terça-feira, 1 de abril de 2014

MÊS DE NISSAN - ENERGIA DE ÁRIES - PESSACH - PÁSCOA

Nissan (Áries) é o primeiro mês da roda astrológica. Este mês também é chamado de Chodesh Aviv. Permutando as letras de aviv podemos construir a frase “pai de doze”, uma referência às 12 Tribos de Israel e aos 12 meses do ano. Tudo o que for feito em Nissan irá influenciar os próximos 12 meses, pois trata-se da semente do ano. A semente requer proteção especial para não ser corrompida. Os 12 primeiros dias nos traz a capacidade de controlarmos cada mês. Na ocasião da saída dos hebreus do Egito, o Eterno determina uma nova contagem do tempo: "Este mês seja para vós princípio dos meses; seja ele (Nissan) para vós o primeiro dos meses do ano.“ (Shemot 12:2)

A lua cheia do mês nos conecta com a totalidade da Luz revelada no período. A lua cheia de Áries abre uma importante fenda no calendário cabalista – Pêssach. Esta celebração está associada ao fato histórico que marca a saída dos hebreus do Egito. Para Cabalá, NÃO SE TRATA DA SAÍDA DE UM LUGAR, MAS SIM DE UM ESTADO DE CONSCIÊNCIA DE ESCRAVIDÃO PARA UM ESTADO DE LIBERTAÇÃO.

A liberdade sem entendimento pode resultar na troca de uma prisão por outra. Este é um momento propício para refletirmos sobre os padrões repetitivos em nossas vidas. Devemos perceber que a liberdade só é possível quando atingimos a verdade sobre as questões pertinentes ao que nos prende. A conexão de Pêssach pode nos trazer o entendimento de nossas limitações e injetar coragem e a determinação necessárias para rompermos com os condicionamentos (muitos deles inconscientes) que limitam o nosso crescimento.

Viver no Egito (Mundo das limitações) é valorizar a forma ao invés do conteúdo, é estar preso a uma realidade ilusória e subjetiva. É achar que “algo” fora determina quem somos ao invés de acreditar que é a nossa natureza interior que molda a realidade ao redor.

Pêssach é uma celebração de oito dias. Na 1ª noite a conexão se estabelece através de um Sêder, um rito onde comemos vários alimentos com significados diferentes. Durante os oito dias desta celebração, eliminamos o fermento (que simboliza o desejo de receber para si mesmo) da nossa alimentação.


LETRAS REGENTES

Áries é o mês do impulso e da liderança. Devemos ficar atentos aos dois aspectos desta energia impulsionadora: o aspecto positivo diz respeito a nossa capacidade de realização e concretização de projetos. O aspecto negativo em Nissan está relacionado à impulsividade, o comportamento reativo e ao desejo de receber para si mesmo que está no seu auge. Controlar estes aspectos negativos na semente da roda astrológica, significa uma grande possibilidade de manter este controle ao longo do ano.

As letras que nos conectam com os aspectos positivos do mês são: Hei e Dalet - ד, ה    

A letra Hei representa Tale, a constelação de Áries. É a quinta letra do alfabeto hebraico, também relacionada ao Tetragrama, onde aparece duas vezes. Hei é uma janela, simbolizando as diversas formas de comunicação. É a janela de comunicação entre os diferentes níveis de consciência, representando as três vestimentas da alma (pensamento, fala, ação) através das quais nos expressamos. Hei é uma letra ligada ao mundo da Criação e ao nível de consciência superior (neshamá), mas encontra-se também no mundo da Ação. É através das nossas ações no Mundo físico que conseguimos despertar este nível de consciência mais elevado.

Dalet representa o planeta Marte e segundo o Sêfer Ietsirá esta letra cria a semente e a desolação. O significado de Dalet é uma porta. Todo portal é um canal de receber. A porta deve estar aberta para aquilo que o Universo quer nos entregar. Marte nos conecta com uma energia guerreira que necessitamos para transformação de coisas essenciais na nossa existência e na nossa vida cotidiana. Desperta a inclinação para superarmos qualquer obstáculo. Os confrontos e desafios são estimulantes, mas temos que tomar cuidado com a impulsividade.

A grande reflexão de Nissan é essa: O QUE ME MANTÉM COMO ESCRAVO? DE QUE QUERO ME LIBERTAR?





Cristina Torres





Fonte do Texto e das Gravuras:
Os Caminhos da Cabala

http://cabalasp.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário