quarta-feira, 21 de agosto de 2013

CONSCIENTIZAÇÃO PASSIVA

Na conscientização não existe se tornar, não existe fim a ser alcançado. Há silenciosa observação sem escolha e condenação, daí vem a compreensão. Neste processo quando pensamento e sentimento se revelam, o que só é possível quando não existe aquisição nem aceitação, então vem uma conscientização extensiva, todos os níveis ocultos e sua significação se revelam. Esta conscientização revela aquele vazio criativo que não pode ser imaginado ou formulado. Esta conscientização extensiva e o vazio criativo são um processo total e não são estágios diferentes. Quando você observa silenciosamente um problema sem condenação, justificação, vem aí a consciência passiva. Nessa consciência passiva há elevada sensibilidade, na qual está a mais alta forma do pensar negativo. Quando a mente está formulando, produzindo, não pode haver criação. Só quando a mente está quieta e vazia, quando não está criando um problema, nessa passividade alertada há criação. A criação só pode ocorrer na negação, que não é o oposto do positivo. Ser nada não é a antítese de ser alguma coisa. Um problema surge apenas quando existe busca por resultado. Quando a busca por resultado cessa, só então não existe problema.



J. Krishnamurti



Fonte: http://www.jkrishnamurti.org/pt
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

ANSIEDADE, PSICOLOGIA E ESPIRITISMO

1) O que é a ansiedade?

Ansiedade é um intenso mal-estar físico e psíquico, acompanhado de aflição e agonia. Figuradamente, desejo veemente e impaciente.  

2) Como é definida pela Psicologia?

Na Psicologia, a ansiedade pode variar de simples apreensão aos ataques de fobias, melancolia e pânico. Pode-se dizer que é um estado de agitação motora e excitação intelectual, provocado por sentimentos de natureza penosa, que se revela por movimentos desordenados, mas pouco variados, indicando medo, angústia, desespero, pavor etc. (1)

3) Qual a contribuição de Freud?

Na concepção de Freud, a ansiedade é uma espécie de “sistema de alarme”, que nos previne do perigo quando certas ideias estão a ponto de alcançar a expressão consciente. Freud estabeleceu três tipos de ansiedade: moral, real e neurótica. A ansiedade moral decorre da censura do superego; a ansiedade real, pela percepção de um perigo que de fato existe; a ansiedade neurótica, expressa-se pelas fobias, medo persistente e irracional. (2)

4) Quais são os sintomas da ansiedade?

Fisicamente, palpitações, rigidez do tórax, suor, sequidão da boca, aumento da vontade de defecar ou urinar, dores de cabeça, tonturas. Psicologicamente, sentimentos de medo, pânico e tendências para temas de desgraças dominando os seus pensamentos. (3, p. 13)

5) O que é o transtorno de ansiedade?

“Um estado de ansiedade e apreensão contínua e irracional, algumas vezes desencadeando um medo agudo que chega ao pânico, acompanhado por sintomas de perturbação autônoma; com efeitos secundários em outras funções mentais como a concentração, a atenção, a memória e o raciocínio”. (3, p. 13) Há cinco tipos: transtorno de ansiedade generalizada, transtorno de pânico, transtorno de pânico com agorafobia, fobia social e fobia simples.

6) Quais são as causas dos transtornos de ansiedade?

De uma lista de aproximadamente 40 itens (como pontuação de 0 a 100), tais como, casamento, férias, natal, ou seja, como passamos o nosso dia a dia, a morte do cônjuge recebeu 100, o divórcio, 73, a separação conjugal, 65, a aposentadoria, 45. (3, p. 25)

7) Qual o objetivo de Elaine Sheehan, em seu livro Ansiedade, Fobias e Síndrome de Pânico?

O seu objetivo é ajudar os indivíduos a manterem a ansiedade sob controle, uma vez que ela, em pequenas doses, é bastante útil. Para tanto, fala-nos sobre o relaxamento, as visualizações criativas, a reeducação do pensamento, a programação Neurolinguística, a hipnose etc.

8) Onde encontrar subsídios, na Doutrina Espírita, para o problema a ansiedade?

A codificação espírita, como um todo, é um convite à paz e à harmonia interior, antídotos da ansiedade. Especificamente, o capítulo V (Bem-Aventurados os Aflitos), de O Evangelho Segundo o Espiritismo, oferece-nos grandes subsídios para o tratamento da ansiedade, pois fala-nos das causas e da justiça das aflições, o que estimula o equilíbrio do nosso pensamento.

9) Que tipo de orientações o Espírito Emmanuel nos traz?   

Ele nos diz que as ansiedades armam muitos crimes e jamais edificam algo de útil na Terra. Se o homem nascesse para andar ansioso, seria dizer que veio ao mundo, não na categoria de trabalhador em tarefa santificante, mas por desesperado sem remissão. Muitas ocasiões incitam-nos à ansiedade, porém pensemos com Pedro: “Lança as inquietudes sobre as tuas esperanças em Nosso Pai Celestial, porque o Divino Amor cogita do bem-estar de todos nós”. (4, cap. 8)

10) O que um Centro Espírita pode nos oferecer para ajudar a cura da ansiedade?

O Centro Espírita é a Universidade da alma. Nele, podemos encontrar auxílio para qualquer tipo de dor. Suponha que a ansiedade seja acompanhada por influência de Espíritos imperfeitos. Nesse caso, o diálogo com essas entidades pode afastá-las do nosso convívio e nos dar calma para o nosso dia a dia. As palestras evangélicas, os passes, os cursos de Espiritismo são outros tantos alimentos para modificar os nossos reflexos condicionados infelizes.


(1) GRANDE ENCICLOPÉDIA PORTUGUESA E BRASILEIRA. Lisboa/Rio de Janeiro: Editorial Enciclopédia, [s.d. p.].

(2) SOUZA, Irene Sales de (org.). Dicionário de Psicologia Prática. Rio de Janeiro: Esparsa, s.d.p.

(3) SHEEHAN, Elaine. Ansiedade, Fobias e Síndrome do Pânico: Esclarecendo as suas Dúvidas. Tradução de ZLF Assessoria Editorial. São Paulo: Ágora, 2000. (Guias Ágora)

(4) XAVIER, F. C. Pão Nosso, pelo Espírito Emmanuel. 5. ed. Rio de Janeiro: FEB, 1977.



Sérgio Biagi Gregório



Fonte: https://sites.google.com/site/aprofundamentodoutrinario/ansiedade-psicologia-e-espiritismo
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

MORADOR INTERNO

O Senhor é o Morador Interno de todos os seres e é Onipresente. Ele é a alma em cada ser. Ele está em você tanto quanto Ele está em todos os outros. Ele não está presente mais em uma pessoa rica ou é maior em uma pessoa gorda. Sua centelha ilumina a caverna do coração, de cada um. O Sol brilha igualmente sobre todos; Sua Graça cai igualmente sobre todos. Você constrói obstáculos que impedem os raios de Sua Graça de tocar e aquecer seu coração. Não culpe a Deus por sua ignorância ou loucura ou perversidade. Assim como água subterrânea jorra efusivamente quando se perfura um buraco até certa profundidade, pela repetição constante do Nome do Senhor, toque a fonte da Divindade e um dia ela brotará em abundância, dando-lhe interminável alegria.



Sathya Sai Baba



Fonte: www.sathyasai.org.br
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal