segunda-feira, 30 de setembro de 2013

COMPAIXÃO - UMA ATITUDE VOLTADA AO PRÓXIMO

Compaixão é um sentimento amoroso e puro na forma de simpatia, gentileza e misericórdia pelos outros. 

Uma pessoa compassiva desenvolve um olhar para as qualidades que fazem com que cada pessoa seja singular. 

Mesmo quando os outros estão de baixo astral é possível ajudá-los a restaurar sua autoconfiança ao manter uma visão firme e clara da bondade e especialidades deles. 

Ao adotar uma abordagem gentilmente encorajadora, eu não devo desistir de ninguém.



Brahma Kumaris



Fonte: www.bkumaris.org.br
Fonte da Gravura: www.aindamelhor.com

EXPERIÊNCIAS DIFÍCEIS

A beleza física pode provocar tragédias imprevisíveis para a alma, se esta não possui discernimento.

Excessivo dinheiro é porta para a indigência, se o detentor da fortuna não consolidou o próprio equilíbrio.

Demasiado conforto é desvantagem, se a criatura não aprendeu a arte de desprender-se.

Muito destaque é introdução a queda espetacular, se o homem não amadureceu o raciocínio.

Considerável autoridade estraga a alegria de viver, se a mente ainda não cultiva o senso das proporções.

Grande carga de responsabilidade extermina a existência daquele que ainda não ultrapassou a compreensão comum.

Enorme cabedal de conhecimento, em meio de inúmeras pessoas ignorantes, vulgares ou insensatas, é fruto venenoso e amargo, se o espírito ainda não se resignou à solidão.



André Luiz / Francisco Cândido Xavier



Fonte: do livro "Agenda Cristã"
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

ESQUIVANDO-SE DO SOFRIMENTO

A maioria de nós tem sofrimento sob diferentes formas – na relação, na morte de alguém, em não se realizar e definhar, ou em tentar conseguir, tentar se tornar algo e fracassar totalmente. E existe todo o problema do sofrimento no lado físico: doença, cegueira, incapacitação, paralisia e assim por diante. Em todo lugar existe esta coisa extraordinária chamada sofrimento, com a morte esperando na esquina. E nós não sabemos como encontrar o sofrimento; então ou nós o adoramos, o racionalizamos, ou tentamos fugir dele. Vá a qualquer igreja cristã e você descobrirá que o sofrimento é adorado; ele é transformado em algo extraordinário, sagrado, e é dito que só pelo sofrimento, pelo Cristo crucificado, você pode encontrar Deus. No oriente eles têm suas próprias formas de se esquivar, outros modos de evitar o sofrimento, e me parece uma coisa extraordinária que tão poucos, seja no oriente ou no ocidente, estejam realmente livres do sofrimento. Seria uma coisa maravilhosa se no processo de se ouvir sem emoção - não sentimentalmente - ao que está sendo dito, você pudesse realmente compreender o sofrimento e ficar totalmente livre dele; porque então não haveria auto engano  nem ilusões, angústias, medo, e o cérebro poderia funcionar claramente, sagazmente, logicamente. E então, talvez, a pessoa saberia o que é amor.




J. Krishnamurti



Fonte: The Book of Life
www.jkrishnamurti.org/pt
Fonte da Gravura: www.aindamelhor.com

CAMINHAR PACIENTEMENTE

Não se pode dar alimento de adulto a uma criança - você deve adaptá-lo às necessidades e capacidades digestivas da criança e, gradualmente, deixar os paladares desenvolverem com a idade. Assim, também, não se pode atingir o pico em apenas um salto! É preciso um esforço persistente e progresso gradual para chegar ao topo, não é? Perceba que é um trabalho muito difícil negar a evidência dos sentidos. Você pode e deve superar as tendências que têm crescido dentro de si em consequência de centenas de nascimentos. A verdade de que o mundo é uma ilusão e é uma manifestação do Divino é clara para uns poucos que chegaram ao seu destino. Se você é um aspirante, até a realização o alcançar você deve persistir em seu caminho, pacientemente, com esperança e esforço sincero.



Sathya Sai Baba



Fonte: www.sathyasai.org.br
Fonte da Gravura: Acervo de Autoria Pessoal

A CENTELHA DIVINA OCULTA EM CADA UM

Um Mestre espiritual esforça-se por ver nos seres as divindades que eles ainda não são. Como eles são agora, isso não lhe interessa. Sempre que encontra um ser, ele pensa na centelha divina que está oculta nesse ser e que aguarda o momento em que, finalmente, ele lhe dará a possibilidade de se manifestar. É esta a mais alta expressão do amor: saber ligar-se à centelha divina em cada criatura para a alimentar, para a reforçar. Como seriam diferentes as relações entre os humanos se também eles, quando se encontram, pensassem que o homem ou a mulher que têm diante de si é depositário de uma centelha saída do fogo divino! Mesmo num criminoso, há que procurar essa centelha para tentar avivá-la. Isso nem sempre é possível, mas, pelo menos, há que tentar. Nem sempre se sabe por que é que certos seres se deixaram arrastar por más inclinações e também não se sabe o que poderia fazer com que eles se levantassem e, subitamente, reanimassem a centelha neles. Por isso, nunca se deve fazer um juízo definitivo sobre quem quer que seja. 



Omraam Mikhaël Aïvanhov



Fonte: www.prosveta.com
Fonte da Gravura: www.2cemiltuparetama.blogspot.com