domingo, 21 de julho de 2013

GRATULAÇÃO

No torvelinho das aflições, fácil é para o homem esquecer-se das doações superiores com que o Senhor da Vida o aquinhoou.

Por qualquer insignificante problema, a contrariedade lhe tisna a lucidez, fazendo que blasfeme ou se desgaste em injustificável rebelião. Diz-se comumente que a vida não merece ser vivida, pois que somente decepções e lutas se amontoam por todo lado, em torva conspiração contra a paz.

E há tanta beleza e harmonia na Terra!

No entanto, acostumado às bênçãos, não as aquilata devidamente, reportando-se ao seu valor somente quando as circunstâncias o privam de qualquer uma dessas concessões.

Necessário é, portanto, sair um pouco do castelo do eu para examinar com lucidez a Casa do Pai Criador e valorizar os tesouros de que pode dispor, exaltando a glória do viver.

Se possuís visão, recorda os que a perderam. Se dispões da audição, pensa nos que não conseguem ouvir.

Se podes movimentar-te, evoca os limitados na paralisia.

Se desfrutas saúde, considera os padecentes das múltiplas enfermidades.

Se és aquinhoado com um lar, examina a situação dos desabrigados.

Se te fizeste pai ou mãe, tem em mente os que não lograram fruir tal aspiração.

Se reténs os valores transitórios, medita a respeito dos que nada possuem.

Mas se te escasseia esta ou aquela dádiva, tem paciência e espera.

Ninguém na Terra se encontra afortunadamente completo, como ninguém há que esteja em abandono total.

Aqueles que te parecem felizes, apenas parecem. E os que se te afiguram desgraçados, estão temporariamente resgatando dívidas, dirigidos por sábios desígnios.

Gratidão é rara moeda entre os homens. Habituados à ambição desenfreada, da vida somente desejam gozar, sem outra aspiração, aquela que conduz à plenitude permanente, a dos valores imperecíveis.

Os problemas são frutos da inércia do próprio homem que, negligente, acumula dificuldades, por egoísmo, desaire ou precipitação.

A vida é um desafio que merece carinhoso esforço de coragem e significativa contribuição de trabalho.

Ser grato pela oportunidade de crescer, significa o mínimo que se pode responder a esse empreendimento que é a reencarnação.

Todos rogam atingir novas metas, sem embargo não se fazem reconhecidos do Senhor pelos alvos lobrigados.

Gratidão, por isso, nas horas da agonia, como do testemunho, mediante a humildade ante as provações redentoras, necessárias.

Em qualquer situação em que te encontres, agradece a Deus, abençoando por meio da confiança no futuro as horas difíceis do presente.

Convidado diretamente ao desespero, não olvides as alegrias fruídas, e, conduzido à rebeldia, recua na direção da paz já desfrutada.

(...)



Divaldo Pereira Franco/Joanna de Ângelis



Fonte: do livro "Florações Evangélicas"
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

A ENERGIA CRIA SUA PRÓPRIA DISCIPLINA

Buscar a realidade requer imensa energia, e se um homem não está fazendo isto, ele dissipa sua energia de formas que criam danos, e assim a sociedade tem que controlá-lo. Ora, é possível liberar energia buscando Deus ou a verdade e, no processo de descobrir o que é verdadeiro, ser um cidadão que compreende as questões fundamentais da vida e que a sociedade não pode destruir? Veja, o homem é energia, e se o homem não busca a verdade, esta energia se torna destrutiva; consequentemente a sociedade controla e modela o indivíduo, o que abafa esta energia. E talvez você tenha notado um outro fato interessante e muito simples: que no momento em que você quer realmente fazer alguma coisa, você tem a energia para fazê-la. Essa própria energia se torna o meio de controlá-la, então você não precisa de disciplina exterior. Na busca da realidade, a energia cria sua própria disciplina. O homem que está buscando a realidade espontaneamente se torna o tipo correto de cidadão, que não é aquele de acordo com o padrão de um governo ou sociedade particular.





J. Krishnamurti




Fonte: The Book of Life
http://www.jkrishnamurti.org/pt
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal