sábado, 7 de setembro de 2013

ABORDAGEM ESPÍRITA DAS PSICOSES

O Dr. Jorge Andréa lembra-nos que: "As psicoses representariam os mais severos quadros de doenças mentais, com multiplicidade sintomática, quase sempre associadas em complicações psicológicas, de modo a traduzir graves e profundas lesões psíquicas."

"Consideremos as psicoses como autênticas doenças da alma ou espírito, em severas respostas cármicas, quase sempre demarcando toda a jornada carnal, apesar da terapêutica ao nosso alcance. Algumas vezes o tratamento pode alcançar êxito, banindo definitivamente os sintomas, mas quase sempre ficarão marcas psicológicas de maior ou menor evidências; outras vezes, consegue-se, apenas, ampliar as fases intercríticas, mas não afastar a doença. O indivíduo passa a vida envolvido em sintomas, alguns dos quais, por não terem o devido esgotamento no campo do exaustor físico (personalidade) perduram e refletem-se em outra jornada reencarnatória." (Dr. Jorge Andrea - "Visão Espírita das Distonias Mentais")

O Espírito Carneiro Campos traz novos conhecimentos quando afirma que: "O psicótico maníaco-depressivo, por exemplo, traz gravados nas paisagens do inconsciente os hediondos desvios morais pregressos que escaparam à justiça estabelecida nos códigos da humana legislação e que ora expungem, como tendência à fuga ao dever e à responsabilidade, pelo suicídio."

Ele mesmo afirma que: "O esquizofrênico, na sua múltipla classificação, é igualmente um espírito revel, enredado nas malhas dos abusos que praticou noutra vida e que, sem embargo, passaram desconsiderados quanto ignorados pelos compares da existência anterior."

E continua dizendo: "Não nos desejando fixar, apenas nessas, constatamos que, mesmo as psicoses de climatério, cujas causas são óbvias, fazem-se escoadouro purificador, recurso de que se utilizam as Leis Divinas para alcançar os infratores e relapsos que pretenderam ludibriar o código de ética universal, inviolável."

"Em todo problema de psicoses, seja ele de natureza neurótica ou psiconeurótica" (o termo neurótica é usado aqui como sinônimo de neurológica e a expressão psiconeurótica semelhante a psicogênica), "tenha o gravame da psicopatia ou não, o ser espiritual é sempre o responsável pela conjuntura que padece." (Divaldo Pereira Franco - "Sementes da Vida Eterna")

O Espírito Manoel P. Miranda relata em "Loucura e Obsessão" as orientações do Dr. Bezerra de Menezes, quando este conclui: "Sem dúvida - respondeu-me, solícito - como sabemos, a esquizofrenia é enfermidade muito complexa, nos estudos da saúde mental. As pesquisas psiquiátricas, psicanalíticas e neurológicas tem projetado grande luz às terapêuticas de melhores resultados nas vítimas dessa terrível alienação. No entanto, há ainda muito campo a desbravar, em razão de as suas próprias origens profundas se encontrarem ínsitas no Espírito que delingue. A consciência individual, representando, de algum modo, a Cósmica, não se poupa, quando se descobre um delito, após a liberação da forma física, engendrando mecanismos de auto-reparação ou que lhe são impostos pelos sofrimentos advindos da estância do além-túmulo." (Divaldo P. Franco - “Loucura e Obsessão")



Dr. Roberto Lúcio Vieira de Souza



Fonte: do livro "Por que Adoecemos?"
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

POR QUE SINTO-ME INCAPAZ DE DAR UMA RISADA AUTÊNTICA?

Pergunta a Osho: Por que sinto-me incapaz de dar uma risada autêntica? E existe algum meio de recuperar minha capacidade natural de soltar uma gargalhada?

Você é a vítima, mas não está sozinho. Quase toda a humanidade é vítima: vítimas de pretensões, vítimas do uso de máscaras, vítimas da falta de naturalidade, porque vale a pena ser artificial — a sociedade concede respeito aos falsos.

A sociedade não tem respeito pelos autênticos e verdadeiros, porque os falsos podem ser controlados e a sociedade está muito interessada em controlar todos os indivíduos.

Mas os autênticos não podem ser controlados e a sociedade tem muito medo das pessoas que são autênticas, verdadeiras e sinceras, porque não consegue forçá-las à escravidão, à obediência, a qualquer tipo de estado opressivo, à exploração.

A falsidade recompensa. O desejo de recompensa continua a fazer a sociedade respeitar os falsos.

E porque o falso é respeitado, toda criança começa, devagar, a seguir os falsos. O ensinamento dos pais, o ensinamento dos professores — o esforço todo é para que você adquira uma natureza aceitável pelos outros.

O resultado final é um mundo fingido, onde ninguém é verdadeiro, onde os sorrisos são falsos, onde o amor é apenas uma palavra.

Ainda hoje recebi notícias da Inglaterra. Pesquisaram desde crianças de cinco anos até jovens de vinte e cinco, fazendo-lhes uma única pergunta: "Quais são os dois valores que você considera mais importantes e significativos na vida?"

É chocante ler a resposta dadas por todos, desde as crianças de cinco anos até os jovens de vinte e cinco.

As respostas são: dinheiro e sucesso. Essas são as duas coisas mais importantes na vida. Não o amor, não o riso, não a meditação, não o contentamento, nem mesmo Deus. Dinheiro e sucesso.

Todavia, em um mundo onde o dinheiro e o sucesso são tudo, você não pode ser autêntico — é perigoso. Você terá de reprimir sua individualidade e a cada passo transigir por causa do sucesso, por causa do dinheiro.



Osho, em "Riso: A Religião Essencial"



Fonte: www.palavrasdeosho.com
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal