segunda-feira, 7 de outubro de 2013

A VERDADE É ENCONTRADA MOMENTO A MOMENTO

A verdade não pode ser acumulada. 

O que é acumulado está sempre sendo destruído, definha. 

A verdade não pode definhar porque só pode ser encontrada momento a momento em cada pensamento, em cada relação, em cada palavra, em cada gesto, num sorriso, nas lágrimas. 

E se você e eu pudermos encontrar isto – o próprio viver é o encontrar – então não nos tornaremos propagandistas; seremos seres humanos criativos; não seres humanos perfeitos, mas seres humanos criativos, o que é imensamente diferente. 




J. Krishnamurti




Fonte: The Book of Life
www.jkrishnamurti.org/pt
Fonte da Gravura: www.morguefile.com

OLHAI OS LÍRIOS DO CAMPO

Para mim, o ápice do Evangelho é este: “Olhai os lírios do campo, como eles crescem! Não trabalham nem fiam, e eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, nunca se vestiu como qualquer um deles”. Acho forte pela beleza da imagem poética. Mas ainda mais pela clareza do ensinamento. 

Ela se passa no Sermão da Montanha, ocasião em que Jesus nos deixou seus mais belos e profundos ensinamentos. Nesta passagem, Jesus se refere à preocupação que nós temos com o dia de amanhã. Alimentamos pensamentos de angústia e desconfiança em relação ao futuro. Estamos sempre preocupados com o que pode acontecer, com o que pode fugir ao nosso controle. A própria palavra já se explica por si só: pré-ocupação. Uma ocupação prévia, antes do tempo. É a isso que Jesus se refere. Os lírios do campo não se preocupam, não vivem antecipadamente o dia de amanhã. E Deus provê a sua “roupa” em forma de lindas flores, que nem Salomão, o maior Rei que o povo de Jesus já havia conhecido; nem Salomão, no auge de sua glória, nunca havia se vestido de maneira tão bela quanto os lírios do campo. 

Costumamos dar muita ênfase aos ensinamentos morais do Cristo. Realmente, não há código de ética mais avançado do que o seu ensino. Isso tudo é minha opinião, você não é obrigado a concordar com ela: acho que o principal ensinamento de Jesus é negligenciado até hoje. Dezenas de autores escreveram livros e mais livros falando o que ele falou, ensinando o que ele ensinou como se fosse alguma novidade. 

Refiro-me ao pensamento, ao poder do pensamento, ao pensamento criador, ao pensamento como fator determinante para a criação e o desenvolvimento de tudo em todos os planos de vida. Negligenciamos o pensamento, e há cada vez mais evidências de que tudo, absolutamente tudo, é criado a partir do pensamento. Alguns anos atrás o filme “O segredo” fez um sucesso estrondoso tratando desse tema. Não trouxe nada de novo, nada que já não houvesse sido abordado em dezenas de livros, detalhadamente. E acredito que muitos e muitos livros e filmes deverão surgir ainda para popularizar e tornar aceita essa verdade: O pensamento e a Lei de atração. 

O espiritismo deixa claro a importância do pensamento, embora seu enfoque hoje seja predominantemente moral. As obras de André Luiz elucidam muita coisa sobre a natureza e o funcionamento do pensamento. O fato é que atraímos tudo o que pensamos. Tudo o que pensamos de bom e de mau, se manifesta como realidade. 

Você provavelmente lembra-se de muitos casos em que seus pensamentos não se concretizaram, por isso não leva este assunto tão a sério como deveria. Você não percebeu que não há como duas coisas antagônicas acontecerem ao mesmo tempo? Se você quer determinada coisa e ao mesmo tempo teme que não vá conseguir, um pensamento combate o outro, um pensamento neutraliza o outro. Não gosto de mencionar isso, mas o fato é que somos muito negativos. Pensamos muitas coisas negativas, somos alimentados com tragédias televisivas, somos influenciados por pessoas negativas. Não estamos totalmente prontos. Mas é hora de começar a experimentar, é hora de desconstruirmos nossas velhas e podres crenças e nos reformarmos com a verdade. 

Faça suas próprias experiências! Se não se achar pronto pra isso, comece a observar: 

- Pessoas de sucesso, em qualquer área, são pessoas que não questionam se o que querem fazer vai dar certo ou não. Simplesmente fazem, acreditam em si mesmas. 

- As pessoas mais doentes, principalmente as que têm doenças de difícil diagnóstico, são as que mais falam em doenças; é o seu assunto predileto, é pensamento que se manifesta. 

- Quando você tem algum problema e fica pensando nele, buscando solução, não consegue resolve-lo. Só acha solução quando deixa de se preocupar com ele. Pois enquanto está pensando no problema, está atraindo mais problema. 

- As divergências com os outros só surgem quando nos concentramos nas características dos outros de que não gostamos, nas características que não desejamos. Se mantivermos nossa atenção no que temos em comum com os outros, não haverá divergência. Esta só existe porque nos concentramos no que não queremos. 

São muitas evidências de que o pensamento é criador, de que a Lei de atração é uma lei tão digna de credibilidade e passível de ser constatada como a Lei da gravidade, por exemplo.




Morel Felipe Wilkon



Fonte: http://www.adde.com.br
Fonte da Gravura: www.morguefile.com

DESAPEGUE-SE UM POUCO

Espera-se que todos tenhamos objetivos. Alguns são de curto prazo, enquanto outros são de longo prazo. Ao tentar criar a melhor vida possível para nós mesmos, é importante termos altos objetivos e esperanças, mas nunca, jamais, à custa de não nos mantermos abertos a outras possibilidades.

O problema de nos atermos rigidamente aos nossos objetivos é que, não importa o que desejemos, o universo sempre quer nos dar muito mais.

Se não obtivermos exatamente aquele emprego que queremos, é porque teremos que encontrar pessoas essenciais ao nosso processo em um outro trabalho. Se passarmos por um rompimento numa relação, é porque esta pessoa estava em nossa vida por um período, para nos ensinar lições importantes, que eventualmente nos levarão a encontrar nossa alma gêmea.

Cada um de nós tem sua própria ideia sobre o que seja perfeição, mas procurar pela coisa perfeita geralmente nos afasta de muitas outras coisas imperfeitas que nos fariam perfeitamente felizes.

Existe uma energia poderosa no universo que nos ajudará a nos desapegar um pouco. Se os planos mudarem repentinamente, agora é o momento de seguir o fluxo. Ao invés de ficarmos presos aos nossos desejos limitados, podemos dar um passo em direção à abundância ilimitada de tudo o que espera por nós.

Considere as muitas possibilidades! A vida tem tanto a oferecer.



Rav Yehuda Berg



Fonte: www.kabbalah.com
Fonte da Gravura: www.morguefile.com

A VERDADE É UM ESTADO DE SER

Então, não há caminho para a verdade, e não há duas verdades. A verdade não está no passado ou no presente, ela é eterna; e o homem que cita a verdade do Buda, de Shankara, ou do Cristo, ou quem meramente repete o que digo, não descobrirá a verdade, porque repetição não é a verdade. A repetição é uma mentira. Verdade é um estado de ser que surge quando a mente - que busca dividir, ser exclusiva, que só pode pensar em termos de resultado, de aquisição – chega a um fim. Só então haverá verdade. A mente que está se esforçando, se disciplinando para atingir um fim, não pode conhecer a verdade, pois o fim é sua própria projeção, e a busca dessa projeção, embora nobre, é uma forma de auto-adoração. Tal ser está adorando a si mesmo e, portanto, não pode conhecer a verdade. A verdade é para ser conhecida apenas quando compreendemos todo o processo da mente, ou seja, quando não há luta.



J. Krishnamurti



Fonte: The Book of Life
http://www.jkrishnamurti.org/pt
Fonte da Gravura: www.morguefile.com