quinta-feira, 26 de setembro de 2013

A TÉCNICA DO DISCÍPULO - A SENDA R+C

Em seu aspecto externo, a Ordem Rosacruz é uma organização que propaga um ensinamento sistemático, totalmente prático e de utilidade comprovada mundialmente; e, em seu aspecto interior, tem um caráter profundamente místico e esotérico. É neste último aspecto que a força operante reside e, aliás, dá orientação e estabilidade às múltiplas aplicações e usos na nossa vida cotidiana.

Condição de discipulado: o pensamento e a ação têm de receber nova direção e intenção; um caminho totalmente diferente do caminho terreno por ele percorrido até então, e tem de se preparar para se ajustar com novos princípios que não são nada fáceis de aceitar no começo, porque alguns deles se oporão a crenças e opiniões pessoais firmemente arraigadas.

Traço curioso na natureza humana é que um estudante muitas vezes aceitará a verdade da experiência de uma autoridade e negará e rejeitará a mesma experiência, apresentada de forma diferente, quando parte de outra autoridade. Esta não é a verdadeira condição de estudante e muito menos a atitude de um discípulo. Na verdade, é precisamente este conhecimento imediato da verdade, sob qualquer forma, que distingue o segundo.

Ninguém lhes pode dar o poder de ler no sentido oculto. Somente a profundidade e a intensidade  do viver concedem isto. O neófito que se esquiva das palavras profundamente significativas, profundidade e intensidade, melhor fará em afastar-se por algum tempo.

A senda é uma só; a verdade é uma só; os Mestres são um no Cosmos em percepção e iluminação, mas cada um com uma técnica aperfeiçoada e peculiarmente adaptada às constituições mentais, psíquicas e espirituais das várias escolas autênticas de disciplina e de iniciados que buscam sua ajuda visando realizar seu trabalho.

Qualquer que seja a razão específica que possa atrair o neófito para a disciplina da Senda, o objetivo real deveria ser o do serviço. Seu objetivo pode ser nova capacidade criadora e maior influência em sua profissão ou outras atividades, ou pode ser, como já se disse, inteiramente para propósitos místicos e ocultos: de qualquer modo, seu poder para serviço será, sem dúvida, ampliado e, tudo considerado, algum tipo de serviço para o mundo deveria vir a influenciar suas pesquisas na Senda.



Raymund Andea, FRC



Fonte: do livro "A Técnica do Discípulo", Ed. Renes, RJ
(Biblioteca Rosacruz, vol. XVI)
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

TER SAÚDE PARA SER FELIZ OU SER FELIZ PARA TER SAÚDE?

Richard Simonetti conta no livro “Para Viver a Grande Viagem”, que uma mulher chegou para seu médico e disse:

- Doutor! . . . Eu queria tanto ter saúde, afim de ser um pouquinho feliz!

O médico respondeu bondosamente:

- Minha filha! Este é o erro de toda gente, porque não se trata de procurarmos ter saúde para ser feliz, e, sim, de procurarmos ser feliz para ter saúde.

A felicidade não é uma conquista exterior e sim interior. E só seremos verdadeiramente felizes quando formos bons. Enquanto isso não ocorre, sofreremos as consequências de nossos delitos do passado.

Quanto às doenças que não encontram cura na Terra, é um remédio enérgico para a cura de nosso corpo espiritual. Alguns doentes necessitam mais que uma reencarnação dolorosa, a fim de que seu perispírito possa curar-se das tremendas manchas adquiridas através da transgressão da lei divina em existências passadas.




Fonte: Grupo de Estudo "Allan Kardec"
http://grupoallankardec.blogspot.com
Fonte da Gravura: www.angeosofia.com

SOFRIMENTO CONSCIENTE E INCONSCIENTE

Sofrimento é agonia, incerteza, o sentimento de completa solidão. Existe o sofrimento da morte, o sofrimento de não ser capaz de se realizar, o sofrimento de não ser reconhecido, o sofrimento de amar e não ser amado. Existem inumeráveis formas de sofrimento, e me parece que sem compreender o sofrimento, não há fim para o conflito, miséria, para o árduo trabalho diário de corrupção e deterioração. Existe sofrimento consciente, e existe também sofrimento inconsciente, o sofrimento que parece não ter base, sem causa imediata. A maioria de nós conhece o sofrimento consciente, e também sabemos como lidar com ele. Ou fugimos dele através da crença religiosa ou o racionalizamos, ou usamos algum tipo de droga, seja intelectual ou física; ou nos confundimos com palavras, com diversões, com entretenimento superficial. Nós fazemos tudo isto e, contudo, não podemos fugir do sofrimento consciente. E então há o sofrimento inconsciente que herdamos através dos séculos. O homem sempre procurou dominar esta coisa extraordinária chamada sofrimento, agonia, miséria; mas mesmo quando estamos superficialmente felizes e temos tudo que queremos, no fundo do inconsciente estão ainda as raízes do sofrimento. Então, quando falamos do fim do sofrimento, queremos dizer o fim de todo o sofrimento, tanto consciente como inconsciente. Para acabar com o sofrimento a pessoa tem que ter uma mente muito clara, muito simples. Simplicidade não é uma mera ideia. Ser simples demanda muita inteligência e sensibilidade.



J. Krishnamurti



Fonte: The Book of Life
www.jkrishnamurti.org/pt
Fonte da Gravura: www.angeosofia.com

ATENÇÃO E DIREÇÃO DOS PENSAMENTOS


Seja para onde for nossa atenção é para lá que nossos pensamentos irão com mais frequência e interesse. Se tivermos uma mente complicada, que pensa muito sobre certas coisas desnecessariamente, nossa atenção vai para os obstáculos e as coisas que nos preocupam sob um ponto de vista crítico e negativo. Ao prestar mais atenção às dificuldades, alimentamos esses tipos de pensamentos com mais intensidade e atraímos essas situações para nós. Os problemas nos absorvem devido à quantidade de energia que investimos neles, transformando um montículo em uma montanha. Mas quando nos concentramos em buscar soluções para os problemas com uma atitude positiva e entusiasta, que atrai energia positiva, isso nos ajuda a transformar montanhas em montículos.



Brahma Kumaris



Fonte: www.bkumaris.org.br
Fonte da Gravura: www.angeosofia.com

CURAS ESPIRITUAIS E A FÍSICA MODERNA

"Os pensamentos positivos têm uma dupla atuação: podem ajudar a própria pessoa que os emite e os pacientes a que se destinam."

Através do pensamento, o ser humano torna-se co-criador do Universo, como afirmou André Luiz em sua notável Obra, sendo responsável pelo seu próprio destino e senhor das forças psíquicas capazes de promover a saúde, o bem-estar e a alegria de viver, tanto para si mesmo como para os seus semelhantes.

Na prece, a pessoa deve ser movida pela força de quem verdadeiramente ama a Deus, e pedir coisas justas, de acordo com as suas Leis. Esse ensinamento encontra-se na primeira epístola de S. João: "Se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve" (I Jo 5,14), significando que nossas ânsias serão atendidas se estiverem de acordo com as Leis Naturais - o Amor.

A faculdade de realizar curas espirituais é inerente à alma ou espirito, como disse o apóstolo Paulo: que são dados "pelo mesmo Espirito, os dons de curar" (I Cor 12,9). Praticamente todas as pessoas possuem essa faculdade e podem participar das realizações que se destinam à cura psicobioenergética das doenças, conforme atesta Joanna de Angelis.

O amor é o subsidio maior para a realização de todas as modalidades de curas espirituais, tanto quando são centradas em ações para beneficio da própria pessoa, como quando são direcionadas para a ajuda aos semelhantes. "Amor, Imbatível Amor", de Joanna de Ângelis, é um livro recomendado para entendermos esta temática.

Allan Kardec em "O Evangelho Segundo o Espiritismo", p. 256, item 7, diz que "a fé não se prescreve, nem se impõe". Fala da fé cega e da fé raciocinada. A fé cega é a que aceita as coisas sem uma análise mais profunda, e afirma que somente a fé que se baseia em fatos tem o mérito da veracidade - a fé raciocinada.

A fé é uma virtude maravilhosa que ajuda sempre o ser humano, na condição de quando almeja alguma coisa para si mesmo ou para seus semelhantes, e quando atua como intermediário nas ações de cura espiritual dos doentes que o procuram, uma das razões que o doce Amigo proferiu "a fé move montanhas".

Pensamento: natureza elétrica ou quântica?

O médico e educador espiritual André Luiz, diz-nos que o pensamento também é de natureza elétrica. Sabiamente este espírito notável mostrou-se bastante prudente e de grande magnitude ética. Deixando a porta aberta, para novos conceitos que possam advir sobre tão nobre questão. 

No entanto existe quem não defenda tal postura e diga justificando que o pensamento é de natureza quântica. Vejamos: Nosso sistema nervoso analogicamente falando é como um computador cósmico. Aquele notável instrumento funciona continuamente, operando milhares de programas em simultâneo, dividindo-se em múltiplos biliões de bits de informação a cada segundo, e o que de grande beleza transcendental, sabe se conduzir. Pensar é de imediato formar padrões tão complexos e tão rápidos, e de tal variedade cientifica, quanto a própria realidade. A ciência material é limitada, não possui os instrumentos necessários para observar tal fenômeno, rico de nuances e surpreendentemente controverso em sua forma de manifestação, para além dos seus limites internos, é obra...! 

A ciência consegui apurar através dum registo de um neurônio uma velocidade surpreendente, embora, muito ainda será descoberto, devido à sua grande limitação, pois a velocidade do pensamento deverá ser igual ou maior que a velocidade da luz, e por tal razão será impossível avaliar sua velocidade, já que não existem aparelhos para tal, nem a física admite por enquanto que no nosso universo nada possa ultrapassar a velocidade da luz, tal como previsto pela teoria da relatividade, apesar de algumas especulações.

Há aproximadamente 20 anos sabe-se que existem inúmeros receptores em pontos fora do cérebro, que aliás a ciência tradicional chinesa já o sabe há séculos, como neurotransmissores e neuropeptídeos em células do sistema imunológico, chamadas monócitos, sendo surpreendente a descoberta de receptores nos leucócitos.

Já conseguimos fotografar o percurso do "pensamento", não do pensamento, em três dimensões como um holograma. Este processo é conhecido nos meios científicos como "PET" ou seja, tomografia por emissão de pósitron, (antipartícula do elétron, de massa igual, mas de carga oposta) consistindo na injeção na corrente sanguínea duma determinada percentagem de glicose em que as moléculas de carbono foram marcadas com radioisótopos. Conseguindo verificar-se as alterações orgânicas necessárias como alterações bioquímicas; em nível celular, bem como a temperatura do corpo, da pressão sanguínea, do campo visual etc. 

A manifestação mais expressiva verifica-se na carga eléctrica, demonstrando impulso eléctrico quando da emissão do pensamento. Este impulso tem dimensões bem delineadas. Se o pensamento se torna quântico em alguma das ocasiões, admitimos que sim. O pensamento como nos disse André Luiz também é de natureza electromagnética mas não será só... Allan Kardec, afirma que os fluidos, são o veículo do pensamento, e este não é mais que o gerador de toda criação, quer consciente ou inconsciente.

Sendo a energia quântica de natureza subatômica, não possibilita ela a transmissão do pensamento fora do seu campo microcósmico, porque em determinado ponto do espaço ela se torna caótica, perdida, sem direcionamento. Se o pensamento fosse de origem quântica, seria difundido no espaço-tempo de forma desconexa, por falta de um condutor. Eis o motivo por se admitir a energia electromagnética como condutora do pensamento. No entanto como Kardec afirmou, os fluidos, são o veículo do pensamento, sendo assim, sabemos hoje que o vácuo não existe, apesar de alguns ainda o afirmarem, por ignorância, O professor de Lion deixou sabiamente a porta aberta à investigação neste campo, pois a energia quântica somente necessita de um condutor para se expandir de forma ordenada, e o que a ciência sabe desses possíveis condutores, quase nada, mas, está chegando lá. Será preciso entender o que Kardec queria dizer com fluido. Pois este termo adotado pelo espiritismo, engloba muitas espécies que nada têm de fluido, cientificamente falando, pois para a física atual e de modo grosseiro um fluido é um gás ou um liquido. 

Kardec explica em "A Gênese" cap. XIV, item 2: «O fluido cósmico universal é, como já foi demonstrado, a matéria elementar primitiva, cujas modificações e transformações constituem a inumerável variedade dos corpos da Natureza. (Cap. X.) Como princípio elementar do Universo, ele assume dois estados distintos: o de eterização ou imponderabilidade, que se pode considerar o primitivo estado normal, e o de materialização ou de ponderabilidade, que é, de certa maneira, consecutivo àquele. O ponto intermédio é o da transformação do fluido em matéria tangível. Mas, ainda aí, não há transição brusca, porquanto podem considerar-se os nossos fluidos imponderáveis como termo médio entre os dois estados. (Cap. IV, nos 10 e seguintes.) Cada um desses dois estados dá lugar, naturalmente, a fenômenos especiais: ao segundo pertencem os do mundo visível e ao primeiro os do mundo invisível. Uns, os chamados fenômenos materiais, são da alçada da Ciência propriamente dita, os outros, qualificados de fenômenos espirituais ou psíquicos, porque se ligam de modo especial à existência dos Espíritos, cabem nas atribuições do Espiritismo. Como, porém, a vida espiritual e a vida corporal se acham incessantemente em contato, os fenômenos das duas categorias muitas vezes se produzem simultaneamente. No estado de encarnação, o homem somente pode perceber os fenômenos psíquicos que se prendem à vida corpórea; os do domínio espiritual escapam aos sentidos materiais e só podem ser percebidos no estado de Espírito. (1)»

«(1) A denominação de fenômeno psíquico exprime com mais exatidão o pensamento, do que a de fenômeno espiritual, dado que esses fenômenos repousam sobre as propriedades e os atributos da alma, ou, melhor, dos fluidos perispiríticos, inseparáveis da alma. Esta qualificação os liga mais intimamente à ordem dos fatos naturais regidos por leis; pode-se, pois, admiti-los como efeitos psíquicos, sem os admitir a título de milagres.»

No entanto naquela altura o homem desconhecia o que hoje conhece, daí a confusão do termo "fluido" desta forma, repetimos este cientista - Kardec, deixou-nos sabiamente o caminho para a investigação.

A Cura pelo Pensamento - A Cura Quântica

O Pensamento é um atributo da alma e tem uma ação modeladora do organismo desde a formação do embrião.

A ação curativa faz-se através das irradiações fluídicas do pensamento ou pela utilização de formas-pensamento, feitas individualmente ou em grupo de pessoas preparadas para o mesmo objetivo.

O pensamento se propaga através do fluido universal, como o som se propaga pelo ar, e alcança distancias consideráveis em segundos, podendo ser utilizado para o tratamento à distancia. Fato documentado por vários cientistas por todo o planeta.

As curas pelo pensamento são grandemente beneficiadas com a participação de mais de uma pessoa que se reúnem e, mesmo estando distantes umas das outras, se concentram num mesmo horário para a realização do mesmo objetivo.

A cura pelo pensamento pode, portanto, ser realizada à distância sem limitações, foi o que provou a equipe de cientista chefiadas pelo norte americano Robert N. Miller, bem como tantos outros, em vários hospitais americanos e europeus.

O pensamento concentrado é dotado de poder de atuação maior do que o pensamento disperso, semelhante aos raios solares, que, concentrados por uma lente convergente, podem incendiar um objeto inflamável.

Os pensamentos positivos têm uma dupla atuação: podem ajudar a própria pessoa que os emite e os pacientes a que se destinam.

Toda criatura deve saber que a alegria dos seus semelhantes mais próximos começa muitas vezes num sorriso seu, oriundo de um pensamento bom. 

O ser que compreende essa verdade pode tornar-se um centro de irradiação de energia, uma fonte de luz e de amor, viver com saúde e alegria, e ter condições para ajudar outras pessoas, através das vibrações dos seus pensamentos retos.

A cura quântica é, essencialmente, a cura espiritual realizada pelo pensamento que é um atributo da alma e ele próprio em nossa opinião de natureza quântica, apesar de fisiologicamente falando ser eletroquímico, face à densidade cada criatura.

A cura espiritual vem sendo estudada sob um prisma cientifico, à luz dos conhecimentos atuais, que identificam um ponto de encontro entre a ciência e a realidade da alma, através do pensamento. "Observar, comparar e julgar" - Allan Kardec.

Há 150 anos, quando a ciência ainda não havia formulado as bases da teoria quântica, fazendo-se luz no inicio do século XX, Allan Kardec escreveu no livro "A Gênese", pp. 294-5, item 31, que "O Espírito, encarnado ou desencarnado, é o agente propulsor que infiltra num corpo deteriorado uma parte da substancia do seu envoltório fluídico. A cura se opera mediante a substituição de uma molécula malsã por uma molécula sã", reafirmado por Joanna de Angelis e André Luiz.

Como as moléculas são formadas de átomos, verifica-se que o sábio de Lion estava certo ao lançar as bases cientificas da cura espiritual centrada na molécula, e pode ser considerado o precursor dos conceitos modernos da atual Medicina.

O poder de curar pelo pensamento depende da forca de atuação energética, da vontade, da elevação espiritual e do interesse daquele que se propõe realizar a cura, sendo tanto mais eficaz quanto maiores forem os "quanta" de energia utilizada para tal fim.

O Dr. Deepak Chopra, no livro "A Cura Quântica", descreve a cura de doenças como o cancro utilizando a energia mental. Suas observações foram feitas na cidade de Boston, nos Estados Unidos, sob rigoroso controlo de diagnóstico e de evolução dos doentes tratados.

A cura quântica evidencia a ligação entre a Ciência e a Moral - a ciência do bem -, a Fé.

Desta maneira, já não existe razão para que a Ciência e a Fé se mantenham separadas (quando falamos de fé referimo-nos a uma fé racional, liberta de crendices, superstições e dogmas). Para tanto, vale a pena lembrar as palavras de Thomas Edison, espírito, contidas no livro "Reflexões no meu Alem de Fora", ditado por Delfos, ob. cit. p. 69, 1 parágrafo, quando afirma que a "Fé sem ciência é fanatismo; ciência sem fé pode ser loucura".

Em "O Evangelho Segundo o Espiritismo", cap. XIX - «A Fé Transporta Montanhas»-, podemos analisar e demonstrar sob um prima puramente cientifico o que o meigo Amigo queria nos transmitir há mais de 2000 anos: 

"Quando ele veio ao encontro do povo, um homem se lhe aproximou e, lançando-se de joelhos a seus pés, disse: Senhor, tem piedade do meu filho, que é lunático e sofre muito, pois cai muitas vezes no fogo e muitas vezes na água. Apresentei-o aos teus discípulos, mas eles não o puderam curar. Jesus respondeu, dizendo: Ó raça incrédula e depravada, até quando estarei convosco? Até quando vos sofrerei? Trazei-me aqui esse menino. - E tendo Jesus ameaçado o demônio, este saiu do menino, que no mesmo instante ficou são. Os discípulos vieram então ter com Jesus em particular e lhe perguntaram: Por que não pudemos nós outros expulsar esse demônio?

- Respondeu-lhes Jesus: Por causa da vossa incredulidade. Pois em verdade vos digo, se tivésseis a fé do tamanho de um grão de mostarda, diríeis a esta montanha: Transporta-te daí para ali e ela se transportaria, e nada vos seria impossível. (S. Mateus, cap. XVII, vv. 14 a 20.)"

Item 5. "O poder da fé se demonstra, de modo direto e especial, na ação magnética; por seu intermédio, o homem atua sobre o fluido, agente universal, modifica-lhe as qualidades e lhe dá uma impulsão por assim dizer irresistível. Daí decorre que aquele que a um grande poder fluídico normal junta ardente fé, pode, só pela força da sua vontade dirigida para o bem, operar esses singulares fenômenos de cura e outros, tidos antigamente por prodígios, mas que não passam de efeito de uma lei natural. Tal o motivo por que Jesus disse a seus apóstolos: se não o curastes, foi porque não tínheis fé."



Lígia Almeida
Porto – Portugal

Médica especialista em Geriatria com sub-especialização na Cardiologia Geriátrica. 
Pós-graduada em nível de Mestrado em Bioquímica e Farmácia pela Universidade de São Paulo, Brasil.

Presidente da AME Porto - Associação Médico-Espírita da Área Metropolitana do Porto


Fonte: www.ameporto.org
www.mundoespiritual.com.br/artigos.curas.espirituais.htm
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

INTERRUPÇÃO DA RAIVA


Todos nós temos, estou certo disso, tentado vencer a raiva, mas, de algum modo, isso não parece dissolvê-la. Existe uma outra abordagem para dissipar a raiva? A raiva pode surgir de causas físicas e psicológicas. A pessoa fica raivosa, talvez porque está ameaçada, suas reações defensivas estão sendo rompidas ou sua segurança, que foi cuidadosamente construída, está ameaçada e assim por diante. Todos nós estamos familiarizados com a raiva. Como vai se compreender e dissolver a raiva? Se você considera que suas crenças, conceitos, opiniões, são de grande importância, então está fadado a reagir violentamente quando questionado. Em vez de agarrar-se a crenças, opiniões, se você começa a questionar se elas são essenciais para a pessoa compreender a vida, então, através da compreensão, a interrupção da raiva acontece. Assim a pessoa começa a dissolver as próprias resistências que causam conflito e dor. Isto novamente requer severidade. Estamos acostumados a nos controlar por razões sociológicas ou religiosas ou por conveniência, mas erradicar a raiva requer profunda conscientização. Você diz que tem raiva quando ouve falar sobre injustiça. É porque você ama a humanidade, porque você é compassivo? Compaixão e raiva podem viver juntas? Pode haver justiça quando existe raiva, ódio? Você talvez esteja raivoso ao pensar na injustiça em geral, na crueldade, mas sua raiva não altera a injustiça ou a crueldade; ela apenas faz mal. Para produzir ordem, você mesmo tem que ser zeloso, compassivo. A ação nascida do ódio pode apenas criar mais ódio. Não pode haver retidão onde existe raiva. Retidão e raiva não podem estar juntas.



J. Krishnamurti



Fonte: The Book of Life
www.jkrishnamurti.org/pt
Fonte da Gravura: www.angeosofia.com