segunda-feira, 22 de julho de 2013

A BUSCA DA VERDADE E O ABANDONO DAS ILUSÕES

Um dos primeiros e mais importantes obstáculos à busca da verdadeira sabedoria é "tamas", a rotina, que se manifesta mental e emocionalmente através do apego a certas "ideias de estimação". Este apego possui tamanha força que muitas vezes, por medo de enfrentar o desconhecido, até mesmo buscadores sinceros da sabedoria evitam sistematicamente encarar a verdade dos fatos. É por um sistema subconsciente de apegos e rejeições emocionais que a verdade é deixada de lado. Por isso encontramos esta severa constatação, em um famoso documento que relata a posição do grande "Chohan" frente ao movimento teosófico: 

"... A pomba branca da verdade dificilmente encontra um lugar onde possa descansar seus pés desprezados e exaustos." ("Cartas dos Mestres de Sabedoria", Ed. Teosófica, p. 18.)

Na realidade, a pomba da Verdade é a mesma pomba da Paz. Porque não pode haver paz separada da verdade, ou paz separada da justiça, ou da ética. A atual falta de harmonia no mundo é resultado de um forte déficit de ética e de veracidade. O movimento esotérico existe para ajudar a resolver esse problema, e não para aumentá-lo através de fantasias e manipulações, "religiosas" ou não.




Fonte: Boletim "O TEOSOFISTA", Julho de 2007.
http://www.filosofiaesoterica.com/ler.php?id=366 
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

A DUALIDADE CRIA CONFLITO

Conflito de qualquer tipo – fisicamente, psicologicamente, intelectualmente – é um desperdício de energia. Por favor, é extraordinariamente difícil compreender e estar livre disto porque a maioria de nós é educada para lutar, fazer esforço. Quando estamos na escola, essa é a primeira coisa que nos ensinam, fazer esforço. E essa luta, esse esforço é levado pela vida afora, ou seja, para ser bom você tem que lutar, deve brigar como o diabo , resistir, controlar. Assim, educacionalmente, sociologicamente, religiosamente, os seres humanos são ensinados a lutar. Dizem a você que para encontrar Deus você tem que trabalhar, se disciplinar, praticar, retorcer e torturar sua alma, sua mente, seu corpo, negar, suprimir; que não deve olhar; que deve lutar, lutar, lutar nesse chamado nível espiritual que não é absolutamente nível espiritual. Então, socialmente cada um é por si, por sua família.Assim, por todo lado, estamos desperdiçando energia. E esse desperdício de energia em essência é conflito: o conflito entre “Eu deveria” e “Eu não deveria”, “Eu devo” e “Eu não devo”. Uma vez criada a dualidade, o conflito é inevitável. Então a pessoa tem que compreender esta totalidade do processo da dualidade não que não existe homem e mulher, verde e vermelho, luz e escuridão, alto e baixo; tudo isso são fatos. Mas no esforço que passa por esta divisão entre o fato e a ideia, há desperdício de energia.



 
J. Krishnamurti




Fonte: The Book of Life
http://www.jkrishnamurti.org/pt
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

ATRAVESSANDO MOMENTOS DIFÍCEIS


Se ultimamente você tem achado mais difícil ficar inspirado ou proativo, tenha a certeza de que não está sozinho. O calendário kabalístico nos dá conhecimento de que existem determinados momentos do ano em que o universo se encontra alinhado de tal forma que sentimos que podemos alcançar tudo, enquanto existem outros momentos em que não sentimos sequer vontade de sair da cama. (...)

Muitos de nós podemos estar até enfrentando alguns desafios sérios ou nossa certeza pode estar sendo testada.

Ainda assim, os kabalistas ensinam que não importa o que aconteça, existe sempre uma forma de sair da escuridão e passar para a Luz. (...)

Como isso é possível?

O Rav sabia que existe na realidade mais Luz disponível do que o normal durante esses dias, porque os momentos difíceis são como uma pista de alta velocidade para a linha de chegada no sentido de manifestar nosso potencial maior. Ao transformar nosso egoísmo agora, quando é mais difícil fazê-lo, podemos apressar a remoção de tudo que nos segura, mudando padrões repetitivos e criando novos caminhos logo em seguida. Podemos nos tornar a pessoa melhor que estamos destinados a ser.

Com essa mudança em nossa consciência, nos damos conta de que não é um período para sentir medo, mas sim para despertar o senso de urgência para enfrentar o verdadeiro trabalho árduo que temos que realizar, a fim de causar uma mudança positiva em nossas vidas.

Qualquer quantidade de escuridão sempre é igual à quantidade de Luz que pode ser revelada. (...)

Seremos apresentados às coisas que precisamos mudar e receberemos oportunidades de nos elevar além das nossas limitações. Se agarrarmos essas oportunidades, sairemos do outro lado mais fortes, mais seguros e com maior consciência sobre nossas próprias aptidões.

Rav Yehuda Berg 
 
Fonte: Centro de Cabala
www.kabbalah.com
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

CORPO - ENFERMIDADES - JUSTIÇA



1 - O que estrutura espiritualmente o corpo de carne?

Emmanuel - O corpo espiritual ou perispírito é o corpo básico, constituído de matéria sutil, sobre o qual se organiza o corpo de carne.

2 - O erro de uma encarnação passada pode incluir na encarnação presente, predispondo o corpo físico às doenças? De que modo?

Emmanuel - A grande maioria das doenças tem a sua causa profunda na estrutura semi-material do corpo espiritual. Havendo o espírito agido erradamente, nesse ou naquele setor da experiência evolutiva, vinca o corpo espiritual com desequilíbrios ou distonias, que o predispõem à instalação de determinadas enfermidades, conforme o órgão atingido.

3 - Quais os dois aspectos da Justiça?

Emmanuel - A Justiça na Terra pune simplesmente a crueldade manifesta, cujas consequências transitam nas áreas do interesse público, dilapidando a vida e induzindo à criminalidade; entretanto, esse é apenas o seu aspecto exterior, porque a Justiça é sempre manifestação constante da Lei Divina, nos processos da evolução e nas atividades da consciência.

4 - Qual a relação existente entre doenças e a Justiça?

Emmanuel - No curso das enfermidades, é imperioso venhamos a examinar a Justiça, funcionando com todo o seu poder regenerativo, para sanar os males que acalentamos.

5 - O que faz o Espírito, antes de reencarnar-se visando à própria melhoria?

Emmanuel - Antes da reencarnação, nós mesmos, em plenitude de responsabilidade, analisamos os pontos vulneráveis da própria alma, advogando em nosso próprio favor a concessão dos impedimentos físicos que, em tempo certo, nos imunizem, ante a possibilidade de reincidência nos erros em que estamos incursos.

6 - Que pedem, para regenerar-se, os intelectuais que conspurcaram os tesouros da alma?

Emmanuel - Artífices do pensamento, que malversamos os patrimônios do espírito, rogam empeços cerebrais, que se façam por algum tempo alavancas coercitivas, contra as nossas tendências ao desequilíbrio intelectual.

7 - Que medidas de reabilitação rogam os artistas que corromperam a inteligência?

Emmanuel - Artistas, que intoxicamos a sensibilidade alheia com os abusos da representação viciosa, imploramos moléstias ou mutilações, que nos incapacitem para a queda em novas culpas.

8 - Que emendas solicitam os oradores e pessoas que influenciaram negativamente pela palavra?

Emmanuel - Tarefeiros da palavra, que nos prevalecemos dela para caluniar ou para ferir, solicitamos as deficiências dos aparelhos vocais e auditivos, que nos garantam a segregação providencial.

9 - Que providências retificadoras pedem para si próprios aqueles que abraçaram graves compromissos do sexo?

Emmanuel - Criaturas dotadas de harmonia orgânica, que arremessamos os valores do sexo ao terreno das paixões aviltantes, enlouquecendo corações e fomentando tragédias, suplicamos as doenças e as inibições genésicas que em nos humilhando, servem por válvulas de contenção dos nossos impulsos inferiores.

10 - Todas as enfermidades conhecidas foram solicitadas pelo Espírito do próprio enfermo, antes de renascer?

Emmanuel - Nem sempre o Espírito requisita deliberadamente determinadas enfermidades de vez que, em muitas circunstâncias quais aqueles que se verificam no suicídio ou na delinquência, caímos, de imediato, na desagregação ou na insanidade das próprias forças, lesando o corpo espiritual, o que nos constrange a renascer no berço físico, exibindo defeitos e moléstias congênitas, em aflitivos quadros expiatórios.

11 - Quais são os casos mais comuns de doenças compulsórias, impostas pela Lei Divina?

Emmanuel - Encontramos numerosos casos de doenças compulsórias, impostas pela Lei Divina, na maioria das criaturas que trazem as provações da idiotia ou da loucura, da cegueira ou da paralisia irreversíveis, ou ainda, nas crianças-problemas, cujos corpos, irremediavelmente frustrados, durante todo o curso da reencarnação, mostram-se na condição de celas regenerativas, para a internação compulsória daqueles que fizeram jus a semelhantes recursos drásticos da Lei. Justo acrescentar que todos esses companheiros, em transitórias, mas duras dificuldades, renascem na companhia daqueles mesmos amigos e familiares de outro tempo que, um dia, se acumpliciaram com eles na prática das ações reprováveis em que delinquiram.

12 - A mente invigilante pode instalar doenças no organismo? E o que pode provocar doenças de causas espirituais na vida diária?

Emmanuel - A mente é mais poderosa para instalar doenças e desarmonias do que todas as bactérias e vírus conhecidos. Necessário, pois, considerar igualmente, que desequilíbrios e moléstias surgem também da imprudência e do desmazelo, da revolta e da preguiça. Pessoas que se embriagam a ponto de arruinar a saúde; que esquecem a higiene até se tornarem presas de parasitas destruidores; que se encolerizam pelas menores razões, destrambelhando os próprios nervos; os que passam, todas as horas em redes e leitos, poltronas e janelas, sem coragem de vencer a ociosidade e o desânimo pela movimentação do trabalho, prejudicando a função dos órgãos do corpo físico, em razão da própria imobilidade, são criaturas que geram doenças para si mesmas, nas atitudes de hoje mesmo, sem qualquer ligação com causas anteriores de existências passadas.

13 - Qual a advertência de Jesus para que nos previnamos dos males do corpo e da alma?

Emmanuel - Assinalando as causas distantes e próximas das doenças de agora, destacamos o motivo por que os ensinamentos da Doutrina Espírita nos fazem considerar, com mais senso de gravidade, a advertência do Mestre: “Orai e vigiai, para não cairdes em tentação”.




EMMANUEL/Francisco Cândido Xavier




Fonte: do livro “Leis do Amor”

Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal