terça-feira, 20 de agosto de 2013

ANGÚSTIA DE SOLIDÃO

(...) A obtenção da maturidade afetiva representa um passo importante para o homem, porque, na realidade, ela lhe oferece a chave para resolver o problema central da vida humana, ou seja, o problema da solidão e da incomunicabilidade. 

Podemos dizer que a razão fundamental da infelicidade humana é a angústia da solidão, pois o homem é, por natureza, feito para viver em sociedade, relacionado com seus semelhantes, e é levado, por uma força inata e instintiva, a superar a barreira do seu "eu" separado, para unir-se a qualquer um outro. 

O drama do homem é aquele de ter o dever de desenvolver a sua individualidade, de alcançar a consciência do "eu" e, ao mesmo tempo, de poder sentir, justamente por meio deste seu "eu", a Unidade com os outros seres humanos. 

É um aparente conflito, um dualismo angustioso que só pode ser solucionado por meio do tempo. 

De fato, o amor faz superar a barreira do "eu" e cria as pontes para que seja possível alcançar os outros indivíduos e conhecê-los intimamente. 



Dra. Angela Maria La Sala Bata



Fonte: do livro "Maturidade Psicológica"
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

SENTIDO DA VIDA

A ideia de que a vida não tem sentido se os desejos não forem satisfeitos é resultado de um pensamento estreito. É um sinal de que só se pensa em si, com uma ideia bem estreita sobre si mesmo. Mesmo quando a vida parece sem sentido porque nossos desejos particulares não foram satisfeitos, ainda temos possibilidades ilimitadas. Podemos ver que é assim porque nossa vida alcança muito além de onde nos encontramos a qualquer momento.

Nossa vida é vasta. Ela não termina nos limites daquilo que pessoalmente vivenciamos. Não é algo concreto ou delimitado. Não acho que seja válido encarar nossa vida como estando limitada a nós mesmos — como se a vida humana alcançasse apenas até onde vai nosso próprio corpo. Em vez disso, podemos ver que a vida se estende por todas as direções, como uma rede. Jogamos a rede e ela vai se expandindo. Exatamente assim, nossa vida se estende para tocar muitas outras vidas. Nossa vida pode alcançar adiante e se tornar uma parte constante da vida de todos.

Acredito que nossa vida pode parecer sem sentido apenas quando pensamos nela de modo limitado, como sendo apenas aquilo que está diretamente ligado a nós.

Pessoalmente, se eu fosse encarar minha própria vida assim, ela seria totalmente sem sentido. Carregando esse nome, escapando do Tibete, todos os esforços feitos desde então — dificilmente valeria a pena tanta confusão por causa de uma pessoa apenas: eu! Mas quando vejo minha vida como algo expansivo, e vejo que posso trazer alguma felicidade e alegria nem que seja para apenas uma pessoa, então sei que minha vida realmente tem significado.



Orgyen Trinle Dorje, o 17º Karmapa

“The Heart is Noble”, cap. 2



Fonte: http://darma.info/
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

A VIDA É UMA OPORTUNIDADE

A vida é uma oportunidade, uma oportunidade para você se realizar.

Você pode perdê-la, muitos a perdem - são raras as pessoas que a aproveitam. Essas poucas pessoas são aquelas que entram em seu próprio mundo interior.

Viver preocupado com dinheiro, poder e prestígio é um grande desperdício.

O principal interesse de uma pessoa deveria ser a resposta a "Quem sou eu?".

Não fique satisfeito enquanto não souber isso.

Tome uma decisão importante no fundo de seu ser: "Tenho de descobrir isso", porque essa decisão se torna uma semente.



Osho, em "Meditações Para o Dia"



Fonte: www.palavrasdeosho.com
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal