sábado, 17 de maio de 2014

ZOHAR - O LIVRO DO ESPLENDOR


Os ensinamentos da Cabalá são baseados na Torá, os cinco primeiros livros da Bíblia. A autoria do texto é atribuída a Moisés e segundo a Tradição cabalista, suas histórias estão escritas em código. Se vamos além das histórias, se as decodificamos, teremos acesso as leis metafísicas que regem as várias dimensões da realidade e os princípios que fundamentam a vida de toda a humanidade.

O Zohar é um grupo de livros que faz esta decodificação, com o objetivo de aproximar o ser humano de sua essência mais luminosa. Esta coletânea de comentários sobre as porções da Torá nos permite desenvolver as qualidades espirituais necessárias para nos aproximarmos de uma realidade Superior. Compreender o Zohar significa compreender nosso mundo interior e nosso potencial ilimitado.

O Zohar foi escrito pelo Rav Shimon Bar Yochai, que viveu nos séculos II e III da nossa era, mas seu conteúdo foi mantido oculto por 900 anos. No século XVI apareceu um Cabalista, Rav Isaac Luria (Ari), que afirmava que deste momento em diante a sabedoria da Cabala estava preparada para ser revelada para todo o mundo. Entretanto, os comentários sobre os trabalhos de Ari e do Zohar apareceram apenas no século XX. 

A Torá é um guia para o nosso crescimento espiritual e o Zohar é a Luz para o seu entendimento.





Cristina Torres





Fonte do Texto e da Gravura: 
Os Caminhos da Cabala
http://cabalasp.blogspot.com

LAG BA ÔMER - O 33º DIA DA CONTAGEM DO ÔMER

Dentro da restrição imposta pela Contagem do Ômer, existe um dia que funciona como um oásis: o dia 18 de Iyar ou o 33º dia da Contagem do Ômer.

33, em hebraico, é representado pelas letras Lamed (valor trinta) e Guimel (valor três). Quando invertidas, temos "gal", que significa "monte" - algo que nos coloca acima de um determinado padrão.

O Lag Ba Ômer está associado a dois grandes eventos: no tempo de Rabi Akiyva, seus 24.000 discípulos começaram a morrer repentinamente no período do Ômer como resultado da forte energia de julgamento que começou a surgir entre eles. Estas mortes cessaram no 33º dia. 

Também em Lag Ba Ômer celebramos o aniversário de morte (hilulah) de Rabi Shimon Bar Yochay, autor do Zohar. Rabi Shimon foi um dos cinco discípulos de Rav Akiyva empenhados na preservação do conhecimento da Torah entre os judeus, principalmente diante da ocupação romana. Fugindo dos romanos, Rabi Shimon e seu filho Elazar viveram por 13 anos escondidos em uma caverna, período em que foi instruído por Eliahu na redação do Zohar.

Em áreas abertas, fogueiras são acesas para celebrar Lag Ba Ômer. A história conta que os romanos foram orientados a procurar Rabi Shimon, durante a noite, próximos a fogueiras, onde certamente ele estaria estudando a Torah. Algumas crianças ouviram isso e acenderam várias fogueiras, em diferentes pontos, para confundir o inimigo e proteger Rabi Shimon.

Esta é uma data muito especial, com grandes possibilidades de revelação espiritual. A pedido do próprio Rabi Shimon, sua morte não deve ser lembrada com tristeza. Segundo os mestres de nossa tradição, ele não partiu antes de revelar tudo que lhe fora permitido revelar, de modo que, ainda hoje, somos gratos pelos ensinamentos que deixou.





Rav Mario Meir





Fonte: Academia de Cabala
Fonte da Gravura: http://www.naamat.org.br/site/lag-baomer/