domingo, 16 de fevereiro de 2014

ORDENS ANGÉLICAS

Entre nós, humanos, e Deus, o Criador, existe um espaço tão vasto que é impossível de conceber; e esse espaço não está vazio, é composto por regiões habitadas por entidades espirituais. Todas as religiões mencionaram de uma forma ou de outra a existência dessas regiões e dessas entidades. A tradição cristã, que retomou a tradição judaica, ensina a existência de nove ordens angélicas: os Anjos, os Arcanjos, os Principados, as Virtudes, as Potestades, as Dominações, os Tronos, os Querubins e os Serafins. Estas ordens angélicas são, cada uma, um aspeto do poder e da grandeza divinos, mas sobretudo elas representam para nós noções mais acessíveis do que a palavra “Deus”. Para o nosso bom desenvolvimento espiritual, devemos conhecer a existência destas entidades, pois elas são como faróis no nosso caminho. Quando despertais, de manhã, por que não começais o vosso dia invocando todas essas criaturas de luz que sobem e descem entre a terra e o trono de Deus? Todo o vosso dia será iluminado por elas... Ligai-vos a elas, contemplai-as no vosso coração e na vossa alma. Ao tomardes cada vez mais consciência da realidade que essas entidades são, impregnais-vos das suas virtudes, vivificais-vos, tendes mais clareza e enriqueceis o vosso mundo interior.




Omraam Mikhaël Aïvanhov




Fonte: www.prosveta.com
Fonte da Gravura: http://www.imageafter.com/

A MENTE TAGARELA

Vocês sabem, perceber alguma coisa é uma experiência surpreendente. Não sei se vocês realmente já perceberam alguma coisa, se perceberam uma flor ou um rosto ou o céu, ou o mar. Naturalmente, você vê estas coisas quando passa de ônibus ou de carro; mas me pergunto se você considerou de fato o problema de olhar para uma flor? E quando olha assim para a flor, o que acontece? Imediatamente você dá um nome à flor, você fica interessado com a qual espécie ela pertence, ou você diz: “Que belas cores ela tem. Gostaria de tê-la em meu jardim; gostaria de dá-las a minha esposa, ou colocar na lapela”, e assim por diante. Em outras palavras, no momento em que você olha para a flor, sua mente começa a tagarelar a respeito dela; assim, você nunca percebe a flor. Você percebe uma coisa apenas quando a mente está em silêncio, quando não há nenhuma tagarelice. Se você puder olhar a estrela vespertina sobre o mar sem um movimento da mente, então você, realmente, percebe sua extraordinária beleza; e quando você percebe a beleza, também não experimenta o estado de amor? Certamente, beleza e amor são o mesmo. Sem amor não há beleza. A beleza está na forma, a beleza está no falar, a beleza está na conduta. Se não existe amor, a conduta é vazia; ela é meramente o produto da sociedade, de uma cultura particular, e o que é produzido é mecânico, sem vida. Mas quando a mente percebe sem o mais leve alvoroço, então ela é capaz de olhar a total profundeza de si mesma; e tal percepção é realmente infinita. Você não tem que fazer alguma coisa para provocá-la; não existe disciplina, não existem prática nem método através do qual você possa aprender a perceber.




J. Krishnamurti




Fonte: The Book of Life
http://www.jkrishnamurti.org/pt
Fonte da Gravura: http://www.imageafter.com/

PARASHIÔT (22 ve 23): VAYACHEL ve PEKUDEY (e reuniu/convocou - enumeração/conta) - CONEXÃO: A DEDICAÇÃO



Conexão da Semana: A Dedicação    

Esta semana damos continuidade ao importante assunto da construção do templo. Como já vimos, não há templo mais significativo do que nosso próprio corpo, veículo onde se dá o verdadeiro encontro com o criador.

Por trás de uma aparente descrição de objetos e vestes, o texto quer nos lembrar do quanto  precisamos trabalhar nossa consciência física, mental e espiritual. E como fazer isto?

O estudo da espiritualidade, o ritual em grupo, exercícios físicos, boa alimentação, meditação diária, orações, estímulos intelectuais, escolha de companhias construtivas...

Se o despertar da alma é uma prioridade, precisamos nos dedicar inteiramente a ele!

Shalom!

IAN MECLER



Fonte: Portal da Cabala
Mini-aula: http://www.youtube.com/watch?v=v8dFFy-7TBU