sábado, 27 de julho de 2013

PSICOSE - OBSESSÃO - HIPNOSE

Como podemos distinguir um surto psicótico de uma obsessão? Quais "sintomas" identificam uma ou outra ocorrência?

Chico Xavier - Os sintomas são muito próximos uns dos outros. A grosso modo, não se pode diferenciar. Somente com o acompanhamento sistemático persistente e acuidade clínico-doutrinária pode-se chegar a um diagnóstico. O fato é que se sabe somente que era obsessão depois do tratamento por meio de passes e orações. Fora isso ficam nossos irmãos nas internações sucessivas. Muitos dos chamados loucos sofrem é uma possessão como cobrança de um passado tenebroso.

Como funciona a hipnose inicial e obsessiva de espíritos desencarnados atuando sobre determinada pessoa no plano físico? Como conseguem eles resultados de tão profundo e corrosivo alcance, sem que a criatura se aperceba do abismo em que lentamente afunda?

Divaldo Pereira Franco - Inicialmente por inspiração, eles passam a transmitir clichês mentais e fluidos facilmente assimiláveis pela vítima. Tais entidades não ignoram que todos nós sintonizamos em vários tipos de onda. É uma questão de aguardar o momento de alegria, de doença, de ira, revolta ou satisfação dos instintos para, sempre vigilantes em relação àqueles que pretendem perturbar, se utilizarem desses momentos de fraqueza ou invigilância. E o clichê mental que emitem chega muitas vezes de forma agradável, como que adocicado, principalmente se o indivíduo está deprimido. Se a criatura visada tem estruturação receptiva às coisas negativas, começa aí o comércio mental. Tudo principia como se o paciente estivesse monologando, cultivando a ideia central até que sobrevenha a fixação. A mente emissora do desencarnado, em fase mais adiantada, consegue fixar as matrizes da obsessão em sua vítima, aprofundando o caminho largo da subjugação. Os espíritos levam sobre nós a vantagem de serem invisíveis. Daí por que a invigilância oferece perigos múltiplos, e o motivo pelo qual devemos não agasalhar pensamentos ociosos ou volúveis nem avassalar-nos na busca de um paraíso de prazer na realidade inexistente. As aberrações, o ódio, a mentira e a vindita (vingança, represália, retaliação) são sempre inspiradas por mentes que se comprazem no mal.




Fonte: Revista "Informação Espírita"
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

MUDANDO A COMPREENSÃO SOBRE A LEI DO KARMA

À medida que o ser humano cresce em consciência, sua compreensão sobre a lei do karma vai mudando. Deixa de vê-la como mero instrumento para compensar erros cometidos no passado e reconhece que é um meio infalível para realizar a meta superior da vida. Começa a notar que a lei do karma está presente em diversos níveis da existência e que atua de diferentes formas. Desde então, coopera com ela de maneira inteligente. Já não é somente ator no próprio destino, senão colaborador efetivo da evolução, um verdadeiro criador.



Juan Ángel Moliterni



Fonte: www.escuelaclaridad.com.ar
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

A ATENÇÃO É ILIMITADA, SEM FRONTEIRAS

No cultivo da mente, nossa ênfase não deveria ser na concentração, mas na atenção. Concentração é um processo de forçar a mente a se restringir a um ponto, ao passo que a atenção é sem fronteiras. Nesse processo a mente está sempre limitada por uma fronteira ou divisa, mas quando nosso interesse é compreender a totalidade da mente, a simples concentração se torna um obstáculo. A atenção é ilimitada, sem as fronteiras do conhecimento. O conhecimento chega através da concentração, e qualquer extensão do conhecimento está ainda dentro de suas próprias fronteiras. No estado de atenção a mente pode e usa conhecimento, cuja necessidade é resultado da concentração; mas a parte nunca é o todo, e adicionar muitas partes não funciona para a percepção do todo. O conhecimento, que é o processo aditivo da concentração, não provoca a compreensão do imensurável. O total nunca está dentro dos parêntesis de uma mente concentrada.Assim, a atenção é de importância capital, mas ela não vem com o esforço da concentração. A atenção é um estado no qual a mente está sempre aprendendo sem um centro em torno do qual o conhecimento se agrupa como experiência acumulada. Uma mente concentrada em si mesma usa o conhecimento como meio para sua própria expansão; e tal atividade se torna autocontraditória e anti-social.




J. Krishnamurti 



Fonte: The Book of Life
http://www.jkrishnamurti.org/pt
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

ATRAÇÕES E REPULSAS

Cada um de nós tem uma predisposição natural para se aproximar ou se afastar de certas pessoas, de certos objetos, de certas situações. É uma questão de estrutura interior, de temperamento, vós sois feitos assim e é inútil pedir-vos que mudeis de temperamento, não o conseguireis. 

Mas aquilo que podeis é fazer um esforço para vos elevardes até às regiões da alma e do espírito, deixando-vos impregnar pelos eflúvios e pelas correntes dessas regiões, que são os eflúvios e as correntes do amor divino.

Quando fordes habitados por esse amor que se instala definitivamente em vós, já não vos deixareis guiar pelas vossas atrações e pelas vossas repulsas, olhareis a existência de outra forma e, quaisquer que sejam os vossos sentimentos em relação aos seres, fazei-los beneficiar da luz que assim adquiristes no alto, muito alto.



Omraam Mikhaël Aïvanhov




Fonte: www.prosveta.com
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal