quarta-feira, 25 de setembro de 2013

COMPREENSÃO INTEGRADA

O que você quer dizer com ‘aflição’? É alguma coisa apartada de você? Uma coisa fora de você, internamente ou externamente, que você observa, que você experimenta? Você é meramente o observador que experimenta? Ou é diferente? Certamente esse é um ponto importante, não é? Quando digo “eu sofro”, o que quero dizer com isto? Eu sou diferente do sofrimento? Certamente essa é a questão, não é? Vamos descobrir. Há sofrimento, eu não sou amado, meu filho morreu, o que você quiser. Há uma parte de mim que pergunta por que, as razões, as causas. A outra parte de mim está agoniada por várias razões. E também há outra parte de mim que quer ficar livre do sofrimento, que quer ir além dele. Nós todos somos estas coisas, não somos? Então, se uma parte de mim está rejeitando, resistindo ao sofrimento, outra parte busca uma explicação - está presa em teorias - e outra parte de mim foge do fato; como então eu posso compreender isto totalmente? Apenas quando sou capaz de compreensão integrada pode haver a possibilidade de liberdade do sofrimento. Mas se sou levado em diferentes direções, então não posso ver a verdade disto. Agora, por favor, ouça com cuidado e você verá que quando existe um fato, uma verdade, só há compreensão disto quando posso experimentar a coisa toda sem divisão, e não quando existe a separação do “eu” observando o sofrimento.



J. Krishnamurti



Fonte: The Book of Life
www.jkrishnamurti.org/pt
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

SEU DEVER DEVE SER FEITO COM RETIDÃO (KARMA E DHARMA)

Seu dever (Karma) deve ser feito com retidão (em Dharma). Aqueles dominados pela ignorância (Thamas) fazem seu dever unicamente por causa dos seus frutos e recorrem a todo o tipo de subterfúgios, a fim de obter os resultados que desejam. Para essa categoria de pessoas, o fim justifica os meios. Aqueles dominados pela paixão (Rajas) são orgulhosos e pomposos, e se vangloriam de serem os executores, os benfeitores e os que tiveram as experiências. Aqueles governados por qualidades de calma e serenidade (Sathwa) fazem seus deveres independentemente de seus frutos e entregam o resultado ao Senhor. Eles não vão se preocupar se isso leva ao sucesso ou fracasso, sempre conscientes de seus deveres e nunca dos seus direitos. De fato, há mais alegria no esforço verdadeiro do que no resultado advindo. Essa atitude deve ser a experiência de todo buscador verdadeiro.



Sathya Sai Baba



Fonte: www.sathyasai.org.br
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

AVENTURAS MARAVILHOSAS

Sob uma forma ou outra, as aventuras de todos os seres humanos apresentam analogias com as aventuras maravilhosas relatadas nos contos. Sim, vós sois todos príncipes e princesas e tendes em vós todas as riquezas: o vosso coração, o vosso intelecto, a vossa alma e o vosso espírito são cofres cheios de ouro e pedras preciosas. E também sois mágicos: tendes uma varinha mágica, a palavra, cujos verdadeiros poderes ainda não experimentastes. Contudo, sabeis que, quando dizeis algo simpático a alguém, vedes imediatamente os resultados. Se insultardes essa mesma pessoa, também vereis imediatamente outros resultados: vós não tocastes na pessoa, não a feristes com uma faca, no entanto ela foi ferida como por uma faca. Sim, a palavra é mágica. Então, tende cuidado com aquilo que dizeis. Mas começai por estar atentos aos vossos pensamentos e aos vossos sentimentos, para que eles vos inspirem as palavras graças às quais, como os gênios bons, levareis por toda a parte o consolo, a paz e a alegria.



Omraam Mikhaël Aïvanhov



Fonte: www.prosveta.com
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal