quarta-feira, 3 de julho de 2013

O HOMEM E O UNIVERSO

O Purusha (o homem) é "aquele que vive em pura", que é o corpo físico. Aquele que vive no Universo, que é o Seu corpo, é Purushotthama, o Supremo. A pequena formiga rastejando sobre o pé é percebida pela consciência da pessoa; isto porque o purusha tem consciência preenchendo todo o corpo. O Purushotthama também tem consciência preenchendo e ativando Seu corpo inteiro, que é o Universo e, portanto, Ele é onisciente. A alma é o vyasthi (individual), o samashti (toda a Criação) é Deus. A melhor recompensa para o indivíduo (Purusha) é se fundir no Divino (Purushotthama). E o caminho é através do Conhecimento gerado pela ação e amor a Deus.



Sathya Sai Baba



Fonte: www.sathyasai.org.br
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

CALMA

Calma na mente traz precisão no julgamento. 

Em situações desafiadoras, eu preciso me assegurar de que minha mente esteja calma antes de tomar qualquer decisão. 

Para conseguir fazer isso eu preciso praticar o acalmar da mente de forma regular. 

E quando eu me tornar mestre nessa arte eu conseguirei tomar decisões com muito mais facilidade, mesmo diante de situações extremamente difíceis.



Brahma Kumaris



Fonte: www.bkumaris.org.br
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

A PERCEPÇÃO DA VERDADE É IMEDIATA

O estado verbal tem sido cuidadosamente construído através dos séculos, na relação do indivíduo com a sociedade, assim a palavra, o estado verbal é um estado social bem como um estado individual. Para nos comunicarmos como fazemos, preciso da memória, preciso de palavras, devo saber inglês; isto foi adquirido século após século. A palavra não está sendo desenvolvida só nas relações sociais, mas também como uma reação nessa relação social com o individual; a palavra é necessária. A questão é, levou muito tempo, séculos e séculos, para construir o estado simbólico, verbal, e pode isso ser varrido imediatamente? ... Através do tempo nós vamos nos livrar do aprisionamento verbal da mente, que foi construído durante séculos? Ou isto deve se romper imediatamente? Ora, você pode dizer, “Deve levar tempo, não posso fazer isso imediatamente”. Isto significa que você tem que ter muitos dias, isto significa uma continuidade do que tem sido, embora seja modificado no processo, até você atingir um estágio onde não há mais para onde ir. Você pode fazer isto? Porque temos medo, somos preguiçosos, somos indolentes, dizemos, “Por que se incomodar com isto? É muito difícil”, ou “Eu não sei o que fazer”, então você adia, adia, adia. Mas você tem que ver a verdade da continuidade e a modificação da palavra. A percepção da verdade de qualquer coisa é imediata, não no tempo. Pode a mente romper instantaneamente, no próprio questionamento? Pode a mente ver a barreira da palavra, compreender o significado da palavra num repente e ficar nesse estado quando a mente não está mais presa no tempo? Você deve ter experimentado isto; apenas é uma coisa muito rara para a maioria de nós. 



J. Krishnamurti



Fonte: do livro The Book of Life
www.jkrishnamurti.org/pt
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

ATITUDE

Meus pensamentos criam minha atitude. 

Meu olhar também cria minha atitude. 

E minha atitude cria a atmosfera. 

Quando me torno um benfeitor, minha atitude será de acordo. 

Um benfeitor só tem sentimentos benevolentes por todos. 

Consciência positiva só pode ser criada quando a velha consciência e as velhas atitudes são deixadas para trás.


Brahma Kumaris


Fonte: www.bkumaris.org.br
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

INTENÇÃO E TENSÃO


“As tensões criam o fogo do coração e só a linguagem do coração pode transmitir a essência da existência.” (Agni Ioga)

Mesmo que não tenhamos uma nítida consciência, cada pensamento, palavra ou ato que emitimos ou executamos esconde uma intenção; nada acontece por acaso, ou sem que haja um propósito. Os seres possuem uma intencionalidade, no mínimo implícita, em cada atitude e em cada realização. E não somente os seres possuem uma intencionalidade. Na verdade, em tudo o que existe há um propósito, uma intenção, seja a Mente Divina, mundos, substâncias ou energias; isto é uma realidade para qualquer ser, em todos os reinos.

A tensão é a intensificação das energias, sua excitação, e é a própria criatividade universal sempre ativa, manifesta e poderosa. A tensão, por assim dizer, gera um foco em torno do qual a vida é estimulada, manifestada e evolui. A tensão é exigida em todos os níveis da criação e desenvolvimento, caso contrário a inércia e a estagnação seriam a lei.

A intenção sempre está no âmago da tensão. Ela provoca e cria uma tensão para que algo surja e se realize. Pode-se dizer que a criatividade universal é a própria intenção agindo através de uma tensão que é um foco pleno de possibilidades. Possibilidades infinitas, regidas pelo livre arbítrio.

Isto nos dá uma grande capacidade de agir, pois é um conhecimento que desvenda nossos poderes criativos. Na verdade somos intenção e podemos gerar tensão e foco. Assim podemos criar condições de ação, de desenvolvimento, de serviço com qualidade, de resposta à Hierarquia Espiritual e ao Plano Divino.

Todos os nossos empreendimentos procedem de uma tensão com intenção. Os resultados dependem também da intensidade da intenção e da tensão. Todas as forças criativas criam sob a pressão de outras forças, pois nada se realiza sem a necessária tensão ou confronto de forças.

Podemos dizer que neste “emaranhado” de intenções e tensões a evolução acontece, regida pelas leis de ação e reação, causa e efeito e evolução. Estas leis são inerentes, corretivas, educativas e obedecem a um propósito maior, pois vivemos numa ordem, mesmo que se pareça, muitas vezes, aos nossos olhos, um caos.


Prof. Hermes Edgar Machado Jr. (Issarrar Ben Kanaan)



Fonte da Imagem: Acervo de autoria pessoal