domingo, 9 de março de 2014

OBSERVAÇÃO - VIRTUOSIDADE - DESPREOCUPAÇÃO

Aceitação do “que é” não significa concordar com isso. Não é preciso concordar ou discordar. Isso é o que é. O importante é a nossa reação ao que a vida nos apresenta. Falta de reação não quer dizer “não agir”, mas não ser afetado. Não nos tornamos “não afetados” quando “fazemos esforços” para não sermos afetados, mas quando temos em nossas veias uma aceitação infinita das coisas. Por isso a importância da observação. Até que aprendamos a observar tudo ao nosso redor e dentro de nós, sem rotular, seremos presas fácil dos eventos da vida. Para ter tal poder de observação precisamos meditar e assimilar. É aqui onde a solitude adquire importância crucial.

Para ser virtuoso basta querer ser assim. Precisa ter força de vontade também. Muitas situações acontecerão na sua vida para tentar provar que agir de forma virtuosa não tem grande importância assim. Mas aquele que entende que o fruto nasce de acordo com a semeadura se manterá firme em seu propósito. Sua virtuosidade o tornará um ser grandioso que deixará pegadas profundas e dignas de serem lembradas e seguidas por onde quer que passe.

Que você tenha o poder de valorizar o presente, porque este é o único tempo real que você pode dispor. O passado é como um filme que já passou e não volta mais, mas que deixou uma impressão na sua memória. O futuro é uma fantasia cujos acontecimentos poderão estar além da sua percepção. Para terminar com as preocupações, torne seu presente tão valioso e real quanto possível. Além disso, plante uma semente de fé e esperança no futuro para que o melhor aconteça, mas faça isso de forma despreocupada. Fique desapegado daquilo que você gostaria de ver realizado. E tenha paciência!




Brahma Kumaris




Fonte: www.bkumaris.org.br
Fonte da Gravura: http://www.morguefile.com/

O REGENTE ESOTÉRICO DE PEIXES


No símbolo deste signo, os dois peixes são a dualidade Personalidade - Espírito. O fio é o “Caminho” ou consciência que relaciona os dois “peixes”, a qualidade da Alma que, com seu flexível amor, nutre a união. O oceano é o campo da experiência, o caminho que permite a identificação com a totalidade. 


Câncer – Escorpião – Piscis

Nestes três signos está escrito simbolicamente o Caminho da água, (o aspecto emotivo-amoroso do ser humano e sua crescente vinculação com o Amor), nas diferentes etapas da sua consciência em evolução.

Em Câncer referido aspecto aparece em toda sua branca pureza. A dignidade de tal pureza pode tornar o caranguejo defensivo ante as contra forças da vida. Todos nos reafirmamos em nossa verdade quando nos sentimos “agredidos”. Câncer é “o nascimento do rio”, o material sensível primário para construir “a casa do amor”; aquele amado refúgio interno que será o trampolim para compreender e amar melhor o nosso entorno. As corretas formas externas são construídas a partir da consciência amorosa mais íntima.

Em Escorpião a pureza deste aspecto sensível-emotivo é desvirtuada pelo grande poder que exerce o desejo. A dualidade está servida, aparecem as dúvidas e perguntas: “este desejo pode ser vivido ou não?”, “este desejo é egoísta ou não?”..., ele nos põe à prova, em dúvida, intenso, condicionante, enganoso, vital. Real ou irreal, este desejo deve ser entendido como uma força que, através da experiência, pode nos mostrar o caminho da atitude não egoísta. Escorpião é “o curso do rio”, a aprendizagem que nos permite construir “o Caminho do amor”.

Piscis é a culminação do Caminho, a gota d’água se identifica com sua essência, o oceano. Em Piscis o aspecto emotivo-sensível se expressa através do esplendor da imaginação. A sensibilidade é empática com o todo, graças ao poder criativo da imaginação. Piscis é “o oceano”, a expansão para construir “o amor uno”. Neste signo se compreende que a união com a totalidade se realiza pelo desprendimento de todo tipo de atitudes personalistas. O sacrifício é liberdade, crescimento, expansão.

Seria possível dizer que na casa XII está a essência de Piscis, nesta casa a dissolução está escrita, o esquecimento de tudo, aquele esquecimento que permite conhecer o passo seguinte, a casa I, a casa onde o “Eu sou”, pode expressar a plenitude, graças ao trabalho anterior feito na XII.


O papel do signo complementar de Piscis: VIRGO

Entre a aplicação incorreta da energia de Piscis e sua aplicação correta há um sem fim de graus. O sujeito piscis pode chegar a ter um grande sentido de sacrifício ou renúncia, graças a uma compreensão correta do Amor aplicado; mas também pode ser um sujeito excessivamente sacrificado por uma má compreensão do significado do Amor. No primeiro caso, o sacrifício se entende como uma limpeza de tudo aquilo que não é necessário para a aplicação do Amor altruísta. No segundo caso, o sacrifício é uma atitude autodestrutiva, produzida pela pressão que o poder empático sensível que entesoura o signo exerce sobre a mente. Colocado de outra maneira, muitas vezes a excessiva emoção do signo ofusca sua razão. Como podem compreender, entre estes dois diferentes estados de consciência há muitos matizes e razões de ser.

Para chegar à compreensão correta, o sujeito Piscis deve olhar para Virgo: “o filho da mente”, seu signo complementar, a energia capaz de lhe oferecer a razão pura, frente à excessiva identificação com as mil e uma razões que o rodeiam.

Em Virgo, a Mãe-Matéria é a protetora do Amor latente na Vida e o aspecto mental de Mercúrio constrói a relação correta de referido Amor com a Matéria. É muito importante para o sujeito Piscis aprender a gerir o seu poder imaginativo a partir de uma mente pura, clara, e afastada de condicionamentos sentimentais.

A verdade de um Virgo evoluído é o reflexo de uma realidade subjetiva largamente refletida. Virgo é a capacidade de purificar o próprio corpo de expressão, para alcançar uma atitude amorosa e de serviço frente ao entorno e suas circunstâncias. Piscis deve aprender com Virgo que o que o sente como a realidade do outro, na verdade é um reflexo de sua própria realidade.

Piscis não se vê em si mesmo porque se vê nos demais, e esta atitude, para que não sofra um desequilíbrio, necessita da capacidade reflexiva de Virgo.


Plutão (regente esotérico)

Quando o sujeito piscis tiver empreendido o caminho de retorno, alcançando um maior poder de reflexão mental, poderá então, com o grande amor que entesoura a sua compreensão, utilizar a energias de Plutão, seu regente esotérico, de uma forma positivo-dirigida. A energia de Piscis, aqui, entende que o poder transformador de Plutão é bem-vindo, para assim poder dar vez a uma melhor expressão do Amor incluente.

Plutão, nas palavras de Alice Bailey: “rege a morte ou cessação de velhas ideias ou emoções.”

O sujeito pisciano evoluído, com consciência incluente, deve aprender, com a ajuda de Plutão, a sacrificar seus desejos mais personalistas. A eliminação destes desejos caducados lhe permite maior identificação com seu verdadeiro destino.

O poder transformador-destruidor de Plutão só pode ser dirigido do corpo mental, ao compreender, através da razão pura, que por trás do seu poder está a Vontade Espiritual. O sujeito muito evoluído de Piscis deve ter “trabalhado” muito o aspecto mercurial da mente, já que na qualidade abstrato-reflexiva que este planeta entesoura, está a correta atitude mental capaz de unir a vontade espiritual, (simbolizada pelo poder transformador de Plutão), com a consciência imaginativa, amorosa, generosa e de serviço (simbolizada por Júpiter na água de Piscis).


Júpiter (regente exotérico)

Seja qual for o nível de consciência do sujeito em crescimento, o dom de Júpiter sempre estará presente neste signo, oferecendo, capacidades de expansão amorosa, grandeza de imaginação, capacidade de associação, sutilezas psíquicas, “pressentimentos”, generosidade, empatia…; Júpiter é o poder de compreender a espiritualidade a partir do Coração, o grande mediador.


A frase para a Alma: “Eu abandono o lar do Pai e, retornando, salvo.”

Nesta frase está escrito que, para poder salvar, primeiro há que viver a experiência que supõe o distanciamento da Verdade, o esquecimento e o reencontro através da aprendizagem adquirida no Caminho.

Somente aquele que sofreu em suas “carnes” as duras experiências da vida, a lei da causa e efeito de seus próprios desejos e decisões egoístas, mais tarde, em sua dor e arrependimento sincero, desejará com fervor voltar à Raiz. O lugar onde se conhece a Vontade do Pai, um pai que o que mais deseja é a simplicidade do filho, a flexibilidade amorosa que nos aproxima do coração do irmão.


Raios-qualidades essenciais 

Em Piscis a capacidade de Amar se une ao Poder de transformar as circunstâncias. Para isso o II Raio, através de Júpiter, oferece a expansão do amor e a sabedoria; e o I Raio, através de Plutão, a poderosa vontade que destrói as barreiras e abre o caminho para uma expressão do amor mais verídica e incluente. No fundo a destruição plutoniana e o sacrifício ou renúncia em que implica, esconde a Vida que transmite Amor.

No que diz respeito aos processos mais grupais relacionados com a humanidade, o VI Raio de Devoção e Ideal também está relativamente presente através de Netuno, com o poder idealizador que a mensagem de um Salvador pode exercer na consciência desta. Piscis constrói, através de Netuno, o altar onde os ideais são expostos como o Caminho a seguir pela sociedade.


A relação dos SALVADORES com a constelação de PISCIS

Para a astrologia esotérica, toda entidade Salvadora deve expressar a energia de Piscis, o signo culminante dos 12. O final do Caminho, o reencontro e relação com o Pai.

Um Avatar tem que expressar o poder de destruir, transformar ou sacrificar os impedimentos para poder expressar a vontade do Pai, aqui Plutão exerce seu papel esotérico; mas, sobretudo, um ser de tal magnitude, tem que ter um grande Amor por todos e a capacidade de expressá-lo com uma Sabedoria prática excelsa. Observem, então, que Piscis, tem Júpiter como regente principal e Vênus em exaltação, os dois planetas mais benignos de um horóscopo, compartilhando seus dons no oceano da Vida!




David C.M.
logos.astrologiaesoterica@gmail.com




Fonte do Texto e das Gravuras:
LOGOS - Grupo de Investigação em Astrologia Esotérica
http://logosastrologiaesotericaport.blogspot.com/2014/03/o-regente-esoterico-piscis.html

SOBRE A VIDA

Aqui estão as doses de sabedoria tão profundas e intensas quanto simples, curtas e doces. Esta é a sabedoria das eras, a mais antiga sabedoria na Terra, a sabedoria que não apenas nos dá conhecimento, mas também eleva a alma e nossa consciência, o que nos faz mais puros, limpos, iluminados e profundamente contentes.

1. Deus não nos pune. Nunca. Nós é que nos punimos ao repetir o mesmo comportamento que nos levou até um lugar de caos. Toda e qualquer ação nossa é um bumerangue. No final das contas, a repercussão de uma ação retorna até nós. De forma prática, no momento em que aceitarmos que nós – e somente nós – somos a causa de toda essa besteira e caos, podemos causar uma solução. Se somos vítimas, permanecemos de mãos atadas para resolver nossos problemas.

2. O maior conflito na terra não é entre religiões, entre nações ou entre inimigos de qualquer tipo. O maior conflito é entre nosso ego e a verdade. De forma prática, isso significa que quando alguém nos diz algo que não gostamos e reagimos com raiva, descrença ou qualquer reação negativa, há uma grande chance de isso ser a verdade. Se alguém nos diz algo e NÃO é verdade, não reagimos e essa opinião não importa. É assim que funciona.

3. Você sabe que possui a verdade quando ela inclui todas as verdades dos outros. Você possui mentiras quando você acredita que você – e somente você – possui toda a verdade. De forma prática, crie espaço para as opiniões e visões dos seus amigos e inimigos. Especialmente quando essas visões te chateiam até o último fio de cabelo.





Billy Phillips



Fonte: ESTUDANTES DE KABBALAH
http://wp.me/p32BQd-g0
Fonte da Gravura: http://www.morguefile.com/