segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

QUAL É O PROPÓSITO DA MINHA VIDA?

Cada um de vocês deve se perguntar: "Qual é o propósito para o qual eu vim?" Se é para estudar, você está seguindo o caminho e aprendendo com sinceridade e meticulosamente? Nunca se esqueça do propósito da sua existência. A humildade é a essência da educação e é o aspecto mais importante. Ishwar Chandra Vidyasagar, um educador de renome na Índia cresceu em meio a muitos desafios. Ele perdeu seu pai e sua mãe e cresceu em meio a uma série de dificuldades. Ele ensinou lições muito importantes a seu filho. Ele costumava dizer: "Filho, a educação não é tão importante quanto as virtudes. Por causa da educação, não cometa o erro de desistir das virtudes. Em uma situação difícil, é até compreensível abandonar a educação se isso envolve comprometer as virtudes. Boas qualidades é o mais importante para qualquer pessoa. A humildade é o verdadeiro ornamento de uma pessoa educada."





Sathya Sai Baba





Fonte: http://www.sathyasai.org.br/
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

TRANSFORMAÇÃO INTERIOR



TRANSFORMAÇÃO INTERIOR

Ordem Rosacruz - A.M.O.R.C - GLP

Programa "Presença & Harmonia"


Fonte do Vídeo: http://youtu.be/d57C3HYITsg

UNIDADE - RESPONSABILIDADE - MUDANÇA

Unidade é a harmonia dentro e entre indivíduos. Ela é construída através de visão compartilhada para o bem comum. É apreciar os valores de cada um e suas contribuições singulares. Quando existe a vontade interna de acomodar os outros, a unidade floresce. Quando eu dou o primeiro passo para ultrapassar as barreiras nos relacionamentos, outros também irão mudar.

Com a motivação de cumprir o dever designado, permanecendo fiel à meta, uma pessoa responsável persevera, porém, nunca com teimosia. Quando existe a consciência de ser um instrumento ou um facilitador, há flexibilidade, há leveza no desempenho do papel. Quem está agindo não assume ou controla o resultado. Responsabilidade é ter a maturidade para saber quando uma responsabilidade deve ser passada para outro. Cooperação e humildade são seus pilares.

Para acontecer mudança eu preciso viver de dentro para fora e não de fora para dentro. Preciso ser mestre das minhas atitudes, pensamentos e sentimentos e não simplesmente ficar reagindo às situações e às pessoas. Preciso investir alguns minutos no início e no final do dia para refletir sobre os meus tesouros internos. Quando me volto para dentro, me deixo preencher de amor e poder do Divino. Isso vai restaurar minha dignidade e autorrespeito. Isso vai me dar muita força interior. O que vier de fora não me abalará mais.




Brahma Kumaris




Fonte:www.bkumaris.org.br
Fonte da Gravura: http://www.morguefile.com/

CADA DIA É UMA PEQUENA VIDA...

Nos últimos 18 meses, especialmente, tenho buscado uma compreensão ainda mais profunda de mim mesma e, consequentemente, de cada alma que de mim, de alguma forma, se aproxima...

Nesta jornada, tenho descoberto e confirmado, cada vez com maior lucidez, uma verdade que pode ser ótima (ou não) dependendo da forma como lidamos com ela: cada dia é uma pequena vida!

Cada situação é uma encruzilhada. Cada passo é uma escolha que pode mudar tudo. Talvez seja exatamente por isso que é tão difícil nos mantermos fiéis aos sentimentos que mais desejamos experimentar: alegria, auto-estima, gentileza, amor...

Um passo vacilante... e tudo se modifica. O que era amor pode se transformar em ciúme, egoísmo, raiva, medo. O que era alegria pode se transformar em dúvida, desesperança, tristeza. O que era auto-estima pode se transformar em insegurança, agressividade, dor. O que era gentileza pode se transformar em intolerância, desistência, arrogância.

Uma atitude, uma escolha... e tudo pode mudar! E isso me faz lembrar da máxima "Orai e vigiai". Quando a gente ora, pede o que deseja, entra em estado de humildade, receptividade, esperança... Mas um minuto depois, é preciso que entremos em vigília constante.

Somos passionais, motivados por reações. Ainda não aprendemos a ponderar. Reagimos automaticamente a partir de crenças limitantes, de preconceitos e defesas internas. Reagimos: este é o problema.

Precisamos começar a agir. Sempre agir. Cada passo precisa ser uma ação consciente, atenta, lúcida. E para que isso se torne possível, só há uma maneira: treino, prática, repetição... dia após dia até que se torne hábito.

Só podemos destruir um velho hábito que já não nos interessa se no lugar dele construirmos um novo, que revele uma nova direção, um novo caminho. Os sentimentos difíceis continuarão dentro da gente, mas em vez de reagirmos a eles, podemos decidir por uma nova ação.

Em último caso, tenho feito assim: quando ainda não sei qual a nova ação que posso ter diante de um sentimento difícil, opto pelo silêncio. Respiro fundo, entro em contato com o que estou sentindo, reconheço que estou me deixando atingir pelo que está acontecendo e simplesmente espero, em silêncio, até que consiga encontrar, dentro de mim, uma nova maneira de agir diante de velhos sentimentos.

E assim, de vida em vida, um dia de cada vez, pretendo acordar amanhã mais positiva do que fui hoje...




Rosana Braga




Fonte: http://clinicapsicologia.blogspot.com/
Fonte da Gravura: http://www.morguefile.com/