ou razão pura "contatou" e "isolou" da Mente Universal. Assim haverá o homem alinhado os três aspectos da mente, formando a ponte (antakarana) e terá condições de servir ao Plano Divino com consciência e perfeição, não havendo tendências pessoais, mas somente conformidade e sincronismo com o Plano Divino.

PERSONALIDADE UNIDA COM A ALMA: a personalidade é o instrumento da alma e deve ser o reflexo perfeito dos três aspectos da alma: vontade, amor e inteligência. A verdadeira personalidade somente surge quando seus três veículos ou componentes (corpo físico-etérico, astral e mental inferior/concreto) estão completamente desenvolvidos, formados, integrados e coordenados entre si (psicossíntese). E quando a personalidade está fusionada com a alma, ou sob a atuação e regência da alma, começa a delinear-se o antakarana (a ponte).

REQUISITOS PARA CONSTRUIR O ANTAKARANA: com a constante e repetida elevação da consciência do inferior ao superior, da personalidade à alma, da mente concreta à mente abstrata, e com o esforço da vontade do aspirante, o antakarana é construído na matéria mental "entre" a mente concreta e a mente abstrata. É necessário, para isso, a constância meditativa, o estudo e o serviço amoroso e desinteressado; tudo isso ainda unido à pureza de coração, o correto esforço interior e às corretas relações humanas. É um esforço consciente dentro da própria consciência do aspirante e do discípulo; um esforço integrado da personalidade e da alma que já atuam em sincronismo.

Eis o trabalho que vai sendo executado pelo homem. A princípio inconsciente, depois semi consciente e logo após consciente e mais adiante super consciente. Na fase consciente começa o verdadeiro caminho espiritual e de serviço amoroso e desinteressado. Muitas vidas, conquistas, desafios, crises e crescimentos são exigidos para que isso se torne eficaz e em atividade.




Prof. Hermes Edgar Machado Junior (Issarrar Ben Kanaan)




Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal