segunda-feira, 15 de julho de 2013

POR QUE O HOMEM SOFRE?

O homem sofre por causa de seu desejo ardente, desejo de possuir aquilo que não pode ser possuído e desejo de manter as coisas que são essencialmente transitórias para sempre consigo.

E a mais importante dessas coisas é seu próprio ego, sua própria persona.
 
Mas todas as coisas são transitórias.


Exceto pela mudança em si, tudo muda.
 
Na verdade, nada é porque tudo é somente um processo, então assim que alguém tenta possuir qualquer coisa, ela escorrega e se vai.
 
O possuidor em si está escorregando e indo constantemente!
 
Então há frustração, e então há sofrimento. 


Conheça isto bem, entenda isto bem e não haverá sofrimento porque então você levantou a raiz.


Osho, em "Uma Xícara de Chá"




Fonte: www.palavrasdeosho.com
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

AS DOENÇAS DOS CORPOS INTERNOS

A insistência, por parte dos estudos gnósticos, em afirmar que o trabalho sobre si mesmo, a depuração de nossa psique de todos os chamados defeitos psicológicos – ou Ego – é a condição "sine qua non" para a aquisição da saúde perfeita, da longevidade e de uma qualidade de vida ideal para atingirmos a autêntica felicidade. Essa depuração cria condições de um equilíbrio estável dos nossos Corpos Internos (etérico, astral, mental e causal). Esses Corpos, quando em desequilíbrio, vibram num estado que chamamos comumente de “Doença”.

É do mundo das emoções e da mente onde se origina a maioria das enfermidades, loucuras e doenças existentes hoje. Acredita-se que as grandes guerras mundiais, as pavorosas epidemias, as grandes obsessões e taras que infestam ciclicamente o mundo são unicamente as consequências materiais dos estados interiores, resultados de uma série de poluições mentais que vemos na atualidade:

Falsa educação, músicas desarmônicas, mensagens subliminares absurdas, manchetes negativistas, sexualidade desenfreada, programas de tevê infestados de violência, gerando entre outras coisas o desrespeito a valores universalmente aceitos, como a família, a fraternidade, o livre-arbítrio etc.

Sem dogmatismos ou falso moralismo, acreditamos sinceramente que os atributos espirituais do ser humano são os verdadeiros alimentos para uma sociedade mais justa e perfeita.

Afirma-se que quando se gera coletivamente um estado emocional negativo, essa vibração é recolhida pelas dimensões superiores da Natureza. E quando as circunstâncias cósmicas e telúricas permitirem, essa energia armazenada retorna, desce, inexoravelmente ao mundo físico, aos que a geraram, criando assim os chamados Carmas individuais, coletivos, nacionais e até mesmo os planetários.

Exatamente como a umidade que é recolhida nos céus e depois de certo tempo cai em bendita chuva ou terríveis inundações…

Quando o ser humano viola as leis das causas naturais, essa violação é devolvida na forma de catástrofes, enfermidades, terremotos, morte e desolação. Por isso dissemos que o homem é um Deus em potencial. Ele tem o poder de criar ou destruir a si mesmo e a seu ambiente.

No mundo interior do homem ocorre o mesmo que no exterior. Quando leis são violadas, formas de agir e sentir são erroneamente manifestadas, ocorrem as chamadas enfermidades kármicas (desta e/ou de vidas anteriores). Aclaramos:

Doenças do Corpo Causal: Graves danos no corpo (ou da Vontade) podem produzir o "Karmaduro", o chamado karma inegociável, além de enfermidades como a Aids, a arteriosclerose, gota, males cardíacos e outros desequilíbrios da sociedade contemporânea.

Doenças do Corpo Mental: Um mental mal trabalhado em desequilíbrio pode gerar desde loucuras, cretinices, idiotias e outras doenças mentais, até insônias, anemias, cistites, ciática, raquitismo, enxaquecas, dores de cabeça crônicas etc.

Doenças do Corpo Astral: O astral normalmente é o campeão na produção e distribuição de enfermidades. Ali podem ser gerados desde os simples abscessos às bronquites, o bócio, alguns problemas cardíacos, câncer, diabetes, nefrites (rins), gangrenas, gastrites e úlceras gástricas, gripes, malária, hemorroidas, tuberculose etc.

Doenças do Corpo Etérico/Vital: Já as doenças originárias no corpo etérico (vital) são bastante interessantes de se analisar. Por ser contraparte energética do corpo físico, o etérico atua principalmente nos sistemas nervoso e imunológico: Irritações, alergias diversas, calvície, hiperidrose, convulsões, conjuntivites, epilepsia, diarreia, varizes etc.

Quanto às doenças eminentemente kármicas, ou seja, geradas por atos e/ou emoções negativas em passadas encarnações, podemos citar:

- A ira desenfreada gera a cegueira;
 
- A mentira contumaz cria deformidades físicas horríveis;
 
- O abuso da maravilhosa energia sexual é um dos causadores do câncer e da difteria;

- O medo e a insegurança geram rins e corações débeis;

- A ansiedade descontrolada e o ateísmo afetam os pulmões, além de induzir à malária, ao raquitismo e à tuberculose;

- A inveja debilita o estômago, os intestinos e o sangue;

- A luxúria ataca o cérebro, a memória, os olhos e debilita a vontade;

- O ódio enferma o fígado e o coração;

- A gula enferma a garganta, o estômago, o fígado, o pâncreas (diabetes);

- O medo e o egoísmo transtornam o cérebro, a mente, o coração, o estômago, o fígado e os sistemas circulatório e respiratório;

- A tuberculose é o fruto do abuso no ateísmo e diversos vícios, e na violação das leis divinas e naturais;

- A cólera produz a paralisia parcial do sistema capilar…

Diz-se: “Está vermelho de ira, branco de raiva… Tudo é sinônimo da supressão temporal da ação do grande motor da circulação, e tais perturbações influem seriamente no coração e no espírito.

Isso se deve a que nossos pensamentos, emoções e atitudes atraem átomos e energias inferiores que danificam nossos corpos internos, repercutindo no corpo físico da próxima encarnação (ou Retorno).

Significa que na próxima vida o código genético terá mais ou menos dificuldades em responder às ordens harmonizantes dos átomos divinos do Íntimo. 

(...)

Desalinhamento dos Corpos Internos

"Mens sana in corpore sano" - mente são em corpo são, é o que diziam os antigos… Uma vida interna saudável gera carmas positivos na vida, e quanto mais equilibrada for nossa vida, mais luminosos e saudáveis serão nossos corpos internos, refletindo no mundo físico grande vigor, saúde, potência sexual e equilíbrio mental.

Quando há algum abuso, seja de que natureza for, podem-se produzir rasgos, choques, rupturas das células sutis dos corpos internos, ocasionando doenças gravíssimas. Esses danos podem ter diversas causas: ambiente onde se concentram energias deletérias (muito estudadas pelo Feng Shui), larvas astrais, entidades negativas do astral (elementais trabalhados pela magia negra, magos negros, espíritos obsessores, energia de inveja de encarnados etc.), notícias muito negativas etc.

Essas causas podem gerar os seguintes distúrbios: Um grave dano no corpo mental ao transmitir-se reflexamente ao cérebro físico produzindo a loucura. A desconexão entre o corpo astral e o mental ocasiona loucura furiosa. Se não há ajuste entre o astral e o etérico, produz-se o idiota ou o cretino...

(...)

Enfim, demos uma pequena mostra de como nossa vida “moderna” e sedentária tem nos levado ao aumento dos volumes dos livros de catalogação de doenças das faculdades de medicina.

Graças a Deus não existem doenças incuráveis (com exceção do chamado "Karmaduro" ou "Kamaduro"), pois negar qualquer possibilidade de cura é negar a misericórdia do próprio Deus, fonte do princípio universal da Vida.

A grande mensagem dos grandes mestres-magos é da urgente necessidade de nosso retorno ao Jardim do Éden primordial, a Mãe Natureza. Ali, com certeza, seremos agraciados com seus mais belos frutos, como a saúde, a prosperidade verdadeira, a singeleza.

Quando retornarmos ao “suave jugo” e à simplicidade dos seres espirituais que nos rodeiam, teremos então encontrado a verdadeira fonte da eterna juventude e felicidade.
 
(...)



Fonte: baseado em artigo publicado no sítio "Gnosis OnLine"
http://www.gnosisonline.org/medicina-esoterica/as-doencas-dos-corpos-internos
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

A CAMINHADA NA SENDA DO DISCIPULADO


Fala-se muito que o caminho espiritual é árduo e austero. Os grandes mestres da espiritualidade nos ensinam sobre uma certa austeridade como fator de preparação ao discipulado. Mas também nos indicam que é uma austeridade aparente. Significando, em verdade, o incentivo forte que capacita e conscientiza profundamente cada discípulo na necessidade atual da revelação, do exemplo e do serviço.

Por isto é que se fala em austeridade, porque “os discípulos são almas que entram nos reinos da força espiritual, tomam o que necessitam e desejam e trabalham com inteligência para que haja uma sensata distribuição de força energética, psíquica e espiritual dentro da zona escolhida de serviço”, como disse Alice Bailey.

A árdua disciplina constitui-se na preparação para o “reino”. E tal preparação é um grande desafio, pois “cada discípulo deve aceitar-se a si mesmo tal como é, em qualquer momento, com qualquer equipamento intelectual e espiritual de que disponha e sob quaisquer circunstâncias de vida. Então, cada um procura subordinar-se a si mesmo, seus negócios e seu tempo à necessidade do momento” (A. Bailey).

Sabemos perfeitamente que um conjunto de pessoas possui um enorme poder. E quando ouvimos falar na “esperança do mundo”, logo desejamos e almejamos um mundo melhor, mais justo, mais perfeito e mais iluminado. Porém, para que assim ocorra, deve-se crer no poder do conjunto agindo num mesmo propósito, numa mesma direção. E esta ocorrência está intimamente ligada à disciplina conseguida com persistência, ritmo e austeridade, tanto pessoal quanto grupal.

Mas quem poderá sabiamente, até certo ponto, guiar e esclarecer para que o mundo mude e melhore? Uma das respostas, e talvez a mais urgente em nossos dias, é a que sugere a necessidade de grupos de pessoas que consigam enxergar, pelo menos um pouco, além da ilusão e dos interesses pessoais, um discipulado como esperança do mundo. Grupos de discípulos que se preparem e se especializem para serem agentes das mudanças necessárias, em conformidade com o Plano Divino.

Se quisermos uma nova era, com um mundo melhor, deveríamos nos comprometer com esta visão e intenção. As energias e orientações espirituais encontram-se sempre prontas e à disposição de todos aqueles que as buscam com corretos propósitos. São energias espirituais profundas e cheias de oportunidades que se fazem sempre presentes e prontas para dar um novo impulso evolutivo.

Crises, choques, elevação de padrão de energias, avanços científicos, cultura etc., são fatores que provocam novos impulsos. Invocam e evocam direcionamentos mais superiores. Tudo está interligado. A Hierarquia espiritual, a Grande Fraternidade Branca, os Espíritos de Luz, atuam em diversos departamentos dos assuntos humanos (política, artes, ensino, ciência, sociedade etc.), e não apenas na “religião”. Tudo isto leva a uma “aceleração” evolutiva e a uma maior aspiração da humanidade.

O caminho espiritual é considerado árduo porque exige uma construção do ser em diversos níveis. Na verdade uma reconstrução. E mais exato ainda uma relembrança de si mesmo. Evoluir é relembrar, nos indicam os ensinamentos espirituais.

Talvez aí esteja o ponto forte daquilo a que denominamos de “construtivismo” na educação, cuja ideia central nos fala do sujeito construindo o seu próprio desenvolvimento e conhecimento. Esta ideia não é nova, pois já era defendida por Sócrates, Rousseau, Pestalozzi, Montessori, Piaget, Vygotsky e outros. Eles nutriam a ideia de que o homem é um ser integral (biológico, social, moral e espiritual) e viam, alguns deles, a existência de um princípio espiritual que determina o desenvolvimento numa interação com o meio ambiente. É a ideia de um ser espiritual em manifestação, e que, a partir de então, constrói o desenvolvimento. Portanto, uma relembrança e exteriorização do que já se é no íntimo, como um ser transcendente e divino.

Vários seres humanos têm elevado suas aspirações, buscado o caminho na senda, buscado a verdade. Isto tem como causa as muitas atividades em várias áreas do pensamento e atuação do ser humano e se processa no mundo inteiro. É uma tendência, uma necessidade evolutiva. E em todas as épocas há aqueles que se qualificam para isto, cada um dentro de uma área e de seu grau evolutivo.

Apesar das grandes e pequenas desordens mundiais, nacionais e locais, que percebemos diariamente, e que até nos desencorajam muitas vezes, é correto dizer que estas desordens são verdadeiros acontecimentos que provocam o surgimento de novos tempos. São choques provocando um despertar e uma tomada de consciência em vários setores humanos e que se traduzem como uma nova consciência e espiritualidade.

Eis, portanto, a importância da “austeridade” e de um discipulado mais consciente e desinteressado para este mundo.


Prof. Hermes Edgar Machado Jr. (Issarrar Ben Kanaan)



Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal