segunda-feira, 19 de maio de 2014

MEDITAÇÃO - MUDANÇA

Todas as manhãs precisamos recarregar nossas baterias espirituais, ou seja, repor a energia que usamos no dia anterior. Essa energia está disponível no interior e no exterior. Dentro de nós há um centro espiritual de energia pura. Isto é o que somos. Fora de nós existe a Alma Suprema, a Fonte de Energia Espiritual. Ambas as fontes são invisíveis aos nossos olhos, mas quando acalmamos e concentramos nossa mente nelas, basta um segundo para alcançá-las. O método para isso é a meditação, o caminho para nutrir a alma. Meditação é o alimento que a alma anseia imensamente.

Nem sempre é preciso corrigir as pessoas com palavras. Quando minhas ações não refletem as palavras que falo, deixo de inspirar as pessoas. Elas querem ver -  nas minhas próprias ações - a mudança sobre a qual estou falando. Uma vez que ações falam mais alto do que palavras, são as ações que inspiram mudança nas pessoas. Hoje eu serei um exemplo para os outros em tudo que fizer.




Brahma Kumaris




Fonte: www.bkumaris.org.br
Fonte da Gravura: www.imageafter.com

REENCARNAÇÃO E LIBERTAÇÃO

A ideia da reencarnação começa a tomar corpo no imaginário popular. Embora nem sempre de forma muito própria, as pessoas falam e raciocinam sobre ela.

São comuns os comentários de projetos para futuras existências. Também se questiona a respeito do que já se viveu e dos reflexos dos atos do pretérito na vida atual. Tem-se especial fascínio pelo tema do reencontro de almas. 

O Espiritismo fornece um roteiro de raciocínio lógico e claro para todas essas questões. Quando devidamente estudado, ele auxilia a perder ilusões e a encarar a realidade com coragem e otimismo.

Na concepção espírita, a reencarnação insere-se no âmbito das Leis Divinas. Pouco importa gostar-se ou não dela. Trata-se de uma realidade que não pode ser burlada.

À semelhança da lei da gravitação universal, ela espraia seus efeitos de forma obrigatória. Nenhum ser humano logra levitar apenas por espírito de rebeldia à lei de gravitação.

Da mesma forma, Espírito algum deixa de evoluir mediante infinitas encarnações. Tentar escapar disso é como se dedicar a impedir o amanhecer: algo simplesmente impossível.

As reencarnações se sucedem enquanto forem necessárias ao aprimoramento do Espírito. A vida física comporta muito de dores e decepções. É impossível fazer projetos de perene felicidade em um corpo fatalmente destinado à destruição.

Essa peculiaridade chama a atenção dos homens para o que realmente interessa. Eles devem perceber que sua passagem pela Terra é transitória. O planeta Terra, em termos de Universo, é pouco mais do que o jardim de infância.

Educandários mais sofisticados aguardam os que aprendem as lições iniciais. Para que o Espírito não se acomode no princípio das lições, ele é sempre instigado a prosseguir.

Por muitos séculos, a sensibilidade evolui com vagar. Mas chega um momento em que o espetáculo da violência e da crueldade já produz excessivo impacto no mundo íntimo da criatura.

As notícias sobre corrupção causam grande tristeza. A exploração do sexo em comerciais e filmes enseja constrangimento. Se você sente apenas enfado com o que segue encantando as massas, eis um excelente sinal.

Ele certamente significa que sua sensibilidade foi trabalhada o suficiente no curso dos séculos. Você já não mais consegue ter paz enquanto a sua volta campeiam tragédias e crimes. À semelhança de um fruto maduro, seu processo evolutivo sazonou.

Felicite-se por isso e tome as providências necessárias à sua definitiva libertação dos círculos inferiores da vida:

Aprenda a sacrificar seus interesses à justiça.

Encontre alegria em servir, em auxiliar e em compreender.

E sempre trate o próximo como você gostaria de ser tratado, se estivesse no lugar dele.

Incorpore em sua vida o hábito de fazer o bem sem se preocupar em auferir quaisquer vantagens.

Quando surgir alguma dúvida sobre o comportamento correto, recorde as palavras sublimes de Jesus. 

Tenha em mente que o egoísmo é o vício que mais fortemente ata o Espírito à matéria. Para vencê-lo, esforce-se em agir desinteressadamente.

Em suma, aproveite ao máximo a sua presente encarnação. Ela é o seu passaporte para a libertação e a felicidade.





Fonte: Redação do Momento Espírita
http://www.momento.com.br/
Fonte da Gravura: www.imageafter.com