terça-feira, 17 de dezembro de 2013

INVISTA TEMPO PARA COMPREENDER A SI MESMO

Normalmente, quando lhe perguntam onde Deus está, você aponta para o céu ou algum lugar distante de adoração e diz que Ele está lá, como se Ele fosse apenas uma pessoa e tivesse um lugar definido de residência. Todo indivíduo no planeta é essencialmente Divino. É a ilusão que tem levado aquele que é Narayana swarupa (encarnação de Deus) a imaginar e se comportar como se fosse apenas um nara (humano). Para remover a ilusão, existem vários meios adequados às necessidades de cada doente. Mas todo tratamento e toda luta são para conseguir a experiência de ser Narayana, e descartar a entidade limitada, aprisionada e relativa, nara. Essa é o único proveito gerado por todos os vários processos. Até que alguém compreenda a si mesmo, a ilusão e a dor resultantes não podem acabar. Aproveite essa oportunidade preciosa, invista tempo para compreender a si mesmo.



Sathya Sai Baba



Fonte: www.sathyasai.org.br
Fonte da Gravura: www.imageafter.com

MUDANÇA - LEMBRANÇA - LIMPEZA

"A mudança no mundo ocorrerá quando eu mudar. Sentir a pressão do tempo é ter uma percepção subconsciente que o tempo é muito valioso agora. Esse é o tempo para fazer surgir o melhor em nós e oferecer isso ao mundo em necessidade. Haverá mudança no mundo quando eu trouxer mudança em mim e na minha vida. Hoje, que eu entenda o valor do tempo e responda com o compromisso de ser o meu melhor eu."

"Do que estou me lembrando durante o dia? Qual é o estado da minha mente? Pense sobre isso. Tenha preocupação com o eu. Nesse momento agora, mantenha o sentimento de estar bem. O que está acontecendo é muito bom. Ponha de lado tudo o que não é bom. Não mantenha consigo o que não é bom. Então, isso não voltará para você novamente. Seja como uma abelha zumbidora que se senta para beber o néctar. Não seja como uma mosca que fica sobrevoando aquilo que não é limpo. Ao seu intelecto foi dado o poder de discernir. Escolha manter a doçura do conhecimento espiritual em sua mente."

"Precisamos limpar o nosso interior muito bem. Limpar as impressões que foram deixadas no eu, por nós e pelos outros. Meditação é limpar o coração e acalmar a mente. Não crie muitos pensamentos. Não deixe que a mente se agite ou se distraia. Ela se agita por causa das perguntas. Ela se atrai por causa das distrações. Agitação e atração são devido aos desejos. A mente precisa se tornar estável e inabalável. É o poder da verdade que nos permite manter a estabilidade."




Brahma Kumaris




Fonte: www.bkumaris.org.br
Fonte da Gravura: www.imageafter.com

CARMA, DESTINO E GRAÇA

Destino no sentido rígido se aplica apenas ao ser exterior enquanto ele vive na Ignorância. O que chamamos de destino é na verdade apenas o resultado da condição presente do ser e da natureza e das energias que foram acumuladas no passado agindo umas nas outras e determinando o esforço presente e os resultados futuros. Mas assim que se entra no caminho da vida espiritual, esse velho e predeterminado destino começa a regredir. Aí aparece um novo fator, a Graça Divina, a ajuda de uma Força Divina mais alta que a força do Karma, que pode elevar o buscador para além das possibilidades presentes da sua natureza. O próprio destino espiritual é então a eleição divina que sedimenta o futuro. A única dúvida está sobre as vicissitudes do caminho e o tempo que leva na passagem. É aqui que as forças hostis agindo sobre as fraquezas da natureza passada lutam para evitar a rapidez do progresso e postergam a realização. Aqueles que caem, caem não por causa dos ataques das forças vitais, mas porque eles mesmos se alinham com as forças hostis e preferem a ambição ou o desejo vital (cobiça, vaidade, luxúria etc.) ao avanço espiritual.



Sri Aurobindo



Fonte: do livro “Letters on Yoga”, v. 1
Fonte da Gravura: www.imageafter.com