quinta-feira, 3 de julho de 2014

NA MARGEM DE TODO O PENSAMENTO

Já aconteceu a vocês - estou certo que sim - de repente perceberem alguma coisa, e nesse momento de percepção você não tem absolutamente problema? No exato momento em que você percebeu o problema, o problema cessou completamente. Compreendem, senhores? Você tem um problema, e pensa a respeito dele, argumenta, se preocupa; você exerce todos os meios dentro dos limites de seu pensamento para compreendê-lo. Finalmente diz: "Não posso fazer mais nada". Não há ninguém para ajudá-lo a compreender, nenhum guru, nenhum livro. Você é deixado com o problema, e não há saída. Tendo examinado o problema com toda sua capacidade, você o deixa. Sua mente não está mais preocupada, nem se dilacerando pelo problema, nem dizendo: "Preciso encontrar uma resposta"; então ela fica quieta, não fica? E nessa quietude você encontra a resposta. Isso não aconteceu com vocês alguma vez? Não é uma coisa enorme? Isto acontece com grandes matemáticos, cientistas, e pessoas experimentam isto ocasionalmente na vida diária. Significa o quê? A mente exerceu integralmente sua capacidade de pensar, e chegou à margem de todo pensamento sem ter encontrado uma resposta; então ela ficou quieta não pelo cansaço, pela fadiga, não dizendo: "Eu vou ficar quieta e, assim, encontrar a resposta". Já tendo feito todo o possível para encontrar a resposta, a mente se torna espontaneamente quieta. Há uma atenção sem escolha, sem nenhuma demanda, uma atenção onde não existe ansiedade; e nesse estado de mente há percepção. É só essa percepção que resolverá todos os nossos problemas.






J. Krishnamurti






Fonte: The Book of Life
http://www.jkrishnamurti.org/pt
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

SILÊNCIO - ATENÇÃO

No momento atual não é necessário dizer muito. Tenho sim que entrar nas profundezas do silêncio, nas profundezas de mim mesmo. Quando faço isso, experimento os sentimentos de paz que brotam do silêncio. Energia é acumulada e uma atmosfera de paz é criada. Então, recebo bênçãos dos outros de forma natural. Quando eu fico em paz, acumulo poder espiritual. Mas para experimentar os benefícios do silêncio preciso me proteger do excesso de informações que chegam a mim através dos meios externos.

Quando eu mantenho as fraquezas dos outros na minha mente, elas logo se tornam uma parte de mim. Energia espiritual é absorvida através da atenção. Para onde minha atenção vai, minha energia flui e a vida cresce. Que hoje eu tenha consciência para onde minha atenção está indo e que eu consiga direcionar minha energia para fazer crescer virtudes e forças.





Brahma Kumaris





Fonte: www.bkumaris.org.br
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

NOSSA VERDADEIRA IDENTIDADE

Todas as práticas espirituais (Sadhana) serão em vão se você não conhecer sua verdadeira identidade. Em vez de perguntar aos outros: "Quem é você?", pergunte a si mesmo: "Quem sou eu?" Nós dizemos: "Este é o meu livro, este é o meu copo." Então, "Quem sou eu?" O sentimento de "meu" é ilusão (maya). Todos esses "meus" são matéria; eles são negativos. Você se acha o mestre deste mundo material. Domine a mente e seja o mestre dela. Faça um esforço para conhecer sua verdadeira identidade. Para conhecê-la, você deve primeiro abandonar o apego ao corpo. Quando digo que esse é "meu lenço", estou separado do lenço. Da mesma forma, quando digo que este é "meu corpo", estou separado do corpo. Quando digo "minha mente", significa que estou separado da minha mente. Então quem sou eu? Investigação constante sobre essas linhas o levará a autorrealização.





Sathya Sai Baba





Fonte: http://www.sathyasai.org.br
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

CIÊNCIA E TEMPERANÇA

"E à ciência, a temperança; à temperança, a paciência; à paciência, a piedade." - (II Pedro, 1:6)

Quem sabe precisa ser sóbrio.

Não vale saber para destruir.

