quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

CONSTÂNCIA - DESAPEGO - CONTENTAMENTO

Para ser uma rocha para os outros eu preciso permanecer num terreno sólido. Saber quem sou e com que posso contar para então dar a eles. Eu só desenvolvo esse tipo de consciência quando tenho a disciplina de recarregar minhas baterias espirituais todos os dias. As primeiras horas matinais são os momentos mais poderosos para obter paz e amor de Deus na meditação. Assim posso caminhar durante o dia com um estoque de sabedoria e com a garantia de que estarei presente na hora que eles precisarem de mim.

Libertar-se do apego significa ficar livre do pensamento de que isso ou aquilo deveria acontecer. É simplesmente deixar o hábito de ver as coisas apenas a partir da nossa ótica e dos nossos próprios interesses. Somente quando somos desapegados das nossas ideias podemos ficar receptivos às ideias dos outros. Ser desapegado é aceitar a realidade tal como ela é e aproveitar as oportunidades da vida sem oferecer resistência às mudanças nos outros e nas circunstâncias. E, ainda assim, sermos capazes de assumir nossas responsabilidades com os outros e com a sociedade.

O contentamento é a mais linda melodia que pode surgir do nosso coração. Como um verdadeiro cartão de apresentação, o contentamento revela a qualidade dos nossos pensamentos e intenções. A honestidade e a verdade estão sempre presentes nas ações de pessoas contentes. Pessoas assim são corajosas e destemidas nos seus relacionamentos. Elas tornam-se joias vitoriosas e encorajam outros a progredirem através do seu exemplo. Mesmo diante do maior obstáculo, quando a fé está associada ao contentamento, uma natureza fácil é criada e tudo é superado naturalmente.




Brahma Kumaris




Fonte: www.bkumaris.org.br
Fonte da Gravura: www.imageafter.com

MORAL E LIBERDADE

A moralidade, ensinada através de regras, é extremamente poderosa e valiosa no desenvolvimento da prática. Vale lembrar que, como todas as técnicas de meditação, ela é meramente uma ferramenta para possibilitar, eventualmente, a chegada àquele lugar de não-egoísmo, onde a moralidade e a sabedoria fluem naturalmente.

No Ocidente, há um mito de que a liberdade significa livre expressão — que perseguir todos os desejos, onde quer que eles levem, é a verdadeira liberdade. Na verdade, como já servimos à mente, é possível ver que perseguir todos os desejos, atrações e aversões realmente não é liberdade, mas é um tipo de amarra.

Uma mente preenchida com desejos e apegos inevitavelmente causa grande sofrimento. A liberdade não é alcançada através da possibilidade de executarmos certas ações externas. A verdadeira liberdade é um estado interno. Uma vez atingido, nenhuma situação no mundo pode amarrar ou limitar a liberdade. É nesse contexto que devemos entender os preceitos e regras morais.




Jack Kornfield, em “Living Dharma”




Fonte: http://darma.info/trechos/2007/11/moral-e-liberdade/
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

TOME CONSCIÊNCIA DO ÊXTASE

A mente em geral está consciente da dor, mas nunca do êxtase. Se você tem dor de cabeça, está consciente dela. Se não tem dor de cabeça, não se dá conta do bem-estar. Quando o corpo dói, fica consciente dele, mas, quando o corpo está perfeitamente saudável, você não tem consciência da sua saúde.

Essa é a causa básica que faz com que você se sinta tão infeliz: toda a nossa consciência está concentrada na dor. Nós só contamos os espinhos - nunca olhamos para as flores. De algum modo, escolhemos os espinhos e ignoramos as flores. Por uma razão biológica, a natureza fez com que você tivesse consciência da dor para poder evitá-la. De outro modo, sua mão podia ser queimada sem que notasse, seria difícil sobreviver. A natureza, no entanto, não tem qualquer sistema para deixá-lo consciente do prazer, da alegria, da bem-aventurança. Isso tem que ser aprendido, tem que ser praticado. Trata-se de uma arte.

Deste momento em diante, procure ficar consciente das coisas que não são naturais. Por exemplo, seu corpo está saudável: sente-se silenciosamente e tome consciência dele. Sinta o bem-estar. Não há nada de errado com você - aproveite! Faça um esforço deliberado para ter percepção disso. Você se alimentou bem e o seu corpo está satisfeito, saciado: tome consciência disso.

Quando você está com fome, a natureza o deixa consciente disso, mas não tem um sistema para deixá-lo consciente quando está saciado, é algo que tem de ser desenvolvido. A natureza precisa aprimorar essa capacidade porque a sobrevivência é tudo o que tem em vista - qualquer coisa além disso é luxo. A felicidade é um luxo, o maior luxo que existe.

Observo que é isso que faz com que as pessoas sejam tão infelizes - na verdade, não são tão infelizes quanto parecem. Têm muitos momentos de grande alegria, mas esses momentos passam em branco, pois elas nunca tomam consciência deles. A memória das pessoas está sempre cheia de dor e de feridas. A mente, sempre cheia de pesadelos. Num período de 24 horas acontecem milhares de coisas pelas quais você daria graças a Deus, mas sequer se dá conta delas!

Você precisa começar a fazer isso a partir de agora. Ficará surpreso ao ver que a alegria aumentará dia após dia, enquanto a dor e a tristeza diminuirão proporcionalmente, até chegar o dia em que a vida será quase uma celebração. A dor só surgirá de vez em quando e fará parte do jogo. Você não ficará abalado nem perturbado, apenas aceitará.

Se você aprecia a sensação de saciedade que surge depois que come, sabe que a fome provoca uma leve dor... e isso é bom. Se teve uma boa noite de sono e pela manhã se sentiu vivo e revigorado, sabe que, se passar uma noite sem dormir, sentirá um leve mal-estar, mas isso também faz parte do jogo.

Sei por experiência própria que a vida consiste em 99% de alegria e 1% de dor. Contudo, a vida das pessoas consiste em 99% de dor e 1% de alegria - está tudo invertido.

Fique cada vez mais consciente do prazer, da felicidade, do positivo, das flores, dos pequenos raios de sol em meio às nuvens negras.



Osho, em "Corpo e Mente em Equilíbrio"





Fonte: http://www.palavrasdeosho.com
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

16 DE JANEIRO 2014 - ORAÇÕES DIÁRIAS