segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

O REGENTE ESOTÉRICO DE SAGITÁRIO


Em Escorpião o ser humano aprende, através da auto-observação, o significado do apego e do desapego. A concentração da mente aplicada ao conflito. Intensidade emocional.

Em Sagitário este conflito fica longe, e graças a isto o sagitariano se sente livre, e com o poder do pensamento livre “cavalga” em prol de sua grande verdade. A liberdade da mente aplicada a um objetivo. Poder criativo dirigido.

O símbolo deste signo nos mostra um cavalo-homem com um arco que aponta com a flecha. Os poderes básicos da natureza (cavalo) estão unidos com o poder do pensamento (homem) e sua capacidade de intenção criativa (arco), inspirados pela intuição ou objetivo (flecha dirigida). A aspiração valente do todo para a “visão”.

O otimismo sempre se esconde por trás daquele que tem o objetivo claro. Não há dúvidas nem temores, e sim uma forte intenção de utilizar e orientar todas as forças implicadas em prol dos “desejado - pensado”.

A casa IX é a casa de Sagitário, o lugar divino, onde a Mente de Deus se faz presente no Homem. Isto pode ocorrer através de uma viagem evocadora, ou talvez com a leitura de um livro inspirador, ou através da capacidade de mostrar caráter espiritual, expansivo e profundo. A casa IX é a flecha do horóscopo, o lugar onde o conhecimento divino inspira a conquista da união da dualidade Homem Espiritual – Homem Animal.

O sentido da Justiça Divina é o dom do Centauro que dirige seus pensamentos para o céu, sem se esquecer de que seus pés estão no solo.


Regentes

Júpiter: o Amor, a qualidade que expande o universo e, ao mesmo tempo, o unifica. A sabedoria que, graças à sua identificação compreensiva com o Amor, une o divino com o terreno. Júpiter é o regente exotérico de Sagitário, porque todo ser humano (qualquer que seja o seu grau de evolução) é obrigado a unificar seus “desejos” principais com as capacidades da sua natureza herdada, e é possível alcançar esta união, graças ao grande coração que Júpiter esconde.

A orientação para “um lugar” onde se alcança a unificação desejada está sempre presente em Sagitário. O lugar dependerá do tipo de consciência que motiva o objetivo. Uma pessoa terá a necessidade de alcançar certa união através de experiências sensuais, e outra talvez deseje conquistas intelectuais ou a obtenção de percepções espirituais…. não faz diferença, o importante é a confiança que Júpiter concede, já que O une através “da verdade de um desejo”. Em sua qualidade, o poder do pensamento está perto do coração, e esta proximidade produz realidades.




Terra: Para toda consciência com uma orientação mais básica ou materialista, seus desejos estarão dirigidos à obtenção de experiências físicas - emocionais – mentais, unindo e aperfeiçoando com isso os diferentes aspectos da própria personalidade. Com esta atitude, a relação com o entorno do planeta Terra é antes interessada, pouco sensível ao ambiente, atitude egocêntrica.

Para uma consciência sagitariana mais orientada para os mundos subjetivos ou espirituais, sua aspiração, (desejo sublimado pelo poder da Flecha), é poder ter uma experiência equilibrada entre seu mundo subjetivo e o mundo objetivo terreno. Esta atitude demanda um grande respeito pelas leis que regem o planeta Terra, daí que este seja seu regente esotérico. A primeira coisa que um bom Sagitário deve aprender é que o poder que lhe outorgam sua liberdade de pensamento, intuição e visão, só poderá ser manifestado de forma satisfatória, se levar em conta as leis de expressão do lugar da experiência.

TERRA é um planeta que tem a qualidade do III Raio (inteligência prática – matéria adaptável), portanto, todo ser vivo que nela habita deve evoluir respeitando referida qualidade. O mundo animal o faz através do instinto que o une à manada e, nas proximidades do homem, o faz obedecendo a ele com a devoção de um animal doméstico. O mundo mineral, adaptando sua rudeza inerte para que acabe expressando a preciosa geometria irradiante. O vegetal, através da adaptação sábia e generosa ao entorno, gerando harmonia e beleza. O reino humano, através da aplicação prática, do conhecimento que relaciona o divino com o material. Todos eles são exemplos de atitudes com “senso comum”, a linha de menor resistência, para expressar com naturalidade no planeta Terra o destino que é próprio a cada reino.

Na psicologia de uma consciência que avança no caminho, o livre pensamento tem um grande poder, que pode ser ofensivo e destrutivo e, para que isto não aconteça, esta consciência deve praticar a inofensividade de pensamentos, palavras e atos. Silêncio mental, liberdade responsável, compreensão do ambiente, atitudes descentralizadas, autoesquecimento, alegria “natural” ou condicionada pela Alma, ausência de crítica desnecessária, controle da palavra, discriminação entre alma e personalidade; são atitudes com senso comum (inteligentes e práticas), que relacionam com sabedoria o poder do mundo espiritual com o receptivo entorno terreno. Sem ser ofensivas, estas atitudes, aplicadas ao lugar da experiência, são criadoras de oportunidades de reflexão e crescimento tanto para a própria pessoa como para os demais.

O Homem/Mulher neste planeta estão estimulados pela necessidade de solucionar nosso conflito entro o divino e o material; para isso aprendemos a utilizar o poder da mente, através do conhecimento aplicado de forma inteligente e prática, conquistando assim a experiência que, com o tempo, nos traz a expansão da consciência.


Frase para a Alma:

                    Eu vejo a meta, Eu atinjo esta meta e, então, vejo outra.”

Nesta frase fica claro, a confiança e o poder de expansão deste signo. Mas sem esquecer que para avançar para o que está longe, primeiro é preciso proteger o que está mais perto.

A personalidade purificada, graças aos conselhos (metas) da Alma, é cada vez menos exigente para suas coisas, demonstrando com isso conhecimento inteligente ….

Sagitário é um todo, o Cavaleiro com cavalo Branco que percorre os caminhos expressando a justiça do Seu Amor.


Astrologia

Talvez, para entender melhor o que foi dito com relação à função do planeta Terra, seria aconselhável raciocinar de uma vertente puramente astrológica.

A Terra, em um horóscopo, está situada no signo oposto ao signo solar, e todo oposto no zodíaco é seu complementar. Como sabemos, o Sol é símbolo das tendências da personalidade, se entendemos que a Terra é o lugar da experiência, o lugar onde podemos demonstrar conhecimento inteligente e prático, podemos pensar então que o signo onde ela (a Terra) se encontra, é o complemento ideal para as nossas tendências pessoais.

No conhecimento da qualidade do signo onde está a Terra reside a oportunidade de purificar a qualidade pessoal - solar. Portanto, se queremos enriquecer e tornar as nossas tendências pessoais do signo solar mais efetivas, devemos complementá-las com os dons do seu signo oposto.

Este exercício reflexivo que pretende unir o signo solar (personalidade), com o signo complementar onde está a Terra, (lugar de experiência), é um exercício que adquire uma dimensão mais importante para uma carta natal com ascendente em Sagitário, já que para referido horóscopo seu regente é a Terra, o planeta através do qual a Alma sagitariana pode alcançar maior integração.


Raios:

Em Sagitário:
  • Raio II de Amor Sabedoria é a sua capacidade de unir de forma expansiva e, ao mesmo tempo, incluente. A sabedoria do que ama graças à união da mente com o coração.

  • Raio IV de Harmonia através do Conflito são as intensas inércias que gera o fato de ter o poder de unir as diferenças entre a natureza animal humana e divina. A solução deste conflito se expressa em harmonia e beleza.

  • Raio VI de Devoção e Ideal no fato de que todo objetivo sagitariano é tomado e lutado do profundo sentimento de quem crê em uma orientação justa, merecida. O cavalo ou forma Lunar emotiva é ativado por referido objetivo. Marte está muito presente no centauro purificado. 
a cruz da matéria dirigida








Fonte do Texto e das Gravuras: 
LOGOS - Grupo de Investigação em Astrologia Esotérica
http://logosastrologiaesotericaport.blogspot.com/2013/12/regente-esoterico-sagitario.html




TUDO ACONTECE PARA MELHOR

"Isso também é para melhor."

É um dito que muitos de nós já escutamos dos mais velhos, e que às vezes é usado como um slogan espiritual. Mas na verdade, ele tem o potencial de ser muito mais.

O verdadeiro teste da certeza não está nos momentos em que tudo corre bem, mas sim nos momentos em que parece que tudo ao nosso redor está desmoronando. Digo “parece” porque, de fato, é tudo uma ilusão. Na maior parte do tempo, quando as coisas parecem estar se despedaçando, na realidade elas estão apenas se juntando, embora muito disfarçadamente para nós.

Existem muitos exemplos claros de que isto acontece. Uma pessoa perde um voo. Ela se aborrece porque tem muitas coisas a fazer no seu local de destino e muitas dessas coisas dependem dela. No cenário mais dramático, aquele avião sofre um desastre. No cenário mais positivo, ele encontra alguém especial que é seu destino conhecer no voo seguinte. Talvez essa pessoa nunca saiba por que terá perdido aquele voo mas, definitivamente, havia uma razão.

Nem sempre conseguimos enxergar o cenário completo, mas precisamos nos lembrar de que sempre existe um.

O caminho espiritual nos encoraja a ter em mente que existe um aspecto positivo em cada evento e a acreditar e apreciar que o universo está sempre conspirando a nosso favor. Podemos usar esses momentos para aumentar nossa certeza no Criador, cuja intenção é dar somente o melhor para nós, independente de como aquilo possa parecer às lentes da nossa perspectiva limitada.

É por isso que esse velho ditado que diz: “Isso também é para melhor”, é muito mais do que um simples slogan. Quando acreditamos nisso com todo nosso coração, ativamos uma tecnologia espiritual que nos ajuda a vivenciar o bem em tudo o que acontece.

Tudo acontece para melhor. Não temos que enxergar isso imediatamente. Temos apenas que confiar.




Rav Yehuda Berg




Fonte: Centro de Cabala
www.kabbalah.com
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

VER O VERDADEIRO NO FALSO

Você pode superficialmente concordar quando seu ouvido diz que o nacionalismo, com todo seu sentimentalismo e interesses investidos, leva à exploração e a colocação do homem contra o homem; mas realmente libertar sua mente da insignificância do nacionalismo é outra questão. Para ser livre, não apenas do nacionalismo mas também de todas as conclusões das religiões organizadas e dos sistemas políticos, é essencial que a mente seja jovem, viçosa, inocente, ou seja, esteja em um estado de revolução; e apenas tal mente pode criar um mundo novo, não os políticos, que estão mortos, nem os sacerdotes, que estão presos em seus próprios sistemas religiosos. Assim, feliz ou infelizmente para você mesmo, você ouviu algo que é verdadeiro; e se você simplesmente ouve e não fica ativamente perturbado de modo que sua mente começa a se libertar de todas as coisas que a estão tornando estreita e distorcida, então a verdade que você ouviu vai se tornar um veneno. Certamente, a verdade se torna veneno se é ouvida e não atua na mente, como a supuração de uma ferida. Mas descobrir por si mesmo o que é verdadeiro e o que é falso, e ver a verdade no falso, é deixar que a verdade opere e gere sua própria ação.



J. Krishnamurti



Fonte: The Book of Life
www.jkrishnamurti.org/pt
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

CRISTIANISMO, AINDA VALE A PENA?

Minha intensão aqui realmente não é ofender ninguém, aliás nunca foi este o objetivo, em nenhum dos meus textos ou livros que escrevi. Aliás nos últimos tempos eu tenho evitado ao máximo escrever sobre outras crenças, pois compreendi que a mitologia que adotamos não é assim tão importante, já que estando sujeita a interpretações, mesmo dentro de uma mesma religião haverá várias crenças distintas, cada qual adaptando-a ao seu nível de compreensão.

Mitologias são maneiras de representar o que não compreendemos, verdades que nossa mente objetiva ainda não está preparada para sondar lucidamente, pois teria que abstrair, e nem todos estão preparados para isso, não possuem estrutura mental para tanto, necessitando de uma explicação literal para isso. É aí que entra a importância do mito.

Esta aplicação só não é verdadeira quando se trata de religiosidade fundamentalista, fanatismo religioso, este sendo mais semelhante a uma lavagem cerebral, isenção de pensamento, jogando a responsabilidade do "pensar", "decidir" para outro, podendo ter uma vida ociosa, preguiçosa e inútil (estagnada, sem evolução alguma), desde que aceite uma alegoria mitológica como fato histórico, bastando dizer amém para ser "salvo"... mentiras reconfortantes, muletas psíquicas.

Como místico e pensador sou obrigado a levantar questionamentos que para muitos são normalmente impossível sondar, devido a aceitação de verdades absolutas, comodismo, ignorância, ou mera preguiça mental.

O fato é, que apesar de haverem os defensores de que o Cristianismo seja uma espécie de "luz para a humanidade", na prática, o que se apresenta é justamente o contrário. Qualquer um pode comprovar esta afirmação, basta analisar superficialmente a história para ver que  torturas, homicídios e genocídios só aumentaram em nome de "Cristo", e mesmo hoje, ainda continua vinculado a vários tipos de crimes, como a pedofilia, o estelionato, preconceitos, homofobias e tantos outros.

Sei que há os defensores de que este não seria o "verdadeiro cristianismo", que existem as vertentes gnósticas, ou o cristianismo primitivo... que embora sejam lindos, em verdade não trouxeram nada de novo para a humanidade. Verdade seja dita, não há nada de novo sob o Sol, a irracionalidade do fundamentalismo religioso prova isso, moralmente e intelectualmente continuamos tão primitivos quando há dois mil anos, só nossa tecnologia é que progrediu, o conhecimento acumulado nos possibilitou isto, mas o ser humano ainda é o mesmo.

O Cristianismo é uma mitologia, mesmo os estudiosos cristãos admitem que há muita diferença entre Jesus histórico (que possivelmente nunca tenha existido) e o Jesus mítico (derivação de mitos ainda mais antigos, uma representação simbólica do sol, ou seja, um signo solar). Mesmo que o Jesus histórico tenha existido (embora seja muito pouco provável) o fato é que pouco ou nada teria a ver com o personagem mítico (o Jesus conhecido nas alegorias religiosas populares), pois sua mitologia foi montada ao longo do tempo, copiada de outras, como uma colcha de retalhos.

Ou seja, apesar de ser bonito, o cristianismo não trás nenhuma novidade, nada que já não tivesse sido dito ou escrito. Aliás, qualquer um que estudar a fundo, irá descobrir outras mitologias muito mais ricas e instrutivas do que esta, tornando-a ainda mais dispensável.

Por estes motivos, sou obrigado a questionar, depois de tudo que já foi feito em nome dessa vertente religiosa... será que ela ainda vale a pena? Será digna de algum esforço? Não seria mais fácil simplesmente uma renovação total da fé? Utilizando símbolos mais "limpos", que não tivessem sido associados a tanta coisa ruim?

Minha opinião sincera é de que se em dois mil anos o cristianismo não conseguiu efetivamente nos trazer nada de bom (além de mentiras reconfortantes e muletas psíquicas) não vai ser agora que trará.

A meu ver está bem claro que seu tempo já se esgotou, somente o eco insistente das mentiras que ainda lucram com a ignorância da grande massa ignorante é que persistirá mais um tempo, até finalmente se calar, nos permitindo novamente (finalmente) voltar a pensar com lucidez, em paz.

Quando os loucos pararem de gritar (Jesus, Jesus), quem sabe o ser humano pare de procurar um Deus externo (amigo imaginário que conforta), e compreenda que a divindade está dentro dele, é Ele mesmo, e para se manifestar não é necessário filiação a qualquer templo, ou aceitação de qualquer norma de conduta. 

Basta para isso parar de querer "ter" (perdão, benção, aceitação, etc.) e passar a "Ser" (homem divino, dono de si mesmo, evolução, autonomia).

Não me odeie por questionar sua fé, aqueles que lhe estimulam a pensar, são os únicos que querem verdadeiramente lhe "libertar", ou salvar das trevas da ignorância.




CAMOS




Fonte do Texto e da Gravura: Blog "Crônicas Espiritualistas"
http://cronicasespiritualistas.blogspot.com