Muita gente, aos primeiros contatos com a fonte do conhecimento, assume atitudes contraditórias. Impondo ideias, golpeando aqui e acolá, semelhantes expositores do saber nada mais realizam que a perturbação.

É por isso que a ciência, em suas expressões diversas, dá mão forte a conflitos ruinosos ou inúteis em política, filosofia e religião.

Quase todos os desequilíbrios do mundo se originam da intemperança naqueles que aprenderam alguma coisa.

Não esqueçamos. Toda ciência, desde o recanto mais humilde ao mais elevado da Terra, exige ponderação. O homem do serviço de higiene precisa temperança, a fim de que a sua vassoura não constitua objeto de tropeço, tanto quanto o homem de governo necessita sobriedade no lançamento das leis, para não conturbar o espírito da multidão. E não olvidemos que a temperança, para surtir o êxito desejado, não pode eximir-se à paciência, como a paciência, para bem demonstrar-se, não pode fugir à piedade, que é sempre compreensão e concurso fraternal.

Se algo sabes na vida, não te precipites a ensinar como quem tiraniza, menosprezando conquistas alheias. Examina as situações características de cada um e procura, primeiramente, entender o irmão de luta.

Saber não é tudo. É necessário fazer. E para bem fazer, homem algum dispensará a calma e a serenidade, imprescindíveis ao êxito, nem desdenhará a cooperação, que é a companheira dileta do amor.




Francisco Cândido Xavier / Emmanuel




Fonte: do livro "Vinha de Luz", FEB, 1996, cap. 112
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

NÃO ESPERAR NADA EM RETORNO NOS CONECTA À LUZ

Trabalhar sem esperar coisa alguma – eis o que deveis conseguir realizar, pois não há pior entrave do que ter a expectativa de receber reconhecimento e apreço pelo seu trabalho. Vós esperais, esperais… e essa espera paralisa-vos. Se estais sempre à espera de ter um sinal de aprovação ou encorajamento – que pode nunca vir –, a vossa atividade irá ressentir-se. Ora, o ser humano só pode crescer interiormente por meio da atividade, a do seu corpo físico e, sobretudo, a do seu coração, do seu intelecto, da sua alma e do seu espírito. Não sentis que, quando estais à espera de um reconhecimento seja de que forma for, vos limitais e algo em vós fica mais sombrio? Então, decidi-vos a agir pela única e simples razão de que sentis que é útil e bom, apenas isso. Não espereis nada em retorno e vivereis na liberdade e na luz.




Omraam Mikhaël Aïvanhov




Fonte: www.prosveta.com
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

O VERDADEIRO CULTO

Os adoradores são muitos, o mundo está cheio deles. Igrejas, mesquitas, templos, sinagogas estão sempre cheios deles, mas não os chamo de adoradores. O culto deles é apenas ritual. Eles simplesmente seguem uma tradição, adoram símbolos. O coração dessas pessoas não está cheio de amor, elas não têm sede de Deus, estão apenas cumprindo um dever social. Talvez estejam viciadas nisso – se não o fizerem, algo estará faltando... Não estou interessado em rituais. Não ensino que você deva fazer uma oração específica, como papagaio, repetindo certas fórmulas em árabe, em hebraico, em sânscrito - em alguma língua morta, esquecida há muito tempo. Não ensino palavreado. Simplesmente ensino você a amar a beleza da existência que o cerca. Esse é o verdadeiro culto, porque Deus se manifesta: ele está disponível de diversos modos – nas árvores, nas flores, nos pássaros, nas montanhas, no sol, na lua, nas pessoas, nos animais. Sinta-o. Em vez de acreditar, sinta a beleza da existência, o esplendor do universo, o esplendor de uma noite estrelada. Se um lindo pôr-do-sol não pode ajudar você a se ajoelhar, então nenhum templo, nenhuma igreja vai ajudá-lo. Se o distante chamado de um cuco não tem magia para você, então você está morto, a adoração não pode acontecer com você. A adoração só pode ocorrer quando o coração pulsa, cheio de vida.




Osho 




Fonte: "Meditações Para a Noite"
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal